Aprenda tudo sobre Adegas Climatizadas

adegas climatizadas

Adega Climatizada e Vinhos: aprenda tudo sobre! Após ler esse artigo você vai querer construir uma em casa ou até mesmo no trabalho!

Seja em comemorações, reuniões, bons momentos com amigos ou até mesmo para reflexão, quem não gosta de apreciar um bom vinho? Afinal, essa bebida desempenha um papel muito importante desde tempos antigos na nossa história, e saber como apreciar e conservar o vinho é uma arte!

adegas climatizadas

Você já imaginou ter uma adega na sua casa? Nesse artigo trazemos para você modelos de adegas, materiais, como é a construção, economias, sustentabilidade e tudo o que você precisa saber para construir uma adega com segurança e conhecimento.


1 – Adega, o que é?

Adega é o local onde se armazena principalmente os vinhos, em garrafas, barris ou em barricas na superfície.

Também conhecida como cava, uma palavra de origem do termo francês cave , que significa um lugar especial da casa, em geral do subsolo, onde se guarda vinhos e azeites.

É uma bebida muito sensível à altas temperaturas e iluminação, então para melhor conservação precisam de condições adequadas de temperatura e umidade.

2 – Principais Tipos de Adega

Para construir ou comprar o espaço ideal para conservação adequada para os seus vinhos é muito importante que você conheça todos os tipos de adega.

Além do design e estética da sua adega, leve em conta a qualidade, praticidade e o custo envolvido.

Hoje em dia, temos várias opções de adega no mercado, e ao mesmo tempo que facilita, confunde os compradores inexperientes. São muitas opções de materiais, temperaturas, compressores, capacidade de armazenamento, porém o que diferencia os tipos de adegas é a forma como elas são climatizadas. As três principais são:

– Adegas Passiva

Primeira versão de adega é a Passiva, aquela que não utiliza nenhuma tecnologia avançada para manter os vinhos na sua temperatura ideal, contando apenas com a sua construção para desempenhar sua função.

O principal exemplo desse modelo de adega, é a tradicional cave francesa, construída no subsolo, longe de iluminação e temperatura externa. São uma boa alternativa para quem tem espaço e gosta de vinhos, e se o clima da sua casa for frio e úmido normalmente, é ideal a construção desse tipo de adega.

Sua construção pode ser feita em porão, ou até mesmo em um cômodo, como closet ou despensa, mas o importante mesmo é que fique protegida dos raios UV e que proporcione as condições ideais de temperatura (entre 10 e 16°C) e umidade (entre 65 e 85%).

Vantagens: Não dependem da eletricidade para funcionar, além de ser muito charmosa.

Desvantagem: Precisam de reforma e planejamento, pois se não forem construídas de maneira correta, não vai conseguir manter a temperatura ideal. Não é indicado para quem tem uma coleção muito grande de vinhos.

– Adega Termoelétrica

Originada na Europa, as adegas termoelétricas são climatizadas, porém, muito econômicas. Utilizam a eletricidade e as placas de cerâmica para manter a temperatura e umidade interna ideal.

Funcionam por meio da troca de calor com o ambiente externo, através de placas de cerâmica instaladas dentro da adega, que absorvem o calor, e retiram de dentro dela, mandando-o para fora.

Vantagens: Por não funcionarem com compressor, fazem pouco barulho e não geram vibrações. São econômicas por não utilizarem muita energia, e estão pouco sujeitas a interferência dos picos de corrente elétrica.

Esse tipo de adega é ideal para quem não tem muito espaço em casa, por ser compacta e eficiente, não precisam de reforma no ambiente e é excelente para vinhos que precisam ser mantidos em torno de 10 graus Celsius.

Desvantagens: Não funcionam muito bem em ambientes com grande variação de temperatura ou locais de climas mais quentes, por somente retirar o calor dos vinhos, e trocar de temperatura com o ambiente externo.

– Adega com Compressor

A adega com compressor é o tipo mais moderno no mercado, são hermeticamente fechadas e climatizadas com compressor, muito semelhante ao funcionamento de uma geladeira, ou seja, não dependem do clima externo.

A função do compressor é para resfriar o interior e manter a temperatura, usando a eletricidade. Em alguns modelos, é possível definir a temperatura adequada e precisa, e o seu vinho será sempre mantido na temperatura ideal.

Existem diferentes preços e qualidade de adegas com compressores, porém, é interessante buscar por equipamentos que tenham um baixo nível de ruído e vibração, ainda mais se ficar próximo a áreas de convívio, como salas, etc.

Indicada para regiões de muito calor, e para proteger os vinhos valiosos, pela sua eficácia, porém é um investimento que deve ser avaliado com cautela, avaliando seu custo/benefício.

Vantagens: O controle da temperatura (e em alguns casos, da umidade) ideal para a sua adega, através dos compressores. Em alguns modelos, é possível definir diferentes temperaturas por sessão da adega, para armazenar diferentes tipos de vinho, como tintos, espumantes e finos.

Desvantagens: Devido ao compressor, esse tipo de adega provoca um pouco de ruído e vibração. E o consumo de energia elétrica é bem mais elevado.

3 – Adegas Climatizadas

A conservação do vinho exige alguns cuidados que são fundamentais para melhorar suas características, como temperatura, luz e umidade.

Tem como função, as adegas climatizadas, deixar essas condições propícias, devido ao seu conjunto de instalações personalizadas onde pode-se controlar o envelhecimento e o estágio de vinhos.

4 – Estrutura

A Estrutura de uma Adega vai depender do modelo que mais se adequa na sua casa, local, temperatura do ambiente e a quantidade de garrafas que você quer armazenar. Podemos dividir estrutura de uma adega em 5 partes:

  • Estrutura;
  • Acabamento Interno;
  • Sistema de Refrigeração;
  • Umidificador;
  • Termoisolante;
  • Controlador;
  • Mobiliário Interno
  • Opcionais.

A estrutura de uma adega climatizada é formada pelo gabinete, que pode ser de:

  • Painel modular 2 faces (quando autoportante);
  • Painel modular 1 face (quando fixado na parede existente);
  • Alvenaria tradicional.

Acabamento Interno pode ser de:

  • Painel Frigorífico Pré-moldado: aço carbono branco, aço inoxidável, alumínio texturizado;
  • Personalizado em Alvenaria: textura acrílica, tijolinho à vista, combinações;
  • Personalizado em Madeira: freijó ou imbuia.

Equipamentos para o sistema de refrigeração, existe nas versões:

  • Plug-in (acoplado no mesmo chassi), compressor hermético;
  • Split system (remoto, componentes separados), compressor hermético.

Umidificador é responsável por umidificar a adega, geralmente o gabinete é de aço de carbono, para não gerar gotejamento.

O material termoisolante pode ser de dois materiais, o EPS (Poliestireno) ou PUR (Poliuretano).

O controlador é o termômetro e o termo higrômetro, ele mede e controla a temperatura e umidade da adega. Os modelos são eletrônico (digital) e microprocessado. Geralmente têm alarme local.

Mobiliário Interno vai depender de acordo com o seu projeto, capacidade de armazenamento e tipo de adega, por exemplo:

  • Mesas fixas ou articuladas;
  • Armários em madeira ou aço;
  • Expositores/garrafeiras retos ou diagonais;
  • Gaveteiros para utensílios;
  • Racks em madeira ou aço.

Em uma adega, você pode optar por:

  • Alarme de temperatura com discagem eletrônica;
  • Travas e alarme para segurança contra roubo;
  • Porta ou visor em vidro térmico.

5 – Construção

A construção das adegas climatizadas podem ser feita de vários tipos de materiais, cada um com sua característica e consumo de energia.

Deve ser escolhida de acordo com o seu projeto, que envolve localização, temperatura do ambiente, quantidade de garrafas para armazenagem, etc.

5.1- Tipos de Materiais:

  1. Acabamento padrão e sem isolamento: parede feita em bloco ou baianão, não tem tanto isolamento térmico e consome muito mais energia para manter a temperatura.
  2. Acabamento em madeira e com isolamento: parede feita com feita em qualquer material, com uma placa de isolamento e um acabamento interno em madeira, sarrafeado (compensado, formica ou folhado) ou maciço (freijó, imbuia ou cedro). Isola um pouco a temperatura, e tem menor consumo de energia.
  3. Acabamento parede espelho e com isolamento: parede feita com feita em qualquer material, com uma placa de isolamento e um acabamento interno em placas de cerâmica à vista. As placas de cerâmica absorvem o calor e jogando para o ambiente, consumindo assim menos energia.
  4. Acabamento em painel frigorífico 1 face e com isolamento: parede feita com feita em qualquer material, com uma placa termoisolante e um painel (chapa metálica branca de aço inox ou alumínio texturizado) na parte interna. O painel junto com a placa termoisolante faz a temperatura se mantenha, consumindo menos energia.
  5. Acabamento em painel frigorífico 2 faces e com isolamento: dispensa de qualquer parede (autoportante), é formado de um sanduíche de dois painéis (chapa metálica branca de aço inox ou alumínio texturizado), e no meio uma placa termoisolante. Os painéis junto com a placa isolante fazem com que a temperatura se mantenha, consumindo menos energia.

Confira os 6 cuidados que se deve ter ao projetar e instalar uma adega de vinhos.

5.2 Construção de Adega Climatizada – Sustentável e Econômica

Apresentamos anteriormente os tipos de materiais e construções de adegas climatizadas, e agora vamos detalhar a opção sustentável e mais econômica.

5.2.1- Painel Isotérmico:

O Painel Isotérmico também conhecido como: Painel Termo Isolante, Painel Frigorífico ou Painel Sandwich, é uma placa de EPS (classe F-1 auto extinguível e retardador à chama conforme a norma ABNT NBR 11948), revestida com uma chapa de aço em cada lado, podendo ambas pintadas na cor branca (RAL 9003), ou não. É utilizado em estruturas que têm a necessidade de isolação térmica e sonora, além da sua montagem ser fácil, rápida e higiênica.

Os Painéis Isotérmicos são compostos por duas placas de galvalume (mistura de aço, alumínio e zinco) + EPS (núcleo isolante), e quando necessário, é colocado um sistema de refrigeração.

Seu sistema de encaixe é exclusivo, tipo macho-fêmea, com sobreposição de chapas que isola a temperatura e é contra impacto. Suas dimensões são de acordo com o projeto da adega.

As placas existem de 50mm a 200mm espessura, e quanto maior, mais isola o som e temperatura:
– 50mm (até 10ºC);
-100mm (até 0ºC);
– 150mm (até -20ºC);
– 200mm (até -40ºC).

5.2.2- Construção de Adegas Climatizadas com Painel Isotérmico:

  • Acabamento externo: Aço envelhecido, madeira ou inox. As portas são feitas de vidro duplo laminado com um gás entre eles para evitar a sudação.
  • Estrutura Interna: Painéis isotérmicos de EPS que mantêm a temperatura uniforme.
  • Sistema de Refrigeração: Eletrônico e automatizado que liga e desliga para manter a temperatura ideal e reduzir o consumo de energia.
  • Painéis de fechamento com inserção de visores (para que você possa escolher o vinho sem abrir a adega);
  • Climatização de ambientes: refrigeração e umidificação (controle de temperatura e umidade);
  • Mobiliário interno com ferragens diferenciadas: garrafeiras, aparadores, gaveteiros, mesas e cadeiras;
  • Iluminação interna diferenciada (dicroica, led, outras);
  • Entre inúmeras outras opções.

5.2.3- As vantagens de construir uma adega com Painéis Isotérmicos são:

  • Economia e durabilidade;
  • Agilidade e rapidez na montagem;
  • Layout flexível, possibilitando a personalização;
  • 100% reciclável e reutilizável, pois pode ser desmontado e montado em outro lugar;
  • Tem o melhor isolamento térmico e acústico em comparação com os outros materiais;
  • Sustentável, pois não é utilizado água no processo produtivo e não emite resíduos industriais.

6 – Temperatura

Cada tipo de vinho precisa estar resfriado a uma temperatura diferente.

Por isso, opte na construção de portas ou visor de vidro, para que evite de abrir a porta toda vez que vai escolher um vinho, e por um controlador com termómetro visível com a porta fechada, ou até mesmo com alarme.

Espumante – de 4ºC à 10ºC
Vinho Branco – 6ºC à 12ºC
Vinho Tinto Leve – 12ºC à 15ºC
Vinho Tinto Encorpado – 16ºC à 18ºC

Os espumantes, para conservar as suas propriedades, e vinhos brancos, para evitar o sabor do álcool, devem ficar na temperatura entre 4ºC e 12ºC.

Os vinhos rosados e tintos mais leves, devem ficar de 12ºC a 15ºC. Os vinhos tintos devem ficar na escala de 16ºC a 18ºC. Lembre-se, quanto mais leve o vinho tinto for, menor deve ser a temperatura, pois por serem mais ácidos e ricos em tanino, e se expostos a temperaturas muito baixas, ficam sem sabor.

Para qualquer vinho ser servido, a faixa limite é de 18ºC, de acordo com especialistas. Nessa linha pode ser mantido os mais encorpados, como os tintos.

É muito importante entender como funciona o sistema de refrigeração e qual o limite de temperatura que cada compressor oferece.

7 – Umidade

A umidade deve ser mantida entre 40 e 70% para evitar o ressecamento das rolhas, e manter as garrafas deitadas, pois pode comprometer as propriedades mecânicas da rolha, e favorecer o crescimento microbiológico.

8 – Iluminação

A iluminação é um fator muito importante na hora de montar sua adega climatizada. O indicado é manter uma iluminação suave para não interferir no processo de envelhecimento do vinho e não esquentar a adega.

9 – Tempo de Armazenamento de Vinhos

O tempo de armazenamento, ou de guarda, não deve ser o tempo máximo do seu tempo de vida, ou seja, deve ser armazenado até que ele se mantenha na plenitude das características de acordo com o seu tipo.

Baixe o informativo e aprenda sobre o tempo de guarda ideal para cada tipo de vinho, clique aqui:

download adegas dicas armazenagem vinhos

 

10 – Garantia

É de extrema importância que você saiba qual é o tempo da garantia de fábrica e quanto a assistência técnica demora para reparar a sua adega climatizada em caso de problemas.

Porque os vinhos podem perder as suas qualidades e características na demora para a armazenagem ideal.

11 – Local

Para escolher o local, primeiro é necessário saber o tamanho da adega que você precisa.

Leve em consideração o espaço disponível em sua casa para a instalação da adega e a quantidade de garrafas de vinho que você pretende armazenar.

Faça esse cálculo de acordo com o número de vinhos que você consome por mês.

12 – O sistema de refrigeração

Atualmente, no Brasil, existem dois modelos diferentes de sistema de refrigeração:

– Termoelétrico, utiliza a troca de calor com o ambiente, mantendo a sua temperatura interna, ou seja, para a utilização desse sistema de refrigeração na sua adega, deve ficar em um ponto fresco da casa para que consiga manter a temperatura ideal, pois senão os vinhos serão comprometidos.

– Eletrônico Digital: utiliza mais energia elétrica por não depender da temperatura do ambiente externo.

13 – Design

Os projetos de Adega Climatizada em casa, transformam todo o ambiente com uma decoração requintada, além de conservar adequadamente as garrafas de vinho.

O acabamento pode ser feito em madeira, metálico, em aço escovado, vidro, você quem escolhe! Pesquise diferentes estilos, mas não se esqueça quem tem que combinar com a sua casa e o ambiente

14 – Segurança

Acredite, a sua coleção de vinhos é valiosa, independente do rótulo de vinhos que você consome!

Procure sempre buscar por segurança, adquirindo travas e alarmes. Assim, evita furtos e que as pessoas não fiquem abrindo a toa, consumindo mais energia.

 

 

Entre em contato com o nosso departamento de projetos e tenha uma assessoria completa no seu negócio: (16) 3961-8800!

Avalie o post:

[kkstarratings]

2 comentários em “Aprenda tudo sobre Adegas Climatizadas”

  1. Nota 10. Principalmente para leigos. Aprendi muito, pois não tinha nenhuma noção. Agora vou aprofundar. Parabéns pela iniciativa, e uma atitude fraterna e solidária. Como é importante jogar a luz do saber na escuridão do desconhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima