Equipamentos Para Montar Um Laboratório

A escolha dos equipamentos para montar laboratório e o uso de painéis isotérmicos é algo extremamente importante. Afinal, a qualidade dos serviços prestados e, como consequência, a satisfação dos clientes, depende diretamente dos itens e da estrutura que o compõem.

Além disso, os instrumentos corretos permitem que os procedimentos sejam realizados dentro das normas estabelecidas, e as salas com as divisórias em painéis isotérmicos permitem o isolamento necessário. Somente dessa forma é possível contribuir para o fornecimento de informações que servem de base para que profissionais da saúde fornecem o diagnóstico correto.

painel isotérmico
O painel isotérmico pode ser usado para fazer todo a estrutura de fechamento do seu laboratório

Então, se você quer abrir o próprio laboratório ou já tem um, veja quais equipamentos para montar laboratório não podem faltar.

Microscópios

Entre todos os equipamentos para montar laboratório, o microscópio é o mais popular. Ele é indispensável para a análise de micro-organismos. Basicamente, existem três tipos de microscópios que se dividem de acordo com a maneira como recebem a imagem, podendo ser por meios ópticos, acústicos ou eletrônicos.

O modelo óptico é o mais utilizado nos laboratórios de análises clínicas. Através de um feixe de luz, suas lentes aumentam o tamanho dos componentes da amostra, permitindo a análise correta.

Colorímetros

O colorímetro é um instrumento utilizado para dosar a concentração de um elemento de acordo com a intensidade da cor do composto formado. Isso porque quanto maior a concentração de um componente, mais intensa é a sua coloração. São equipamentos digitais e podem ser de dois tipos:

  • portátil — utilizado em casos em que o profissional precisa de mobilidade ou para realizar trabalhos em campo, pois é muito prático de carregar;
  • de bancada — ideal para compor laboratórios de análises clínicas.

Agitadores

São ferramentas utilizadas para homogeneizar soluções. Para cada função, há tipo específico. Os magnéticos, por exemplo, são usados para líquidos menos viscosos. Já os como hélice servem para líquidos mais viscosos. Por sua vez, os do tipo vortex são exclusivos para soluções em tubos.

Ainda, há as mesas agitadoras, muito utilizadas para volumes maiores de soluções. Para escolher o modelo ideal, é fundamental analisar quais são as demandas do seu laboratório.

Estufas

A estufa faz parte dos equipamentos para montar laboratório, afinal, elas têm duas funções extremamente importantes: cultivar células e esterilizar materiais. Isso porque a estufa mantém a temperatura e os níveis de CO2 constantes, fatores essenciais para que as células de desenvolvam.

Balanças

Em um laboratório de análises clínicas, as balanças cumprem a mesma função que em outros locais: medir o peso dos componentes levados para análise. Há dois modelos: analíticas, usadas para pesagens que necessitam de pesagem com precisão maior, e as semianalíticas.

Autoclaves

A autoclave é um equipamento para montar laboratório cuja função é esterilizar produtos através do contato com vapor d’água em temperatura elevada. Para isso, é preciso que o equipamento aja por tempo determinando, garantindo a destruição total dos micro-organismos por meio do calor.

Em um laboratório de análises clínicas, é necessário esterilizar diversos materiais para garantir a não contaminação das análises. Portanto, ao escolher a autoclave, é fundamental considerar quais produtos você precisa esterilizar e, assim, optar pelo tamanho adequado para comportá-los.

Analisadores de bioquímica

Como o próprio nome sugere, é um equipamento que realiza análises bioquímicas das amostras colhidas. Além disso, também tem a função de dosas componentes relacionados ao metabolismo do corpo humano.

Trata-se de um item bastante automatizado e requer o uso de reagentes específicos para gerar seus resultados.

Cabines de segurança

Todo laboratório de análises clínicas deve contar com cabines de segurança. Isso porque elas protegem o profissional da toxicidade ou infecção de determinados produtos. Além disso, seu fluxo laminar também protege a amostra de contaminantes externos.

Dentro da cabine, o ar é filtrado por filtros HEPA, de alta eficiência e que garantem a pureza em seu interior. Isso garante que o interior fique estéril. Além dos filtros, há lâmpadas ultravioletas que combatem diversos tipos de micro-organismos.

Deionizadores

A água mais pura é aquela livre até mesmo de sais minerais. E é justamente isso o que faz um deionizador: purifica a água. Ele é essencial em um laboratório de análises clínicas porque muitos procedimentos necessitam da água mais pura possível para garantir que não haja interferência nos resultados.

Centrífugas

A centrífuga é outro equipamento para montar laboratório. Sua função é separar partículas biológicas em suspensão. Isto é, ela separa materiais mais densos dos menos densos ou, em termos técnicos, separa a amostra em fases.

Por exemplo, a centrífuga divide as amostras de sangue, que são analisadas diariamente em um laboratório de análises clínicas, em plasma e células vermelhas. Dependendo da substância que se pretende analisar, é necessário ajustar a quantidade de rotações por minuto e o tempo de rotação.

pHmetros

A análise do pH de diversas substâncias são uma das tarefas mais comuns em um laboratório e de extrema importância, visto que qualquer alteração na acidez, alcalinidade ou neutralidade pode comprometer ou alterar totalmente o funcionamento de um sistema biológico. Por esse motivo, o pHmetro é um dos equipamentos indispensáveis.

Contadores diferenciais de células

Como o nome diz, sua função é fazer a contagem celular e realizar testes de viabilidade celular. Além do mais, também é capaz de informar ao usuário sobre a distribuição dos tipos celulares e tamanho das células presentes na amostra

Isso faz com que esse equipamento seja essencial em um laboratório, pois suas funções são necessárias para realizar diversas análises, como um hemograma, por exemplo.

Painéis isotérmicos

Mais importante do que possuir todos os equipamentos necessários para montar um laboratório e realizar as análises, é contar com uma estrutura preparada para isso. E nesse caso, o painel isotérmico é a escolha certa para que você atinja excelência no processo de análises laboratoriais. Mas, o que são painéis isotérmicos?

São módulos pré-fabricados de fácil instalação e higienização. Eles são utilizados em diversos ambientes que necessitam de um controle maior de temperatura. Afinal, eles diminuem a troca de calor do ambiente externo com o interno, gerando economia de energia em espaços onde haja instalação de sistemas de refrigeração.

salas limpas em um laboratório
O painel isotérmico é um produto obrigatório para que você atinja excelência na manipulação de fármacos.

Em laboratórios de análises clínicas eles são fundamentais não apenas para manter o conforto térmico dos profissionais, como também para evitar que a mudança de temperatura prejudique as amostras coletas e seus resultados.

Outro ponto importante é: os painéis isotérmicos possibilitam uma fácil higienização, um fator fundamental para um laboratório, onde é necessário esterilizar frequentemente todos os materiais e produtos.

Como você viu, é preciso diversos equipamentos para laboratório de análises clínicas. Cada um é responsável por uma etapa de determinado procedimento ou para fazer análises específicas. Como comentamos no início, contar com itens de qualidade é fundamental para fornecer os resultados corretor, garantir a satisfação dos clientes e, assim, conquistar lugar de destaque no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite a visita no blog e veja um comparativo entre painel isotérmico e drywall e faça a melhor escolha para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima