Cozinha Industrial Compacta: dicas de montagem

cozinha industrial completa montada

A palavra-chave em uma cozinha industrial compacta é maximização, seja do espaço, processo ou mesmo do pessoal.

Se o espaço disponível para a montagem de sua cozinha profissional for um problema no momento de estruturar sua cozinha profissional, este artigo irá responder todos seus questionamentos, leia até o fim e depois entre em contato com a equipe de projetos da Zanotti Refrigeração que lhe ajudaremos com todo o processo de estruturação.

Se você tem habilidades culinárias e quer abrir seu negócio próprio, comece por equipar sua cozinha e assim aumentar, e muito, sua capacidade produtiva.

Empreendedores do ramo alimentício devem sempre ter extremo cuidado com o planejamento, uma boa assessoria é sempre recomendada. Comprar equipamentos caríssimos sem nenhum critério é muito comprometedor, é necessário saber se, de fato, eles são úteis, se cabem em seu espaço e se atendem a todas as necessidades de seu negócio.

A seguir apresentamos algumas dicas, além de uma lista do que será necessário para montar uma cozinha profissional compacta.

A cozinha e seu processo industrial

A dinâmica de uma cozinha profissional na maioria das vezes segue um processo industrial. É uma espécie de linha de montagem em que cada pessoa, cada equipamento, tem uma função única no preparo de determinado prato. Portanto é necessário conhecer o processo antes de adquirir os equipamentos, saber o ramo com o qual a cozinha trabalhará, seja bolos, pizzas, doces, comida mineira, entre outros.

Para realizar o seu projeto é necessário a ajuda de um profissional

Contar com uma assessoria especializada é essencial para evitar imprevistos na estruturação, que contempla a construção, ou adaptação do ponto comercial, e também a escolha dos equipamentos. Uma boa assessoria irá antever as necessidades do seu negócio, os espaços de circulação, a disposição estratégica dos equipamentos e a separação das zonas de sua cozinha profissional.

Qual o tamanho que deve ter a cozinha?

Para definir o tamanho de uma cozinha profissional é preciso levar em conta alguns pontos.

O tamanho que a cozinha deverá ter dependerá da quantidade de alimentos a serem preparados diariamente, levando em conta possíveis expansões futuras.

Áreas e equipamentos necessários para montar uma cozinha industrial compacta

As áreas presentes em uma cozinha compacta são adaptações, ou minimizações, das áreas de uma cozinha profissional convencional. Os equipamentos também devem ser menores e dispostos de tal forma que maximizem o espaço. As áreas são:

  • Área para receber produtos de fornecedores, como verduras frescas, carnes, enlatados, entre outros.
  • Espaço para armazenamento de alimentos: geladeira e armários.
  • Área para higienizar alimentos com pias de aço inox.
  • Área para preparo inicial, como cortes e fatiamentos com bancada.
  • Área para guardar utensílios como panelas, vasilhames e talheres.
  • Área de cozimento com fogão, forno, chapa, fritadeira e coifa de exaustão.
  • Área de lavagem de utensílios com pia, bancada e lavadora de louças.
  • Local separado para colocar o lixo (dentro da cozinha as lixeiras devem ter pedais).
  • Abrigo externo de gás.

E os equipamentos:

Pode-se trocar a fritadeira, chapa e o fogão quatro bocas por um forno combinado e um fogão de uma boca.

Otimização do espaço

Procure instalar os armários e as prateleiras estrategicamente para melhor aproveitar o espaço, aqueles equipamentos que são utilizados com menor frequência devem ficar no alto. Não se pode alocar alimentos nem mesmo equipamentos no chão, além disso a cozinha deve ser lavada diariamente, portanto deixe tudo suspenso em relação ao piso.

Usando a ventilação e luz naturais

Uma excelente forma de economizar é investindo em um sistema de iluminação e circulação de ar natural em sua cozinha profissional, portanto peça ao arquiteto que planeje sua cozinha para aproveitar ao máximo esses benefícios, além de um sistema de reutilização da água e captação de energia solar. Caso opte por um forno combinado a refrigeração de sua cozinha consumirá muito menos energia, pois a maioria destes equipamentos possuem uma tecnologia que não permite que o calor emane para o ambiente. Uma boa coifa também ajudará muito na limpeza do ambiente, quanto a fumaça e gordura.

Como deve ser revestida?

Legalmente as cozinhas profissionais devem ser revestidas com azulejos, e no piso, cerâmica fria de fácil lavagem, e a mobília de aço inox ou então revestida de fórmica, para facilitar a limpeza e a não proliferação de bactérias.

Projeto de uma cozinha profissional em um container

Montar uma cozinha nos padrões de um container de 20 pés (cerca de 6 metros de comprimento por 2,35 metros de largura) pode parecer um desafio, mas é algo que a equipe de projetos da Zanotti Refrigeração pode realizar para você. No caso de possuir um espaço limitado, ou mesmo necessitar colocar uma cozinha inteira sobre rodas, esse modelo de projeto é a solução.

Esse projeto de cozinha compacta compreende todos os equipamentos necessários para o seu pleno funcionamento, tudo nela é minuciosamente pensado para aproveitar ao máximo o espaço, as funcionalidades e versatilidade de todos os equipamentos, móveis e utensílios.

Outra fantástica aplicação para uma cozinha compacta são os centros de alimentação provisório, usado em variados tipos de festivais, como de música ou encontros temáticos, e até mesmo em canteiros de obra. Para saber mais sobre nossas cozinhas móveis temporárias ou para falar com um representante de vendas sobre sua necessidade de organização para uma cozinha de container, clique aqui para nos contactar.

Na Zanotti Refrigeração nós maximizamos o espaço, até mesmo em uma cozinha comercial compacta, para que seu projeto caiba perfeitamente em qualquer lugar.

Cada centímetro do estabelecimento é aproveitado no planejamento para operações de food service, não importa o quão desafiador seja. Criamos layouts com uma fluidez inacreditável, o que aumenta muito a eficiência e consequentemente o lucro. Isso tudo combinado com um design que só os melhores produtos do mercado oferecem, e o melhor, com um preço que se encaixa em seu orçamento.

Mas afinal, como é possível obter o mesmo desempenho de uma cozinha profissional de tamanho regular em uma compacta?

As dimensões dos equipamentos para cozinha profissional são grandes, pois convencionalmente são utilizados para preparar grandes quantidades de comida, por isso são difíceis de serem colocados em uma cozinha compacta. No entanto, é possível encontrar alguns modelos menores que oferecem ótimo desempenho, tendo um encaixe perfeito em pequenos espaços. Há também mobília especialmente desenhada para espaços reduzidos, como, por exemplo, portas de correr em vez de abertura perpendicular.

Algumas dicas

Dica 1: No caso de uma cozinha itinerante, todos os equipamentos devem ser fixos. Trancas nos compartimentos, todos os utensílios devidamente guardados e os equipamentos fixados nos balcões ou no piso. É extremamente importante que nada fique solto dentro da cozinha no momento de sua locomoção.

Dica 2: O refrigerador deve possuir porta deslizante. Um equipamento com essa característica não é muito fácil de ser encontrado, portanto é possível planejar de forma estratégica, a disposição do refrigerador para que não haja nenhum problema quanto ao espaço. Em uma pequena cozinha onde esse espaço é escasso, ter um corredor que permita a abertura das portas de um refrigerador convencional é um desafio. Além do mais, abrir as portas em locais tão apertados impossibilita que alguém se desloque por essa área, o que pode afetar seriamente o fluxo de sua cozinha.

Em vez de comprometer todo o espaço, maximize-o. Neste caso, através de portas com abertura contida na área ocupada, as necessidades do seu espaço no corredor não serão afetadas pelo refrigerador. Isso faz com que esse equipamento seja uma das melhores maneiras de maximizar o espaço em uma cozinha profissional compacta.

Dica 3: Um freezer com dupla ação é ideal para uma cozinha compacta, pois sua combinação comercial de freezer para geladeira faz o trabalho de dois equipamentos, otimizando assim o espaço. Uma unidade combinada de freezer e refrigerador comercial, é ideal para todas as operações de serviços de alimentação, mesmo que tenha uma pequena cozinha. Mas eles podem ser ótimos, particularmente, para operações de baixo volume ou para aqueles que precisam de dois tipos de armazenamento a frio em uma área pequena. Como o nome sugere, combinam as habilidades de um refrigerador e um freezer em uma única unidade. Eles vêm em modelos com uma única seção, com as duas operações conjugadas, sendo acionadas por uma chave seletora, bem como modelos de duas e três seções. Um freezer de dupla ação ocupa menos espaço do que uma geladeira comercial e um freezer de seção única, o que a torna excelente para a maioria das cozinhas comerciais compactas.

Dica 5: Os equipamentos não devem ficar no chão. Equipamento de bancada é a forma mais fácil de maximizar o espaço em uma cozinha profissional compacta. De fornos mistos a fritadeiras e pratos quentes, as unidades que cabem em seu balcão liberam espaço para peças como uma geladeira de dupla ação que dificilmente será tão compacta.

Dica 6: Mantenha os ingredientes em recipientes. Os ingredientes costumam ficar pouco tempo guardados em armários, portanto em vez de armazená-los em armários, eles podem ser armazenados sob o balcão e oferecer acesso fácil aos itens que mais se usa, tornando-os uma das melhores maneiras de maximizar o espaço em uma cozinha profissional compacta e uma ótima maneira de melhorar a eficiência.

Dica 7: Guarde utensílios de cozinha e aparelhos com funções semelhantes juntos.

Pratos e outros equipamentos devem ter lugares definidos. Eles precisam sempre retornar ao mesmo local predefinido depois de utilizados e devidamente higienizados.

Mantenha mesas com sistema de resfriamento para a preparação de carne e outros alimentos que requerem temperaturas baixas, o mais longe possível de equipamentos que emitam calor, como por exemplo, fogões e fornos; tal como todos os refrigeradores e máquinas de gelo devem estar o mais longe possível, também, destes equipamentos que trabalham com calor. Isso proporciona um consumo mínimo de energia e segurança para alimentos processados.

Ao escolher eletrodomésticos, tenha especial atenção ao consumo de energia para cada um deles. O alto custo dos eletrodomésticos com baixo consumo de energia é rentável a longo prazo.

Nunca compre equipamentos que não possuam serviços especializados para a reparação ou substituição de peças caso apresente algum defeito.

A Zanotti Refrigeração trabalha com produtos de procedência e confiança, além de oferecer ao cliente todo suporte, no projeto, montagem e execução, e auxilia os clientes no contato com os fornecedores. Seja qual negócio você for montar, a Zanotti Refrigeração está preparada para atender.

Acesse a página abaixo e solicite o contato de um dos nossos consultores especializados, estamos preparados para te atender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima