Porque abrir um negócio no ramo alimentício em 2024

Introdução

Para quem deseja abrir um negócio e ter mais controle sobre a própria rotina, é importante saber em que investir em 2024. Escolher com cuidado um setor promissor é o primeiro passo para ter sucesso em seus empreendimentos. Entre tantas opções, o setor alimentício traz diversas oportunidades para aqueles que buscam ingressar na vida empreendedora.

Independentemente de viver em uma região populosa ou em uma cidade pequena, uma empresa no setor de alimentos sempre encontra uma boa demanda. Para esclarecer um pouco mais sobre como você pode abrir um negócio no ramo alimentício, organizamos um post que vai lhe ajudar na hora de fazer uma boa escolha. Quer saber mais? Então siga a leitura e confira!

mulher segurando bolo em uma padaria
Faça um investimento no ramo alimentício e lucre muito em 2024!

Quais são as principais características do ramo alimentício?

Entender quais são as principais características do ramo alimentício é um passo importante para fazer um bom planejamento e investir com sucesso nesse setor em 2024.

O ramo alimentício é ótimo pra investir e pode trazer várias oportunidades para lucrar e conseguir sucesso no âmbito profissional ao abrir um negócio. Nesse sentido, entre as principais características desse segmento estão:

  • serve para fornecer alimentos e bebidas aos consumidores;
  • precisa de atenção com relação à higiene e cuidados com os alimentos;
  • necessita de equipamentos adequados para o manuseio e conservação dos itens;
  • oferece alta perspectiva de faturamento,
  • com perspectiva de crescimento, segundo a ABIA;
  • representa a maior indústria do país,
  • conforme dados da ABIA; apresenta grande potencial para inovação.

Por que abrir um negócio e investir no ramo alimentício?

Ao conhecer as principais características desse segmento, você está um passo mais próximo de encontrar a melhor coisa pra investir em 2024. Além disso, vale entender quais são os principais diferenciais do ramo alimentício que podem potencializar os seus resultados. Destacamos cada um deles, a seguir. Veja mais!

É sólido

Encontrar um setor sólido e resistente às crises é um passo importante para conseguir bons resultados empreendendo. Isso vai ajudar a manter a entrada de recursos e garantir maior segurança financeira para as suas operações.

Nesse sentido, abrir um negócio no ramo alimentício é uma excelente alternativa. Por exemplo, mesmo diante dos impactos gerados pela pandemia, ele conseguiu se reinventar, fazendo com que os empresários da área mantivessem os bons resultados.

Além da capacidade de reinvenção, o setor apresenta uma ótima capacidade de recuperação. Segundo a Abrasel, a indústria alimentícia apresentou em 2022 crescimento de 82% nas vendas com relação a 2019, ano anterior ao início da pandemia no Brasil. Portanto, caso esteja buscando um investimento sólido, o ramo alimentício é uma ótima alternativa.

Oferece boa lucratividade

Outro bom motivo para abrir um negócio no ramo alimentício e investir nesse segmento é o potencial de lucratividade. Isso ocorre devido aos baixos custos para iniciar a operação e também ao grande mercado consumidor existente.

Além disso, há potencial para recuperar o investimento de forma ágil, fazendo com que o lucro obtido por meio do empreendimento comece a entrar em seu bolso e melhorar a sua qualidade de vida.

Negócio familiar

Por meio de abrir um negócio no ramo alimentício, você consegue criar o negócio da família, oferecendo aos seus filhos uma ótima oportunidade de aprender a empreender e fazer a sua sucessão quando chegar o tempo de se aposentar.

Além disso, você pode contar com o apoio dos familiares para gerenciar o negócio e reduzir os custos com funcionários, fazendo com que todos estejam envolvidos nesse grande projeto com alto potencial de lucros. Portanto, esse é mais um motivo pelo qual vale apostar no ramo de alimentos.

Atratividade na hora de realizar o marketing

Chegar até os clientes também é importante para conseguir fazer vendas e aumentar o faturamento de um negócio. Nesse aspecto, é possível contar com diversas facilidades oferecidas por esse segmento.

Por exemplo, com belas fotos você torna o produto ainda mais atrativo e consegue chamar a atenção dos consumidores. Além disso, a divulgação pode abusar das redes sociais e dos canais online, nos quais os consumidores estão em massa. Isso tende a aumentar o alcance e garantir mais vendas.

Como abrir um negócio e investir no ramo alimentício?

Agora que você já sabe em que abrir um negócio investir em 2024, que tal descobrir boas práticas que vão potencializar os seus resultados no ramo alimentício? A seguir, listamos várias dicas que são importantes para se diferenciar da concorrência e obter ótimos resultados. Saiba mais!

Identifique oportunidades no mercado de alimentos

Identificar uma boa oportunidade no mercado alimentício pode ajudar a conseguir recuperar o investimento mais rapidamente e começar a lucrar. Para isso, é válido conhecer quais são as tendências e os nichos que estão em ascensão. Entre os principais estão:

  • alimentação saudável;
  • alimentos orgânicos e naturais;
  • alimentos congelados;
  • cozinha artesanal.

Essas são algumas das possibilidades que podem ser interessantes. Vale ainda investir em alternativas mais tradicionais, como restaurantes, mercados e outros comércios com alta demanda e boas alternativas de diferenciação de mercado.

Faça um bom planejamento

Saber como planejar e estruturar um negócio de alimentos também é um passo importante para evitar erros e manter a saúde da empresa em dia. Isso significa fazer um plano de negócios bem elaborado para profissionalizar a empresa e conseguir bons resultados.

mesa de planejamento
Um bom planejamento pode ser a chave do seu sucesso.

Nesse sentido, é preciso fazer um bom modelo de negócios para saber como sua empresa vai atuar, ter atenção com o planejamento financeiro a fim de evitar dificuldades na gestão dos recursos e também estruturar as estratégias de marketing para chegar até os consumidores.

Isso vai garantir melhores resultados para o seu negócio e evitar que você passe por apertos financeiros. Assim, as chances de criar uma empresa de sucesso no ramo alimentício são bem mais altas.

Estude a viabilidade do negócio

Outro passo que deve ser dado é o estudo de viabilidade para o seu negócio no ramo alimentício. Isso vai ajudar a validar a sua ideia e garantir um planejamento mais eficiente, observando vários outros aspectos que podem ser importantes.

Por exemplo, nessa etapa vale analisar os concorrentes do mercado, fazer uma pesquisa aprofundada sobre o nicho que você quer atuar e definir quem é o público-alvo da empresa. Tais aspectos são importantes para fazer uma precificação adequada e também para entender se a empresa é viável do ponto de vista financeiro.

Saiba como gerenciar o negócio

A gestão, junto com a capacidade de vendas, é extremamente importante para o sucesso de qualquer projeto. Por isso, é importante ficar de olho na maximização dos lucros do negócio, no gerenciamento adequado dos estoques e na precificação dos seus produtos.

Isso tudo é importante para evitar o desperdício de alimentos, além da compra de itens que o público não valoriza. Portanto, é necessário adotar um cuidado especial na gestão de fornecedores, analisando frequentemente os dados sobre as compras para alinhá-las com a demanda dos clientes.

Construa um bom cardápio

Criar um cardápio inteligente é necessário para manter o público fidelizado a sua marca, além de trazer novas pessoas interessadas. Ele também deve contemplar alimentos locais para facilitar a escolha dos parceiros de suprimentos.

Outro cuidado importante se refere ao uso de técnicas culinárias que são adequadas para o público, apresentando pratos que o público já conhece, mas com algum cuidado extra que imprima o seu padrão de qualidade.

mulher segurando cardápio
Um dos segredos do sucesso é ter um cardápio diversificado que te diferencie da sua concorrência.

Para que as novidades do cardápio cheguem até a audiência, é necessário caprichar na divulgação nas redes sociais a fim de que o público conheça quais as opções que estão disponíveis durante a semana. Então capriche nas imagens e convide seus seguidores para provar as novidades criadas por sua equipe.

Conte com uma boa equipe

Outro aspecto que contribui para o sucesso de uma empresa se refere a capacitação da sua equipe. Por meio dela, você consegue oferecer uma experiência de compra de qualidade para seus clientes, além de manter altos padrões de atendimento ao público.

Isso significa que é necessário investir na contratação de profissionais experientes, além de capacitar e motivar os membros do seu time. Por isso, vale a pena investir em estratégias de incentivos como benefícios, brindes e presentes, por exemplo.

A qualificação do time também contribui para melhorar o atendimento, trazer mais eficiência para a realização de tarefas cotidianas e contribui para aumentar a produtividade de toda a empresa. Portanto, não deixe de qualificar seus colaboradores para que eles possam executar suas tarefas com mais praticidade.

Use a tecnologia em seu favor

Usar a tecnologia de maneira inteligente permite que sua marca se destaque da concorrência e tenha uma rotina mais tranquila na realização de diversos processos internos.

Por meio de algumas inovações tecnológicas, sua equipe ganha praticidade na automação de processos, pode automatizar as estratégias de marketing digital — como o disparo de e-mail marketing, por exemplo — além de contar com ferramentas que são desenvolvidas para atender exclusivamente o setor de alimentos.

Alguns softwares, por exemplo, são responsáveis por organizar os estoques e mantê-los atualizados. Isso evita que alguns produtos fiquem em falta, além de trazer várias informações úteis sobre quais as marcas mais vendidas e quais os produtos favoritos dos seus consumidores.

Saiba como lidar com os desafios

Assim como em qualquer outro segmento, o ramo alimentício apresenta alguns desafios que são particulares dessa atividade. Por isso, saber lidar com eles permite que sua marca adquira uma grande vantagem.

Questões como sazonalidade, problemas logísticos, crises de abastecimento, mudança nos hábitos dos consumidores, são alguns dos pontos que podem influenciar a sua demanda e afetar o potencial de lucratividade.

Vale a pena investir em estratégias que permitam lidar com esses desafios, tais como um planejamento adequado para lidar com a sazonalidade, bons acordos com os fornecedores para evitar falhas no abastecimento e um contato mais próximo do público para entender mais sobre suas atuais preferências.

Cuide da segurança alimentar

Um dos principais cuidados necessários para ter sucesso no setor de alimentos se refere ao zelo quanto a segurança alimentar e a qualidade dos produtos. Além de evitar problemas com os órgãos sanitários, esse tipo de comprometimento cria uma imagem positiva de sua empresa no mercado, contribuindo para manter um bom fluxo de clientes.

Por isso, é importante conhecer as normas regulatórias que estão em vigor, entender quais são os requisitos exigidos nas inspeções sanitárias e como o controle de qualidade será feito.

Isso significa que investir em equipamentos de qualidade que preservam a vida útil dos alimentos é fundamental para ter um negócio de sucesso. Afinal, nenhum cliente volta satisfeito se comprou um item que passou do prazo ou não apresenta um bom estado. Portanto, é necessário investir em recursos que contribuam para a preservação das características dos alimentos e de sua segurança até o momento do consumo.

Planeje a expansão

Um importante benefício de investir no setor de alimentos se refere à possibilidade de escalar suas operações e implementar em outras cidades ou regiões aquilo que já foi bem-sucedido em sua primeira unidade.

Isso significa que o conhecimento adquirido durante os primeiros ciclos de existência da empresa podem ser utilizados para a abertura de filiais, para franchising ou para a exportação de produtos.

Desse modo, você consegue replicar o sucesso da sua marca para alcançar novos públicos e clientes, multiplicando os lucros e tornando sua empresa mais conhecida na região. Portanto, além de trazer bons resultados no curto prazo, o setor alimentício também oferece excelentes perspectivas para o futuro.

Utilize equipamentos de alta qualidade

Ao longo de seus 60 anos de história, a Zanotti Refrigeração se tornou especialista na comercialização de equipamentos e demais recursos para cozinhas industriais, além de ser representante autorizada das principais e melhores marcas que atendem o setor gastronômico brasileiro.

A Zanotti Refrigeração também desenvolveu uma fábrica responsável pela construção de painéis isotérmicos de EPS que podem ser aplicados em estruturas de câmaras frigoríficas, walk-in coolers, centros de distribuição (CD) e demais espaços e exijam esse tipo de isolamento. Por meio de projetos personalizados, você tem acesso a todo suporte desde o planejamento, até a montagem e instalação dessa estrutura.

Viu como o ramo alimentício é bom pra investir? Ao escolher essa opção, você consegue aproveitar diversos benefícios que são exclusivos desse tipo de demanda. Portanto, não perca mais tempo e programe os próximos passos da sua empresa. Ao contar com uma empresa como a Zanotti Refrigeração você tem a garantia de materiais de qualidade para iniciar suas atividades com o pé direito.

Ainda está em dúvida sobre quais equipamentos são necessários para o seu negócio? Então entre em contato conosco e converse com nossa equipe para esclarecer suas dúvidas!

monte o seu negocio

1 comentário em “Porque abrir um negócio no ramo alimentício em 2024”

  1. José Hélio da Silva

    Gostei muito! Estou terminando a construção para no início do ano, começar no ramo! Estou precisando muito de dicas para entrar no negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima