Porque o seu negócio precisa de uma Câmara Fria.

Introdução

A câmara fria é um equipamento desenvolvido especialmente para atender às demandas dos empreendimentos de diferentes setores do mercado. Em suma, a principal função da estrutura é armazenar e manter os produtos sempre refrigerados.

A grande vantagem é que você pode personalizar a câmara fria de acordo com as necessidades do seu negócio. Atualmente, é possível escolher por sistemas pequenos ou mais amplos, que podem chegar a ter o tamanho de galpões.

camara fria
Ter uma câmara fria em todos os negócios do ramo alimentício é necessário.

O que é uma câmara fria?

A câmara fria é um equipamento amplamente utilizado para acomodar diferentes produtos que necessitam de isolamento térmico, vedação e refrigeração. Portanto, ela garante um controle preciso de temperatura.

Ou seja, a câmara fria garante a qualidade e a máxima durabilidade, impedindo o estrago ou perda dos itens armazenados no local. Como resultado, a vantagem é que podemos disponibilizar o sistema de forma totalmente adaptada às necessidades de cada indústria e uso.

Por ser um equipamento de alta tecnologia, direcionamos suas aplicações para estabelecimentos alimentícios, laboratórios farmacêuticos, agroindústria e outros setores. Por isso, grandes companhias também utilizam o sistema para manter a temperatura interna de diferentes matérias-primas e insumos.

Na prática, o espaço da câmara fria é ideal para todo tipo de produto que depende das baixas temperaturas para ter qualidade e preservar suas características. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que é possível até mesmo adaptar um galpão inteiro para que se torne um ambiente resfriado ou congelado.

Quais as vantagens de investir em uma câmara fria?

O investimento em uma câmara fria pode otimizar como um todo a logística de diferentes empreendimentos, como vimos. Devido a isso, boa parte dos benefícios, no entanto, depende do tipo de projeto que as empresas exigem.

É fundamental, nesse caso, priorizar uma estrutura feita sob medida, principalmente para fazer o melhor uso possível do espaço disponível para a instalação do equipamento. Portanto, a escolha do fornecedor para a projeção e execução da câmara fria, por exemplo, é essencial para ter mais garantia e segurança.

A seguir, confira quais são os diferenciais que o sistema oferece para os estabelecimentos!

Grande capacidade de refrigeração

Uma das principais vantagens da câmara fria é sua grande capacidade de refrigeração e armazenamento. Além disso, o equipamento permite acondicionar uma variedade de itens e produtos, com um controle digital de temperatura.

No mercado, é possível encontrar diferentes modelos e tamanhos de câmaras frias, justamente para atender à diferentes indústrias e demandas. Com isso, fica mais simples substituir refrigeradores e freezers convencionais, que muitas vezes não dão conta da capacidade da demanda específica de cada estabelecimento.

Melhora na organização dos produtos

Outro diferencial interessante é que podemos construir o equipamento em diversos tamanhos e formatos, justamente para aprimorar a organização dos produtos armazenados. Além de tudo, a instalação da estrutura da câmara fria é rápida, proporcionando eficiência e agilidade.

camara fria
Câmara fria sendo usada no controle de temperatura no cultivo de cogumelos shiitake, produto altamente sensível e que depende de um controle exato da temperatura interna

Para tornar ainda melhor a organização, ainda é possível escolher uma série de acessórios opcionais, como estantes, divisórias, cortinas de ar e de PVC, estrados plásticos, entre outros. Ou seja, a câmara fria pode atender as mais diferentes exigências de armazenamento refrigerado.

Precisão no controle de temperatura

Geralmente, utilizamos a câmara fria para conservar bebidas, laticínios, verduras, frios e outros tipos de produtos. Isso porque o sistema pode ou não alcançar temperaturas negativas, possibilitando uma grande precisão no controle do ambiente.

Por isso mesmo, empresas adotam amplamente a câmara fria em processos de fabricação, conservação, transporte, comercialização e preparação de alimentos. Na indústria farmacêutica, por exemplo, o equipamento pode manter vacinas e bancos de sangue por muito mais tempo.

Adaptação às suas demandas

Nós vimos que é possível adaptar a câmara fria às demandas de cada estabelecimento. Elas são úteis em diversos setores, como hospitais, laboratórios e clínicas, que exigem a correta conservação dos materiais médicos. Em supermercados e atacadistas, igualmente, o sistema é indispensável para assegurar a qualidade do estoque.

O benefício é que desenvolvemos as câmaras frias especialmente para cada espaço e necessidade. A maioria dos fornecedores oferece modelos com medidas que se ajustam a qualquer local. Com isso, o equipamento representa a solução mais eficiente para o armazenamento de diferentes produtos.

Como escolher a câmara fria ideal para o meu negócio?

Todo empreendimento que atua com materiais perecíveis e que demandam refrigeração, deve saber como escolher a câmara fria ideal para o seu negócio. O primeiro passo é decidir qual o tipo de equipamento que melhor atende às necessidades específicas do estabelecimento.

Isso porque é preciso considerar alguns aspectos, como capacidade de armazenamento, espaço físico e consumo de energia. Atualmente, é possível encontrar dois tipos principais de modelos: o de resfriamento e o de congelamento.

  • resfriamento: mantém a temperatura entre -2ºC e +8ºC, sendo ideal para a conservação de produtos;
  • congelamento: mantém os itens congelados, com temperaturas sempre abaixo de -2ºC.

O próximo passo consiste em definir o tamanho adequado da câmara fria para armazenar os produtos de forma ideal. Conforme mencionamos anteriormente, a vantagem é que você pode personalizar o sistema de acordo com suas necessidades ou optar por tamanhos pré-fabricados, tanto para resfriamento quanto para congelamento.

Também é fundamental avaliar outros pontos, como as especificidades de cada componente, o consumo de energia, a possibilidade de ajuste de temperatura e a assistência técnica personalizada do fornecedor. Com isso, será possível ter mais tranquilidade no investimento e assegurar o melhor funcionamento para a sua companhia.

A Zanotti Refrigeração é uma empresa com mais de 60 anos de experiência no setor de refrigeração comercial e industrial. Oferecemos suporte adequado e atendimento personalizado, tendo o comprometimento constante com a qualidade de nossos produtos e soluções.

Se você está em busca de um modelo de câmara fria para o seu empreendimento, não deixe de entrar em contato com a Zanotti. Somos a empresa reconhecida como a mais completa do Brasil, fornecendo todos os equipamentos e soluções para diferentes segmentos do mercado.

Aproveite a visita e fale com um consultor agora mesmo para conferir os nossos modelos de câmara fria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima