A Área de Vivência em Canteiros de Obras

0 Comentários

Boas condições na Área de Vivência de um Canteiro de Obras é essencial, não é mesmo?!

Oferecer boas condições aos colaboradores ao longo do tempo da obra da construção civil se tornou uma das prioridades por parte das empresas do setor após a criação da NR18.

Essa norma determina as condições de trabalho e estadia dos funcionários durante uma obra civil, e desde então vêm se desenvolvendo e aplicando novas tecnologias para que ela seja respeitada da melhor forma possível.

As áreas de vivência estão distribuídas em instalações sanitárias, vestiário, alojamento, local de refeições, cozinha quando houver o preparo de refeições, lavanderia, área de lazer e ambulatório no caso da obra ter mais de 50 funcionários.

área vivência canteiro de obras

Sua importância

A área de vivência em canteiros de obras de construção civil é o primeiro item da lista de preocupações relevantes a essa norma.

O que estamos vendo ultimamente é que muitas construtoras e empresas do setor já nem usam mais os modelos tradicionais de alojamentos. Os quais tinham um mau aspecto de casas de madeira velha, lugares onde os colaboradores eram expostos ao calor excedente e entre outras situações desagradáveis.

Agora com o advento da NR18 e suas atualizações, esses locais devem oferecer boa qualidade de estadia para garantir a saúde dos funcionários, e consequentemente, o bom andamento da construção.

A NR18 diz que um alojamento é considerado bom quando se tem abastecimento de água potável com ausência de umidade, remoção de lixo juntamente com sistemas de higiene, luz natural ou artificial com instalações elétricas protegidas, proteção contra ruído e calor excessivo, entre várias outras exigências.

Além dos dormitórios para os colaboradores, as mesmas regras devem ser respeitadas para os ambientes de alimentação como cozinhas e refeitórios, áreas de estoque e espaço para lazer e descanso.

Novas Tecnologias: O Painel Isotérmico EPS

O modelo de estruturas de madeira para área de vivência estão sendo abandonados, e até mesmo a alvenaria não está sendo mais usada, visto que outra estrutura vem ganhando espaço no meio civil: o painel isotérmico.

Conhecido também como painel termoisolante, painel frigorífico ou painel sandwich, possui alta versatilidade por ser de instalação fácil, higiênica e relativamente rápida.

Além disso, é 100% reciclável e reutilizável, pois seu sistema exclusivo de encaixe tipo macho-fêmea permite que ao final da obra a estrutura possa ser desmontada e remontada em outra localidade, como em outra obra por exemplo, e nada é perdido como no sistema de alvearia, onde é preciso derrubar paredes.

É também resistente e retardante à chama por possuir núcleo isolante EPS classe F-1, oferecendo segurança aos colaboradores.

Agora já sabe algo sobre áreas de vivência na construção civil, a NR18, sua importância e novas tecnologias sendo aplicadas no setor.

Entre em contato com o nosso departamento de projetos e tenha uma assessoria completa no seu negócio: (16) 3961-8800!

Avalie nosso post e conta pra nós aí nos comentários o que achou do artigo:

A Área de Vivência em Canteiros de Obras
5 (100%) 6 votes

Resumo
A Área de Vivência em Canteiros de Obras
Nome do artigo
A Área de Vivência em Canteiros de Obras
Descrição
As áreas de vivência estão distribuídas em instalações sanitárias, vestiário, alojamento, local de refeições, cozinha quando houver o preparo de refeições, lavanderia, área de lazer e ambulatório no caso da obra ter mais de 50 funcionarios.
Autor
Nome do autor
Zanotti Refrigeração
Logo do autor
Facebook Comments

A Zanotti Refrigeração é uma empresa com 60 anos de história especializada na comercialização de equipamentos e utilidades domésticas para cozinha industrial e representante autorizada das principais e melhores marcas do mercado para os segmentos do setor gastronômico, tais como cozinhas industriais, bares, restaurantes, padarias, açougues, empórios, cafeterias, franquias, supermercados, sorveterias, lojas de conveniências, entre outras.

Sobre a Zanotti

sobre a Zanotti

Somos especialistas na comercialização de equipamentos e utensílios para cozinha industrial, fabricação de painéis isotérmicos em EPS, além de montagem de projetos e consultoria para a criação e gestão de negócios do setor gastronômico como: franquias, lojas de conveniências, supermercados, lanchonetes, bares, restaurantes, padarias, açougues, sorveterias, entre outros.

Assessoria Projetos Zanotti

Inscreva- se em nossa newsletter!

Posts relacionados

0 Comentários

Deixe um Comentário