Cabine de Pintura: o que é?

O que é Cabine de Pintura?

Cabine de Pintura é uma estrutura utilizada para pinturas automotivas, industriais e moveleiras.

A melhor e mais indicada maneira de serem construídas é utilizando Painéis Isotérmicos com núcleo em EPS (Poliestireno Expandido), por ser um material limpo, prático e ainda contar com baixo custo de aquisição e montagem. Além disso, caso o processo e\ou produto que são feitos na cabine de pintura sejam alterados sua estrutura pode ser facilmente adaptada quanto às suas dimensões e especificações, ou seja, basta reordenar a estrutura sem que haja perda de material e tempo.

Desde a inclusão dos compressores de tinta de pulverização para auxiliar e agilizar os processos de pintura nos diferentes segmentos do mercado, como em indústrias, funilarias, serralherias e tantos outros que possuem o tingimento em seus processos de produção, as cabines de pintura tornaram-se necessárias para garantir a segurança e qualidade no processo.

A praticidade do uso dos compressores é bem nítida, pode-se constatar na qualidade do acabamento em menos tempo, comparado com outros meios convencionais de pintura, tornando-se ideal o uso em projetos grandes.

Em contrapartida, os compressores de tinta de pulverização soltam no ar partículas de tinta, algumas dessas partículas não atingem o objeto a ser pintado e sim algo que esteja na proximidade, como pessoas ou animais.

Existe um risco de contaminação, deste modo o profissional deve usar um traje específico para garantir a sua segurança.

Outro ponto importante é a necessidade de isolar o ambiente em que ocorrerá a pintura, para garantir a proteção dos envolvidos e também do produto, já que ele não deve ficar exposto a contaminações de poeira ou outros resíduos, portanto, a instalação de uma cabine de pintura é de extrema importância.

Uma cabine de pintura não é apenas uma área fechada, para um bom funcionamento são necessárias algumas normas e exigências.

Iluminação 

Para uma melhor visibilidade e percepção de possíveis defeitos, as luminárias com lâmpada de luz branca são as melhores para não haver distinção de cor na hora do tingimento do objeto. Em um ambiente de pintura, o mais indicado é uma iluminação acima de 750 lux.

Ambiente livre de impurezas 

É possível controlar o nível de pureza da cabine de pintura, como já mencionado anteriormente, são usados filtros com densidade progressiva que eliminam qualquer partícula externa que esteja contaminada. Esses filtros são instalados também no sistema de exaustão de saída de ar, garantindo que os componentes insalubres da tinta, não contaminem o meio ambiente.

Alguns tipos de cabines de pintura dispõem de recursos de secagem primária, a principal vantagem é uma secagem mais rápida, dando espaço mais rapidamente para novos produtos que devem ser pintados.

Tipos de cabine de pintura 

As cabines de pintura são construídas por fechamentos metálicos, a montagem com painéis isotérmicos é mais flexível, pois permite ter o tamanho que o projeto demandar.

É possível seu uso para pinturas de peças pequenas ou grandes, como um avião por exemplo.

Cabine de pintura a seco 

A cabine de pintura a seco realiza o processo de filtragem por meio de filtros descartáveis de poliéster, todas as partículas indesejáveis são retidas e descartadas ao ar, sem resíduos de impurezas ou agentes químicos.

Cabine de pintura com cortina d’água 

A cabine de pintura com cortina d’água possui uma alta eficiência, a cortina d’água na parte frontal cria uma barreira através de gases por spray que faz uma limpeza contínua do ar. Como se lavasse o ar eliminando o excesso da pulverização, mantém o ambiente limpo e se adequa ao processo de exaustão do ar.

Cabine de pintura eletrostática a pó 

A cabine de pintura eletrostática a pó opera com tinta em pó à base de resinas de poliéster, epóxi, nylon dentre outras. É destinada para revestimento eletrostático de metais como, por exemplo, peças de aço, aço zincado, alumínio, magnésio e outros. Podem ser fabricadas com espaços laterais para passagem de transportador aéreo, ou fechadas para carga e descarga manual.

Sistema de fluxo de ar em cabines de pintura 

Dependendo da funcionalidade a que se destina a cabine, existem diferentes tipos de sistemas de fluxo de ar que se adequam a cada estrutura.

A troca de ar é necessária para garantir a sua pureza, pois ar contaminado danifica acabamento de qualidade, os sistemas de fluxo de ar operam para eliminar impurezas do ar externo e enviam um ar puro para o ambiente interno. O ar parado é devolvido para o ambiente externo por exaustão.

Cabine Aberta 

A cabine aberta é construída por dois painéis laterais, teto e uma câmara traseira de filtro de exaustão.

O sistema de fluxo de ar é projetado de forma que o ar passe pela abertura na cabine, através do direcionamento do filtro de exaustão e seja eliminado da estrutura pelo ventilador do exaustor. Esse tipo de cabine é direcionado a produtos que não precisam estar totalmente em áreas fechadas, por sofrer pouco risco de contaminação.

Cabine Não Pressurizada 

A cabine não pressurizada é totalmente fechada, geralmente o ar é conduzido para a área de entrada da cabine para que fique em contato com a área de spray.

Os filtros são montados na porta de entrada da cabine ou em uma câmara, o ar é eliminado da estrutura pelo ventilador do exaustor. Esse tipo de sistema oferece um controle limitado ao operador sobre a temperatura do ar da cabine.

Cabine Pressurizada 

Assim como a cabine não pressurizada, a cabine pressurizada também é totalmente fechada e o ar é eliminado da estrutura pelo ventilador do exaustor, porém o abastecimento de ar da cabine tem um volume similar ao ar expelido.

Dessa maneira é possível ter um controle melhor da temperatura e limpeza do ar circulado na estrutura.

Cabine Crossflow 

A cabine crossflow possui um sistema de fluxo de ar projetado para que o ar que circule na estrutura, flua de um lado a outra extremidade da cabine, o qual será expelido por exaustão.

O sistema crossflow move o ar que passa pelo produto a ser pintado, removendo o solvente para que não ocorra excesso de pulverização.

Cabine Downdraft 

O sistema de fluxo de ar da cabine downdraft é projetado para que o ar entre pelo teto e saia pelo piso. Para esse tipo de cabine é necessário um sistema de túnel ou poço para extrair o ar central do piso da cabine, outra maneira seria construir a cabine com piso elevado para que o ar seja extraído pela grelha do piso e direcionado para o interior de uma caixa fabricada para suportar toda a sua estrutura.

Cabine Semi Downdraft 

O sistema de fluxo de ar da cabine semi downdraft é projetado de forma que o ar em movimento na estrutura flua da área de entrada do teto, em direção à área de exaustão localizada em outra estrutura da cabine.

Cabine Side Downdraft

A cabine side downdraft possui um sistema de fluxo de ar para que o ar em movimento flua de forma diagonal, da entrada pelo teto para a área de exaustão através das paredes laterais rentes ao piso.

Muitas são as variações de cabines de pintura e sistemas de fluxo de ar, para cada seguimento, produto e risco de contaminação, existe um modelo ideal.

Com a tecnologia de hoje, é possível que uma equipe execute um trabalho excelente, sem esforço, mais rápido e acima de tudo com segurança.

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