Equipamentos para Cozinha Industrial: Quais são Indispensáveis?

0 Comentários

Os equipamentos para cozinha industrial precisam ser de alto nível para suportarem uma agenda de restaurantes movimentados. O layout de uma Cozinha Industrial deve permitir que os alimentos fluam perfeitamente da área de preparação para a linha de montagem. Por vezes um restaurante tem uma área muito limitada, o que dita o tipo de equipamento de cozinha que deve ser adquirido. Escolher o tipo certo de equipamento para cozinha industrial ajuda a deixar seu processo mais eficiente. Alimentos de alta qualidade exigem equipamentos de alta qualidade, consequentemente, escolher um equipamento de cozinha industrial decente definitivamente permitirá que você prepare muito bem qualquer alimento. Além disso, bons equipamentos aceleraram o tempo de cozimento e, consequentemente, mais rapidez ao atendimento de seus clientes. Assim, com o tipo certo de equipamento de cozinha industrial, sua equipe pode realizar um trabalho melhor e seus clientes ficarão ainda mais satisfeitos.

Entenda o Papel de uma Cozinha Industrial

A cozinha é o coração de um restaurante, onde seu cardápio ganha vida e o alimento é preparado. Normalmente é onde a máquina de lavar louças está localizada, a comida é armazenada, abriga todos os utensílios, louças e equipamentos de cozinha. Ao contrário de uma cozinha caseira onde poucas pessoas cozinham, uma cozinha de restaurante tem dezenas de pessoas entrando e saindo, por isso é importante ser organizada.

Custo de Equipar uma Cozinha Industrial

Sem dúvida, a maior despesa para a maioria dos novos restaurantes é a cozinha. Ao comprar equipamentos novos você tem garantia contra defeitos de fábrica e danos eventuais, o que não acontece se você adquirir equipamentos usados. Os equipamentos modernos de cozinha para uso industrial, podem abranger uma ampla variedade, todos utilizados na preparação de alimentos em grande escala. A lista de equipamentos de cozinha incorpora todos os produtos chave, desde facas até caldeiras. É absolutamente essencial escolher utensílios que possam ser usados com suas panelas. Desta forma, certifique-se de que você tem tudo que é fundamental em sua cozinha para obter lucro através deste negócio. Apresentamos abaixo os equipamentos de cozinha mais importantes. Sem ter tudo isso configurado não é possível começar e manter uma cozinha industrial.

Principais Equipamentos para Cozinha Industrial

Fornos

O principal equipamento de uma cozinha é o forno, ele é usado para aquecer a comida sempre que necessário, portanto pode ser servida aos clientes sem qualquer atraso. Diante de uma variedade de fornos modernos, você pode escolher aqueles que se adequam ao seu gosto em termos de recursos e que se encaixam em seus planos de design. Fornos de variados preços e fabricantes garantem facilidade para trabalhar por um longo período de tempo.

Os principais tipos de fornos encontrados em uma cozinha industrial são:

 

Forno Turbo: são chamados de “turbo” por possuírem uma ventoinha que força a circulação uniforme de ar quente dentro da câmara de cocção.

 

Forno Turbo: O Melhor Forno Para Padaria

 

Forno Combinado: é um tipo de forno que prepara alimentos através de múltiplas combinações de calor com vapor.

 

Forno Combinado Industrial: eficiência e economia!

 

Batedeiras

São equipamentos de cozinha que torna tudo mais fácil e rápido, especialmente quando se trata de fazer massas. Toda cozinha industrial que se preze precisa ter ao menos uma batedeira planetária. Estão disponíveis em vários tamanhos e qualidades. A melhor batedeira é aquela que oferece todas as características que sua cozinha necessita por um preço razoável. Batedeiras planetárias atendem o trabalho constante em cozinhas industriais. Essa batedeira é perfeita para a preparação de glacês, cremes, marshmallows, claras em neve, panquecas e similares.

Refrigeração

O equipamento de refrigeração é parte importante de uma Cozinha Industrial. A refrigeração adequada é uma das principais peças da cozinha que você precisa se quiser manter todos os insumos, itens do mise en place e preparados frescos, dentro da temperatura correta antes e depois da preparação.

Os equipamentos de refrigeração mais indicados para sua Cozinha Industrial são:

Balcão Refrigerado

Serve para conservar os alimentos por mais tempo e manter a qualidade. Ele é extremamente versátil, pois maximiza o espaço na cozinha graças a seu tampo multiuso.

Veja mais sobre balcões refrigerados clicando no link abaixo:

Balcão Refrigerado

 

Geladeira Comercial

Conhecida também por refrigerador comercial, é um equipamento usado para armazenar bebidas e alimentos em geral, ou seja, todos os produtos que necessitam ser apenas refrigerados.

Saiba mais sobre esse tipo de equipamento no link abaixo:

Geladeira Comercial

 

Freezer

Equipamento com a função de congelamento, operando com temperatura abaixo de zero, entre -14ºC e -25ºC.

Obtenha mais informações no link:

Freezer

 

Câmara Fria

Outra opção para conservar ou congelar alimentos em uma Cozinha Industrial são as Câmaras Frias, com ela você tem muito mais espaço para armazenar produtos que precisam ficar em baixas temperaturas.

Aprenda sobre o funcionamento de uma Câmara Fria no link abaixo:

Como Funciona uma Câmara Fria: Organização, Limpeza e Regulação

 

Fritadeiras

São essenciais para uma cozinha industrial, pois uma enorme quantidade de comida é frita para compor os pratos. Elas usam óleo ou óleo e água para fritar uma variedade de itens. Estes dispositivos são frequentemente vendidos em unidades simples, duplas ou triplas, de modo a satisfazer as necessidades de diferentes tipos de cozinhas. Alimentos congelados são facilmente fritos perfeitamente com fritadeiras de alta qualidade.

Você pode saber mais sobre fritadeiras no seguinte artigo:

Qual Fritadeira É Melhor: A Gás Ou Elétrica?

 

Descascadores e Cortadores

Descascadores e cortadores são facilitadores do trabalho dentro de qualquer cozinha, quando essas operações são feitas de forma manual o tempo empregado é substancialmente maior. Os aparelhos comerciais que descascam ou então cortam os alimentos são facilmente manuseáveis, podem ser fixados em uma mesa ou então na parede para maior firmeza no processo, esse tipo de equipamento é indispensável para qualquer cozinha eficiente.

Processadores de Alimentos

Um tipo de equipamento que não pode faltar em uma cozinha industrial, com ele qualquer processo de trituração, cortes em variados tamanhos, ralar e desfiar fica muito mais fácil e rápido. Padronize tudo que sai de sua cozinha, seja o recheio de um salgado ou a espessura da fatia de queijo de sua massa.

Masseiras e Modeladoras de Pães

Para misturar grandes quantidades de massa indica-se uma masseira, esse equipamento fará com que seu processo seja muito mais eficiente, rápido e exija muito menos tempo dedicado por um funcionário. Basta acrescentar os ingredientes, programar a máquina e esperar até que fique pronto. Depois disso, basta você adicionar a massa em uma Modeladora de Pães que ela ficará no formato desejado, tudo homogeneizado e padronizado, sem desperdício de insumos e de tempo.

Liquidificadores

Liquidificadores são equipamentos incríveis que podem fazer misturas surpreendentes de forma eficiente e rápida. Não há nenhum outro aparelho de cozinha que seja mais fácil de usar do que o liquidificador.

Saiba mais sobre liquidificadores industriais no link abaixo:

Liquidificador Industrial

Ter um liquidificador que atenda às necessidades de determinada Cozinha Industrial é imprescindível, porque sem ele, o tempo e o esforço para fazer qualquer prato seriam duplicados. O liquidificador se divide basicamente em dois tipos:

Baixa rotação: equipamento de velocidade baixa, porém de muita força.

Alta rotação: equipamento com lâminas rápidas, indicado para o preparo de receitas leves e líquidas.

Saiba qual liquidificador escolher no link abaixo:

Liquidificador Industrial Alta Ou Baixa Rotação: Qual Escolher?

Quer saber mais sobre liquidificadores? Baixe gratuitamente o e-book que preparamos, com tudo o que você precisa saber.

Amaciadores de Carne

Esse equipamento faz com que não seja necessário passar horas a fio batendo carnes, nem mesmo usando amaciantes químicos, basta passar as carnes pelo amaciador que ela sairá extremamente macia, pronta para ser frita, chapeada, assada e até mesmo cozida.

Balanças

Dentro de uma cozinha industrial é necessário precisão, assim sendo, o uso de balanças é fundamental. Seja ela com capacidade para grande volume ou mesmo para pequeno volume e pouca massa.

Neste artigo você encontra mais sobre balanças:

Balança Eletrônica Industrial

Chapas

Uma chapa sanduicheira é multifuncional dentro de qualquer cozinha. Nela não só é possível fazer ovos fritos e hambúrgueres, como também pode-se finalizar diversos tipos de pratos. Algumas chapas possuem também grill e prensa, o que aumenta as possibilidades desse equipamento.

Char Broiler

Este equipamento esquenta uniformemente sua área de preparo, com ele você conseguirá dar um sabor marcante para seus grelhados, selar as carnes e deixá-las suculentas por dentro. O Char Broiler usa o mesmo princípio de uma churrasqueira a carvão, porém através do gás ou da eletricidade, com isso seus alimentos terão o gosto especial do churrasco, mas sem queimar carvão e produzir tanta fumaça.

Coifas

Indispensável em qualquer cozinha, devido à quantidade de fumaça produzida no ambiente. A coifa é um dos mais eficientes equipamentos para circulação de ar, eliminando grande parte dos odores. Elas podem ser instaladas de duas maneiras: no modo exaustor, onde expulsam o ar quente para fora da cozinha e no modo depurador, onde captam o ar quente e com gordura, filtram e devolvem o ar limpo para o ambiente.

Extratores de Sucos

Um extrator de suco tem lugar cativo em uma cozinha industrial. Espremer frutas para fazer sucos ou então para compor receitas é muito mais fácil e prático com um extrator de sucos elétrico. Apesar de espremedores manuais serem utilizados para extrair pequenas quantidades de sucos, o elétrico é extremamente necessário para cozinhas com grande fluxo.

Embaladoras a Vácuo

As embaladoras a vácuo são uma solução econômica para conservar os alimentos como carnes e vegetais antes da preparação. Este equipamento pode ser, flexivelmente, utilizado em diversos alimentos e produtos.

Fogões

O fogão industrial é perfeito para executar uma infinidade de receitas, sejam elas cozidas, fritas e assadas, quando o equipamento é acompanhado de um forno. Este versátil equipamento possui diversos modelos que se encaixam nos mais diversos layouts de cozinhas. Uma das maiores dúvidas que assolam as pessoas no momento de escolher um fogão, é se ele será de baixa ou alta pressão. A seguir algumas diferenças entre estes dois tipos:

Alta pressão: são mais potentes, não possuem reguladores, portanto o gás sai direto do botijão para fogão. São indicados para fazer grandes quantidades de comida.

Baixa pressão: mais fácil de regular a chama devido seus reguladores. Ele é mais indicado para cozinhar com precisão, alimentos mais delicados que precisam de variação no tamanho da chama.

Lavadoras de Louças

Lavar louças demanda uma quantidade de tempo que não se costuma ter dentro de uma cozinha industrial, e para economizar o tempo de alguém que lavaria e de espaço na pia que ficaria a louça, a instalação de uma lavadora de louças é uma grande solução. Lavadoras mais sofisticadas conseguem higienizar até mesmo grandes panelas.

Pass-through

É um equipamento que destinado à cozinhas com grande saída de pratos, ou seja, cozinhas pilotos, restaurantes corporativos, de escolas e hospitais. O pass-through tem duas portas, uma de cada lado, sendo uma para abastecer com pratos e a outra para retirá-los. Esse equipamento pode ser encontrado em duas versões, uma que refrigera e outra que mantém os pratos aquecidos. Esse produto facilita muito a logística de uma cozinha industrial.

Ultracongelador

O ultracongelador é um revolucionário equipamento que consegue congelar alimentos rapidamente, baixando a temperatura através de técnicas de ultracongelamento. Isso serve para eliminar as bactérias dos alimentos e conservá-los por um longo tempo mantendo suas características naturais.

Saiba mais sobre ultracongelamento neste artigo:

Ultracongelamento: o que é?

Bancadas/Mesas de Inox

As bancadas e mesas de inox oferecem total suporte para a manipulação e preparo de alimentos na cozinha profissional. Utilize bancadas e mesas de aço inox para sua cozinha industrial, pois elas são altamente resistentes e de fácil limpeza.

Carro Multiuso

É um item coringa dentro da cozinha, pois serve para aparar utensílios, bandejas, e equipamentos que precisam ser manejados entre fogões, fornos e bancadas de serviço. Carros multiuso também são ideais para garçons levarem quantidades maiores de pratos e bebidas.

Pias ou Bancadas com Cubas

Pias são indispensáveis em uma cozinha, seja para o preparo de uma receita, para a lavagem de alimentos ou até mesmo para lavar louças (para essa finalidade a cuba deve ser exclusiva).

Prateleiras

Para o armazenamento de equipamentos, utensílios, alimentos (estes devem ficar em local específico), aconselha-se o uso do equipamento em aço inoxidável, por ser mais resistente e de fácil limpeza.

Máquinas de Gelo

Ter uma máquina de gelo em sua cozinha trará economia na compra de gelo de terceiros, além de, ao utilizar água potável ser possível colocar o gelo em bebidas e em receitas.

Ter uma cozinha de alto desempenho, significa ter também os equipamentos indispensáveis para que ela opere no mais alto nível possível, com qualidade e segurança.

Sirva bem, sirva sempre!

Resumo
Equipamentos para Cozinha Industrial: Quais são Indispensáveis?
Nome do artigo
Equipamentos para Cozinha Industrial: Quais são Indispensáveis?
Descrição
Os equipamentos para cozinha industrial precisam ser de alto nível para suportarem uma agenda de restaurantes movimentados. O layout de uma Cozinha Industrial deve permitir que os alimentos fluam perfeitamente da área de preparação para a linha de montagem. Por vezes um restaurante tem uma área muito limitada, o que dita o tipo de equipamento de cozinha que deve ser adquirido.
Autor
Nome do autor
Zanotti Refrigeração
Logo do autor
Facebook Comments
Equipamentos para Cozinha Industrial: Quais são Indispensáveis?
4 (80%) 4 votes

A Zanotti Refrigeração é uma empresa com 60 anos de história especializada na comercialização de equipamentos e utilidades domésticas para cozinha industrial e representante autorizada das principais e melhores marcas do mercado para os segmentos do setor gastronômico, tais como cozinhas industriais, bares, restaurantes, padarias, açougues, empórios, cafeterias, franquias, supermercados, sorveterias, lojas de conveniências, entre outras.

Sobre a Zanotti

sobre a Zanotti

Somos especialistas na comercialização de equipamentos e utensílios para cozinha industrial, fabricação de painéis isotérmicos em EPS, além de montagem de projetos e consultoria para a criação e gestão de negócios do setor gastronômico como: franquias, lojas de conveniências, supermercados, lanchonetes, bares, restaurantes, padarias, açougues, sorveterias, entre outros.

Assessoria Projetos Zanotti

Inscreva- se em nossa newsletter!

Posts relacionados

0 Comentários

Deixe um Comentário