Os Sistemas de Refrigeração: Ar Forçado, Evaporação e Estática

0 Comentários

Nesse artigo você vai aprender tudo sobre os Sistemas de Refrigeração!

Se você esteve pesquisando algum equipamento de refrigeração para seu comércio ou até mesmo sua residência, você pode ter “esbarrado” em um desses termos:

– Refrigeração por Ar Forçado,
– Refrigeração por Evaporação,
– Refrigeração Estática.

Esses são os 3 mais comuns para classificar o Sistema de Refrigeração que o equipamento utiliza.

Cada Sistema de Refrigeração apresenta algumas vantagens em relação a outros.
Nesse artigo vamos diferenciar cada um deles para você não ter dúvidas na hora de tomar uma decisão e escolher o mais adequado ao seu tipo de negócio ou produto.

comparativo sistemas refrigeração

Antes de falar desses três tipos de Sistemas de Refrigeração, temos que entender o processo termodinâmico que é a base para qualquer sistema de refrigeração moderno.

O funcionamento de um sistema refrigerado é essencialmente a compressão de um gás, que esquenta e se transforma em vapor.

Após a transferência do calor para o gás, acontece à passagem do gás pelo interior do refrigerador que é novamente condensado, sob alta pressão.

Esse gás flui através de uma válvula de expansão que na parte de cima é baixa pressão e debaixo é alta pressão, onde há compressão do gás.

O gás passa de um líquido ao estado de vapor retirando o calor e transferindo-o para o ambiente. Onde novamente ele é sugado pelo compressor para que o ciclo recomece.

Agora, tendo em mente esse processo, o gás é usado para refrigerar o ambiente, e os mais comuns são esses três:

Refrigeração por Ar Forçado

Também conhecido como condensação forçada, o sistema possui uma ventoinha que força o gás proveniente do processo termodinâmico pra dentro do equipamento.

A principal vantagem desse sistema está no aumento da capacidade de refrigerar o ambiente.

Geralmente instalado em sistemas comerciais leves, como: conservadores de bebidas, ilhas de congelados, máquinas de gelo, adegas de vinhos, e em grandes estruturas frigoríficas, como em câmaras frias e walk-in coolers.

Refrigeração por Evaporação

É um Sistema de Refrigeração onde o processo natural da compressão de um gás, onde há um fluido refrigerante que absorve o calor no ambiente interno do evaporador. Liberando no ambiente externo pelo condensador.

O vapor frio sai por um tubo capilar, que cria uma resistência à circulação do fluido refrigerante e resfria o interior do ambiente.

Geralmente são instalados em equipamento para refrigeração de confeitos como bolos e doces por não terem muito poder de resfriamento.

E por isso são em sua maioria equipamentos mais baratos.

Refrigeração Estática

É um Sistema de Refrigeração onde são resfriadas por serpentinas em baixo das placas, e são conhecidas também por refrigeração por placa.

Essas placas não tem grande poder de gerar frio, e são usadas em balcões expositores de bebidas. Sua vantagem é na realidade o baixo preço dos equipamentos que a comporta.

Pronto, agora você sabe diferenciar esses três tipos de sistema de refrigeração.
O que achou do artigo? Comenta aqui embaixo.

 

Entre em contato com o nosso departamento de projetos e tenha uma assessoria completa no seu negócio: (16) 3961-8800!

Avalie nosso post:

Os Sistemas de Refrigeração: Ar Forçado, Evaporação e Estática
4.9 (97.14%) 7 votes

Resumo
Os Sistemas de Evaporação: Ar Forçado, Evaporação e Estática
Nome do artigo
Os Sistemas de Evaporação: Ar Forçado, Evaporação e Estática
Descrição
Cada um apresenta algumas vantagens em relação a outros, e nesse artigo vamos diferenciar cada um deles para você não ter dúvidas na hora de tomar uma decisão e escolher o mais adequado ao seu tipo de negócio ou produto.
Autor
Nome do autor
Zanotti Refrigeração
Logo do autor
Facebook Comments

A Zanotti Refrigeração é uma empresa com 60 anos de história especializada na comercialização de equipamentos e utilidades domésticas para cozinha industrial e representante autorizada das principais e melhores marcas do mercado para os segmentos do setor gastronômico, tais como cozinhas industriais, bares, restaurantes, padarias, açougues, empórios, cafeterias, franquias, supermercados, sorveterias, lojas de conveniências, entre outras.

Sobre a Zanotti

sobre a Zanotti

Somos especialistas na comercialização de equipamentos e utensílios para cozinha industrial, fabricação de painéis isotérmicos em EPS, além de montagem de projetos e consultoria para a criação e gestão de negócios do setor gastronômico como: franquias, lojas de conveniências, supermercados, lanchonetes, bares, restaurantes, padarias, açougues, sorveterias, entre outros.

Assessoria Projetos Zanotti

Inscreva- se em nossa newsletter!

Posts relacionados

0 Comentários

Deixe um Comentário