Divisórias Navais versus Painel Isotérmico

Neste artigo veremos os motivos que fazem do Painel Isotérmico um produto muito mais versátil, durável, econômico e eficiente do que as Divisórias Navais.

A equipe da Zanotti Refrigeração possui larga experiência na produção e implementação de Painéis Isotérmicos em diversos tipos de aplicações. A seguir vamos expor parte disso.

Falaremos um pouco sobre os Painéis Isotérmicos, Divisórias Navais, e depois faremos um comparativo em relação ao uso destes dois materiais.

O Que é Painel Isotérmico?

São módulos pré-fabricados de fácil higienização e prática montagem, que podem ser utilizados em diversos segmentos e situações. Antigamente, grande parte da sua utilização estava focada em situações nas quais o controle de temperatura era necessário, porém, com a evolução do conceito, estão sendo utilizados em todos os segmentos imagináveis, com vantagens claras em relação aos demais materiais.

A utilização de Painéis Isotérmicos, diminui a troca de calor do ambiente interno com o externo, economizando energia em locais que utilizam esse sistema. Em outras palavras, o alto índice de resistência à passagem de calor, assegura a refrigeração do ambiente, fazendo assim, que o “climatizador”, seja ele qual for, trabalhe menos para garantir o controle de temperatura ajustado para trabalhar.

Esse produto é conhecido por outras nomenclaturas, como por exemplo, Painel Termo Isolante, Painel Autoportante, Painel Monolítico ou Painel Frigorífico. Consiste em uma placa, revestida com uma chapa de aço de cada lado, podendo ser ambas pintadas na cor branca.

Por ter uma excepcional resistência mecânica e encaixe patenteado macho/fêmea, permite a fixação simples e rápida à sua estrutura.

Revestidos com chapas de aço, normalmente em galvalume natural ou pré-pintado. O isolante pode ter uma variedade de densidade, que vai mudar de acordo com o seu projeto e necessidade. Quanto maior a densidade do material isolante, maior resistência a temperatura e som.

Já faz algum tempo que o Painel Isotérmico de EPS está no mercado e inclusive atende todas às exigências normativas de conforto térmico, desempenho estrutural e de impermeabilidade. Esse sistema é o que há de mais avançado na construção civil europeia, norte americana e canadense. O EPS é reciclável e não agride o meio ambiente, além de proporcionar conforto termo acústico, economia financeira e energética.

Os Painéis Isotérmicos são excelentes isolantes térmicos, são práticos para a instalação de tubulações hidráulicas e elétricas, reduzem os desperdícios na obra, além de minimizarem o tempo de montagem da parede.

Principais Características do Painel Isotérmico

vantagens do uso do painel isotérmico

  • Livre de CFC
  • Retardador de chama
  • Revestimento em aço zincado, pré-pintado na cor branca RAL 9003 e na cor natural do aço galvalume
  • Seu perfil de acabamento pode ser liso ou calandrado
  • O encaixe do núcleo isolante é no sistema de macho/fêmea, o que torna a instalação mais fácil e rápida
  • Sustentável

O Painel Isotérmico é um produto extremamente versátil, pode ser empregado em uma infinidade de projetos, como por exemplo:

Vantagens do Uso de Painel Isotérmico de EPS

  • Instalação e desmontagem fácil e ágil
  • São modulares, podendo ser redimensionados em mudanças de layout, locais ou ampliações, sem perda de matéria
  • Isolantes térmicos, dificultando a passagem de calor do ambiente externo para o interno
  • Economia de energia em sistemas de climatização
  • Selagem hermética
  • Completamente adaptável, atendendo qualquer exigência de uso e projeto
  • São leves
  • Conforto térmico e acústico
  • Sustentável, pois não utiliza água no seu processo produtivo e não emite resíduos industriais. Além de ser 100% reciclável e reutilizável
  • Versátil e Layout flexível
  • Sistema de encaixe macho/fêmea
  • Retardador de chama

O que é Divisória Naval?

Um material utilizado em escritórios e salas comerciais, em ambientes corporativos que precisem ser organizados de forma mais prática e simples, sem tijolos tradicionais.

Divisórias Navais são encontradas, com mais frequência, em duas espessuras, 35 mm e 48 mm. O sistema contempla poucos padrões de acabamento, proporcionando limitadas combinações na harmonização dos espaços de trabalho.

Confeccionado em chapas de fibra de alta densidade, com acabamento em pintura alquídica melamínica em alguns padrões unicolores e madeirados.

As chapas são confeccionadas em madeira maciça, seca e desempenada e seu miolo é em honeycomb, constituído de papel Kraft de média gramatura.

Honeycomb é um núcleo usado para construir estruturas sanduíche. O nome é originário da estrutura de favos de mel construídos por abelhas para armazenar mel. Estruturas em formato de honeycomb são utilizados ​​em muitas aplicações, por exemplo, chassis de carros de Fórmula 1, embarcações, além de materiais utilizados na construção civil.

Estrutura Sanduíche

Tanto no Painel Isotérmico EPS quanto em Divisórias Navais, o material principal é o componente central destas duas construções em sanduíche. Normalmente, uma estrutura em sanduíche consiste em duas faces relativamente finas, rígidas e fortes, separadas por um núcleo leve relativamente espesso, por exemplo, núcleos em EPS e honeycomb. A finalidade da estrutura em sanduíche é obter um componente rígido e simultaneamente leve, por características elencadas acima afirmamos com convicção que o EPS é muito superior a estrutura honeycomb.

O material que compõe o núcleo de uma estrutura sanduíche deve ser levado em conta quanto a rigidez e resistência em um lado e seu peso leve por outro; sem aumentar drasticamente o peso, maior rigidez e força podem ser alcançadas. As construções em sanduíche funcionam como isolamento térmico ou transferência térmica, dependendo dos materiais utilizados (o EPS se mostra muito mais eficiente do que o honeycomb). Além disso, o amortecimento de vibração e ruído é outro benefício significativo fornecido pelos materiais do núcleo. Por último, mas não menos importante, o preenchimento de espaços ocos limita a penetração de umidade.

Desvantagens de Utilizar Divisórias Navais

No entanto, os materiais do núcleo também podem ter algumas desvantagens, dependendo do material usado para produção. Por exemplo, laminados sólidos oferecem melhor resistência a danos e tolerância a danos do que uma estrutura central, porém, eles são significativamente mais pesados.

A principal desvantagem dos núcleos honeycomb é seu preço; o material é muito caro. Além disso, a corrosão pode ser outra armadilha dos favos de mel.

Outra desvantagem do núcleo de balsa é a possibilidade de danos causados ​​pela água, uma vez que a balsa apodrece quando fica molhada. O reparo é caro em quando comparado com materiais de fibra de vidro sólido, usados ​​frequentemente como uma alternativa ao núcleo de balsa na indústria naval.

Vantagens de Aplicação do Painel Isotérmico em comparação com a Divisória Naval

Enquanto o Painel Isotérmico EPS é um material que pode ser utilizado em uma infinidade de circunstâncias, as Divisórias Navais são extremamente limitadas quanto às possibilidades de serem utilizadas, sendo basicamente empregadas como paredes divisórias em escritórios.

Estruturas sanduíche são usadas para produzir desde cascos de barcos, capôs de carros, painéis de aeronaves entre outros. Como vários mercados ficaram cientes dos benefícios do uso de materiais centrais, a demanda aumentou, uma tendência que provavelmente continuará. Um exemplo de estrutura sanduíche com finalidades diversas é o Painel Isotérmico, este pode ser empregado desde salas limpas até aviários.

O tipo de divisória mais fácil de se achar, mais barata, mas com baixa durabilidade, resistência e isolamento térmico e acústico é a composta de madeira compensada e papel em forma de honeycomb.

O incrível isolamento térmico encontrado no Painel Isotérmico EPS não está minimamente presente em Divisórias Navais, portanto, para economizar com o ar-condicionado ou outros sistemas de climatização em sua empresa, o material mais indicado para utilizar como paredes divisórias é o Painel Isotérmico EPS.

Encontrar uma Divisória Naval de qualidade é uma questão exclusivamente de sorte, para que não se compre “gato por lebre” é preciso conhecer muito bem o fornecedor, pois caso o material seja indevidamente instalado, ou mesmo se não for de boa qualidade ele irá apodrecer em menos de um ano. Isso não acontece com Painéis Isotérmicos e para adquirir um produto de máxima qualidade basta entrar em contato com a equipe da Zanotti Refrigeração, conosco você terá assessoria completa, além de garantia do material ser de primeiríssima qualidade.

Painéis Isotérmicos ou Divisórias Navais como Paredes para Escritório?

Paredes divisórias em escritórios são ainda largamente utilizadas, seja para isolamento acústico e térmico, ou para privacidade dos colaboradores. A utilização de Divisória Naval, apesar de ser um material muito utilizado neste setor, é pouco eficiente no isolamento acústico e, principalmente, no isolamento térmico.

O emprego de um material com isolamento térmico eficiente, tal como o Painel Isotérmico, é fundamental para que o gasto de energia para climatizar o ambiente seja o menor possível, portanto dê preferência a esse material no momento de estruturar os escritórios de sua empresa.

Um ambiente com conforto acústico faz com que os colaboradores que ali trabalham sejam muito mais produtivos, sem o barulho que a todo momento rouba a atenção.

A Divisória Naval não possui nenhum isolamento acústico, enquanto o Painel Isotérmico é muito mais eficiente quando comparado a outros materiais normalmente utilizados para esse fim.

Painéis Isotérmicos e Divisórias Navais em Áreas Fabris!

No caso do uso de divisórias em fábricas, é exigido que estas possuam sistema de retardamento de chamas, o que não está presente na Divisória Naval convencional. Toda a estrutura de uma fábrica deve ser aprovada pelo corpo de bombeiros, para a máxima proteção e segurança das máquinas e trabalhadores.

As Divisórias Navais são um pouco mais caras do que Painéis Isotérmicos, tornando-se assim um material completamente inviável para aplicação em qualquer meio quando comparado com ao Painel.

As Divisórias Navais são largamente utilizadas na construção de paredes de escritórios, porém ao analisarmos algumas características do material, como o tempo de uso das divisórias, é certo dizer que no futuro o que parece uma boa ideia pode trazer prejuízos e no final o consumidor sempre sairá perdendo, portanto opte sempre por Painéis Isotérmicos.

Pesquise em nosso site, temos muitos materiais sobre Painéis Isotérmicos

Por fim, basta fazer uma pequena pesquisa, aqui mesmo em nosso site, para descobrir quão fantástico é esse produto, sua qualidade e versatilidade. Certamente você efetuará uma compra mais adequada. Renomados especialistas, como empreiteiros, arquitetos e engenheiros indicam a utilização de Painéis Isotérmicos em variados tipos de projetos. Fazendo essa escolha, você estará protegido contra imprevistos, que poderiam ser causados pela utilização de Divisórias Navais, além de conseguir um excelente preço ao nos contatar.

Fica claro com tudo que foi apresentado no artigo, que o Painel Isotérmico é infinitamente mais eficiente, versátil e durável que as Divisórias Navais.

A Zanotti Refrigeração é uma empresa com expertise em Painéis Isotérmicos em suas mais variadas aplicações. Entre em contato conosco e conheça mais desse incrível material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima