Como Montar uma Hamburgueria

Hamburgueria é um tipo de lanchonete onde é comercializado diferentes tipos de hambúrgueres.

Atualmente existem diversos modelos de hamburguerias, de todos os tamanhos. Podem ser fast food, ou com ingredientes artesanais, ou até mesmo locais especialistas em hambúrgueres orgânicos e gourmets.

O mercado de hambúrguer gourmet cresce a cada dia, as pessoas procuram qualidade e um ambiente aconchegante e diferenciado, completamente diferente do que é oferecido nas redes de fast food.

Os hambúrgueres gourmet são preparados de forma artesanal, com blends de carnes especialmente elaborados, molhos e pães especiais.

Tendo em vista essa nova oportunidade para empreender, vamos ajudar com todas as informações e dicas para você montar sua hamburgueria e ter muito sucesso!

1. Localização 

A escolha do local de instalação da hamburgueria é essencial para que o empreendimento prospere.

O local deve ter um grande fluxo de pessoas, próximos a prédios comerciais, a escolas, centros, shoppings centers entre outros.

Antes de comprar ou alugar um imóvel é recomendado que se faça uma pesquisa para saber como é o movimento onde se localizará seu estabelecimento. Não se esqueça de checar na prefeitura se o local em que você irá se estabelecer é permitido a instalação de comércio.

Alguns pontos a serem levados em consideração na escolha de um imóvel para a instalação de sua hamburgueria:

• A planta do imóvel deve estar aprovada pela Prefeitura do município.

• Leve em consideração todos os custos que a compra ou aluguel do imóvel irá acarretar, aluguel, taxas, custo de adaptação, manutenção, imposto entre outros.

• Consulte a vizinhança para saber se há algum detalhe quanto ao imóvel e a própria vizinhança que você deveria saber.

• O ponto é de fácil acesso, possui estacionamento para veículos (local ou próximo), local para carga e descarga de mercadorias e conta com serviços de transporte coletivo nas redondezas.

• Confira a planta do imóvel aprovada pela Prefeitura, e veja se não houve nenhuma obra posterior, aumentando, modificando ou diminuindo a área, que deverá estar devidamente regularizada.

• Verifique se o imóvel está regularizado.

• Se as atividades a serem desenvolvidas no local respeitam a Lei de Zoneamento do Município.

• No caso de serem instaladas placas de identificação do estabelecimento, letreiros e outdoors, verifique se as leis de zoneamento permitem.

2- Estrutura e Layout

Diante de clientes cada vez mais exigentes é recomendado procurar um arquiteto para a elaboração de um projeto exclusivo que conferirá à sua hamburgueria personalidade, fazendo com que seus clientes tenham uma experiência completa em seu estabelecimento, não só gastronomicamente.

Confira os principais ambientes necessários para uma hamburgueria:

2.1- Cozinha

A cozinha em uma hamburgueria, tal como em todos os restaurantes, é seu coração.

É indispensável máxima atenção na montagem dessa área, pois deve ser funcional, com espaço suficiente para todos funcionários trabalhem de forma adequada e com o fluxo correto.

Os móveis, utensílios e equipamentos de qualidade é um fator  fundamental, investir nesses objetos fará você ter menos dor de cabeça no futuro e ainda cozinhar com muito mais eficiência.

A higienização deste ambiente é de extrema importância, tal como a manutenção preventiva dos equipamentos, móveis e utensílios. Separamos para você um checklist com produtos essenciais para abertura de uma hamburgueria.

2.1.1- Utensílios

Os utensílios para a cozinha devem ser confeccionados com materiais de qualidade, por exemplo, aço inoxidável e alumínio.

Os principais utensílios são:
-Facas
-Panelas
-Facas
-Colheres
-Garfos
-Bowls
-Travessas

2.1.2- Equipamentos

Os equipamentos que compõem a cozinha devem atender as necessidades de cada cozinha especificamente, dependendo da quantidade de hambúrgueres feitos, o tamanho de seu forno combinado, freezer, chapa e char broiler devem atender a essas necessidades.

Uma hamburgueria artesanal utiliza além da chapa convencional uma churrasqueira ou então char broiler, que é um tipo de equipamento que está presente nas melhores hamburguerias do mundo.

O chair broiler prepara alimentos com mais sabor e pouca fumaça, graças a seu sistema de radiação de calor através de placa defletora, esquentando uniformemente sua área de preparo e deixando o hambúrguer muito mais saboroso.

Na cozinha de uma hamburgueria, os seguintes equipamentos são extremamente necessários:
-Char broiler;
Chapa;
Fritadeira;
-Extrator de suco;
Liquidificador;
-Moedor de carne;
-Batedor de milk shake;
-Descanso de fritura;
Fogão;
-Coifas;
-Exaustores.

2.1.3- Móveis

Os móveis dentro da cozinha de uma hamburgueria devem ser feitos de aço inoxidável devido a ser um material resistente e não oxidante.

Os mais importantes são:
– Prateleiras,
– Mesa de preparo,
– Mesa com cuba.

 

Confira nesse checklist que preparamos para você, a lista completa de móveis, equipamentos e utensílios necessários para montar a sua hamburgueria. Baixe agora gratuitamente.

Checklist hamburgueria

 2.2- Depósitos

O depósito deve ser um local seco, limpo e fresco. Nele serão acondicionados os produtos que não precisam ser refrigerados, como molhos prontos, sal, enlatados entre outros.

Para montar um depósito você precisará de armários forjados em aço inoxidável ou outros materiais de boa qualidade.

A seguir, os equipamentos e móveis que você precisará para o seu sistema de estocagem:
– Prateleiras;
– Armários;
– Freezer;
– Refrigerador.

Sua hamburgueria, dependendo do porte, pode contar também com uma câmara fria para o conservar desde verduras e legumes ou até refrigerar carnes.

2.3- Salão Principal

O salão da hamburgueria deve transmitir para o cliente tudo que o estabelecimento tem em seu DNA.

Deve-se prezar pela organização e maximização do espaço, é indicado dedicar em média 5m² para cada mesa com 4 cadeiras.

O espaço para a movimentação dos clientes e garçons pelo salão é imprescindível, para o tráfego de bandejas os corredores entre as mesas devem ficar desobstruídos.

Indicamos a consulta a um decorador profissional para a elaboração de seu projeto.

2.3.1- Móveis

As hamburguerias artesanais costumam lançar mão de móveis baseados no design que prevaleceu nas décadas de 50 e 60.

Os móveis também podem ser vanguardistas e com design arrojado, nunca descuidando da qualidade e praticidade. Os móveis indispensáveis para o salão de uma hamburgueria são:
-Mesas;
-Balcão;
-Cadeiras.

2.3.2- Equipamentos

Os equipamentos para o salão e para o bar devem prezar pela boa apresentação, pode-se confeccionar adesivos personalizados com motivos que dialoguem com a decoração de sua hamburgueria para serem colados nas cervejeiras e refrigeradores.

Os principais equipamentos para o salão de uma hamburgueria são:
-Cervejeira;
-Refrigerador;
-Máquina de gelo.

2.3.3- Utensílios

Os utensílios básicos dependerão do tipo de serviço do seu estabelecimento, os hambúrgueres podem ser servidos sem ou com pratos e talheres, neste último caso os utensílios são compostos por:
– Facas;
– Garfos;
– Colheres;
– Copos;
– Bandejas;
– Pratos.

Os pratos, copos e talheres com design especial e feitos com materiais de qualidade são indispensáveis para que a impressão de seu cliente quanto a sua hamburgueria seja positiva.

3- Fornecedores

É preciso levar em consideração o comprometimento com qualidade, prazos e profissionalismo na escolha de seus fornecedores.

Faça uma pesquisa com outros clientes, reviews na internet e reclamações nas páginas das redes sociais de seus pretensos fornecedores.

As compras de insumos, bebidas, materiais de limpeza, entre outros, deve obedecer uma rotina, por exemplo:
– Frios, queijos e embutidos: 1 ou 2 vezes por semana
– Mercearia seca: 1 ou 2 vezes por semana
– Carne: 2 ou 3 vezes por semana
– Materiais de higiene: 1 vezes por semana
– Sobremesa: 1 ou 2 vezes por semana
– Bebidas não alcoólicas: 1 ou 2 vezes por semana
– Bebidas alcoólicas: 1 ou 2 vezes por semana

4- Elaboração do Cardápio

O cardápio deve ser elaborado levando em consideração o tipo de hamburgueria escolhido, caso seja uma hamburgueria vegana o cardápio contemplará apenas sanduíches de vegetais, verduras, soja e outros ingredientes não oriundos de animais.

Já em uma hamburgueria artesanal tradicional, você deverá trabalhar blends diferenciados, de aves, cordeiro, bovino, suíno e outros tipos de carnes que desejar.

Se você quer criar hamburgueres super saborosos, não se deixe enganar: o pão é capaz de transformar o seu lanche. Por isso, separamos um e-book com os tipos de pães que você não pode deixar de ter na sua hamburgueria:

Baixa e conta pra gente o que você achou!

Recomendamos um cardápio enxuto, para que não haja desperdício de insumos daqueles produtos com pouca saída.

É recomendado também que a confecção do cardápio seja feita por uma agência de publicidade ou por um artista especializado.

O cardápio não deve destoar esteticamente de seu estabelecimento.

Por isso, separamos um guia com blends de carne incríveis para você preparar na sua hamburgueria.

e-book blends de carne hamburgueria

5- Processo Produtivo

Como toda empresa, a hamburgueria deve também seguir um processo para que a produção do hambúrguer e demais alimentos seja rápida, sem desperdícios e que resulte na entrega ao cliente de um produto de máxima qualidade.

5.1- Acondicionamentos

O acondicionamento deve ser dividido entre as carnes, legumes e verduras, e enlatados.

A carne deve permanecer congelada até ser utilizada.

Matérias primas e ingredientes que forem fracionados devem ser manipulados com utensílio exclusivo e acondicionados em recipientes adequados, identificados com o rótulo original, ou através de etiquetas contendo: o nome do fornecedor ou do fabricante, nome e marca do produto, modo de conservação, prazo de validade e data de transferência.

Fique atento aos prazos de validade e especificações de armazenamento.

5.2- Pré-preparo

Descascar, limpar e picar fazem parte da etapa denominada pré-preparo.
– É preciso lavar as embalagens impermeáveis antes de abri-los.
– Os produtos crus, semi-prontos e prontos não devem ficar juntos no pré-preparo.
– O descongelamento não deve acontecer em temperatura ambiente.
– A higienização de hortifrútis deve ser feito com água potável e desinfetantes próprios para alimentos.
– Nessa etapa o blend é feito, isso é, a mistura de carnes e gordura.

5.3- Preparo

Nessa etapa será feita a cocção dos alimentos.

Deve-se obedecer a temperatura de cocção mínima de 70 °C para as carnes, mesmo as mal passadas.

As batatas devem ser fritas pouco antes de serem servidas para que não murchem.

Uma carta de coquetéis é um diferencial que em muito contribuirá para imagem de seu estabelecimento.

5.4- Distribuição e Consumo

É a etapa em que as refeições são servidas pelos garçons e consumidas pelos clientes.

Os alimentos de consumo imediato devem ser protegidos contra poeira, insetos, contaminantes oriundos dos consumidores, como gotículas de saliva e fios de cabelo, e também, distantes produtos de higiene e demais produtos tóxicos.

O recebimento de dinheiro, cartões ou outros para o pagamento de despesas, deve ocorrer em área específica e os funcionários responsáveis por essa atividade não devem manipular alimentos.

5.5- Higienização

Os equipamentos, móveis e utensílios, tanto da cozinha quanto do salão e do estoque devem ser higienizados frequentemente.

Para a higienização deve-se lavar tudo com água e sabão, enxaguar, desinfetar com produtos químicos e enxaguar novamente.

Atenção no armazenamento dos produtos de limpeza, os mesmos devem ser identificados e mantidos em local próprio.

Os utensílios devem ser higienizados em local diferente de onde é manejado os alimentos.

Todos os funcionários da cozinha devem usar toucas e desinfetar quanto baste as mãos, tal como os atendentes do salão.

6- Equipe

Montar uma equipe com sinergia e bem treinada é o que fará sua hamburgueria ser cada dia mais próspera.

O treinamento dará diretrizes a seus colaboradores no que se refere ao atendimento dos clientes, sendo mais formal ou informal, porém sempre solícito e cortês.

Em uma hamburgueria os seguintes funcionários são necessários, nesse caso levaremos em conta um estabelecimento com capacidade para 50 clientes:
2 chapeiros
1 profissional para a expedição
1 caixa
1 auxiliar de limpeza
1 auxiliar de cozinha
1 administrativo/estoque
1 garçom

7- Publicidade

Tornar o estabelecimento conhecido é muito importante, ainda mais nos primeiros meses depois da abertura, mostrar os seus diferenciais para a possível clientela fará com que fiquem curiosos para conhecer sua hamburgueria.

Para isso o ideal é procurar uma agência de publicidade, eles cuidarão de todos os detalhes.

8- Legalização

Para abrir sua hamburgueria é preciso atentar-se para o devido processo burocrático, seu registro em um dos enquadramentos jurídicos, é recomendado consultar um contador devidamente credenciado, os principais registros para a legalização são:

• Registro na Junta Comercial
• Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ)
• Alvará de licença sanitária
• Registro na prefeitura municipal, para obter o alvará de funcionamento
• Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”
• Registro no Corpo de Bombeiros Militar: órgão que verifica se a empresa atende as exigências mínimas de segurança e de proteção contra incêndio, para que seja concedido o “Habite-se” pela prefeitura.

9- Investimento

É extremamente importante que antes de abrir sua hamburgueria você faça um plano de negócios detalhado.

Depois de feito você saberá que o investimento a ser feito dependerá do tamanho do negócio que você deseja abrir, podendo variar de R$100 mil a R$1 milhão.

Abaixo mostramos o investimento detalhado para uma hamburgueria com capacidade para 50 clientes:
Reforma do local: R$45.000,00
Decoração: R$8.000,00
Máquinas, equipamentos, móveis e utensílios: R$65.000,00
Informática (Sistema e equipamentos): R$7.000,00
Estoque inicial: R$10.000,00
Mesas e cadeiras: R$2.000,00
Telefone, computador e impressora: R$2.000,00
Marketing Inicial: R$3.000,00
Mídias sociais: 1.000,00
Abertura da Empresa / Documentação: R$2.000,00
Elaboração do Site: R$3.000,00
Papelaria e embalagens: R$2.000
Giro: R$10.000,00

Seja qual negócio você for montar, a Zanotti Refrigeração está preparada para atender todas as suas necessidades, desde a montagem até os equipamentos

Acesse a página abaixo e solicite o contato de um dos nossos consultores especializados, estamos preparados para te atender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima