Utensílios para Cozinha Profissional: qualidade e eficiência

0 Comentários

Para chefs profissionais, qualidade e simplicidade são grandes trunfos quando se trata de utensílios para cozinha profissional. Se você já tem o básico, alguns itens novos podem tornar o processo dentro da cozinha um pouco mais fácil e prático. Encontrar os utensílios certos para elevar a eficiência culinária, embora nada substitua anos de prática, investir em um bom conjunto de ferramentas pode facilitar o trabalho na cozinha. Ter ferramentas de qualidade torna a culinária uma experiência mais agradável.

 

Faca Especial

faca especial para cozinha profissional

Para os profissionais, a importância de uma boa faca na cozinha é enorme, não só torna o processo de cozimento mais fácil, como também o torna mais seguro. Os cozinheiros tendem a pressionar com mais força quando cortam com uma faca cega, o que pode levar a derrapagens e ferimentos. Uma faca de qualidade poupa muito esforço e frustração a longo prazo.

 

Faca do Chef de Tamanho Certo

chef de cozinha profissional

Os cozinheiros podem ter uma infinidade de facas, mas a faca do chef é o carro-chefe da cozinha, essas facas de alta qualidade podem substituir uma infinidade de aparelhos, como prensas de alho, descascadores e processadores de alimentos. Uma equipe especializada como a da Zanotti Refrigeração lhe ajuda a escolher a faca correta, com uma empunhadura ideal para sua mão.

É realmente sobre o que cabe na mão, o que é confortável. Os profissionais normalmente preferem uma faca do chef de 10 polegadas, o que pode não ser indicado para todas as pessoas, por ser um utensílio grande.

A faca certa faz uma grande diferença, por exemplo, ao tentar cortar tomates com uma faca de baixa qualidade será muito mais difícil do que precisa ser, uma faca de qualidade pode mudar completamente a experiência dentro da cozinha.

 

Afiador de Facas

afiando facas na cozinha profissional

Todas as facas se desgastam com o uso, fazendo com que cortem com mais dificuldade. Os cozinheiros costumam prolongar o uso de suas facas ou raramente as trocam. O mais indicado é obter uma pedra para amolar ou então um bom e simples afiador que permita afiar as facas em poucos segundos e voltar a cozinhar.

 

Panelas de Aço Inoxidável, Ferro, Alumínio ou Cobre

Escolher uma panela é uma decisão importante, é preciso levar em conta como ela será utilizada, e a partir daí decidir qual tipo deverá ser escolhida, caçarola, frigideira, forno holandês entre outras. Mas saber o tipo de panela não basta, é preciso também saber qual material é o ideal para a finalidade que ela terá, a seguir tiramos algumas dúvidas quanto aos principais materiais encontrados no mercado.

 

Panela de Alumínio

panelas de alumínio de qualidade para cozinha profissional

Esse material tem grande condutividade térmica, ou seja, passa o calor para o alimento mais rápido, além de ser barata e leve. Um problema que pode ocorrer com panelas feitas de alumínio é a reação química quando colocadas em contato com alimentos alcalinos ou ácido, fazendo com que o alimento fique com sabor metálico. Uma alternativa são as panelas de alumínio anodizado, apesar de sua condutividade ser menor, sua resistência é maior e os problemas com alimentos alcalinos e ácidos são muito menores.

 

Panela de Cobre

panelas de cobre na cozinha profissional

Possui uma condutividade térmica muito boa, além de cozinhar os alimentos uniformemente. Tal como o alumínio, o cobre reage quando entra em contato com alimentos ácidos e alcalino. Uma excelente alternativa são as panelas de cobre revestidas com aço inoxidável, elas têm excelente condutividade térmica, devido ao cobre, além de não reagirem a alimentos ácidos e alcalinos devido ao aço inox.

 

Panela de Ferro

panelas de ferro para fritura na cozinha profissional

Produtos feitos de ferro costumam ser baratos e duráveis, possui uma excelente condutividade térmica, além de adicionar ferro aos alimentos que são feitos neles. Tem reação química com alimentos ácidos. Uma alternativa para produtos desse material, são as panelas de ferro esmaltado, seu esforço de manutenção é reduzido.

 

Panela de Aço Inoxidável

panela de aço inox para cozinha profissional

Material não reativo a alimentos de qualquer tipo, extremamente durável, além de ser de fácil manutenção e higienização. A condutividade deste material é insatisfatória.

Os materiais que o cabo e o pegador da tampa são feitos devem ser levados em consideração, pois dependendo do material não é possível a exposição a altas temperaturas, ou seja, não é indicado que sejam levadas ao forno.

 

Colher de Madeira

colheres e garfos de madeira para cozinha profissional

Colheres de pau podem ser usadas para mexer misturas grossas sem arranhar a parte inferior de suas panelas e frigideiras. O material não é tão facilmente afetado por altas temperaturas como metal ou plástico, o que significa não ser preciso se preocupar com isso. Colheres com uma borda quadrada são melhores, pois elas permitem raspar pedaços de alimentos caramelizados no fundo de suas panelas. A madeira também proporciona uma sensação agradável nas mãos.

 

Escumadeira

Embora não pareça algo fundamental na cozinha, a escumadeira é utilizada por Chefs de todo o mundo como uma ferramenta essencial para cozinhar. Tradicionalmente usada na culinária asiática, este utensílio de desnatação usa uma cesta para recuperar alimentos como bolinhos fritos, legumes em óleo quente ou água. Sua forma ampla e rasa tem um toque suave em alimentos delicados, como ravióli e ovos escaldados, e o longo cabo faz com que o usuário fique longe do óleo quente. A malha também é boa o suficiente para pegar pequenos pedaços de comida como grãos inchados.

 

Moedor de Pimenta e Sal

moedor de pimenta para cozinha profissional

Um moedor de sal e pimenta é uma ferramenta essencial em qualquer cozinha profissional. A pimenta moída na hora confere aos pratos uma personalidade distinta e um tempero que o material pré-moído não consegue reproduzir.

 

Pinça

o chef de cozinha utilizado pinça para cozinha profissional

Para alguns chefs, cozinhar com uma pinça grande e desajeitada é uma parte inevitável da rotina diária, mas não precisa ser assim. Optar por pinças de precisão de alta qualidade, que são precisas o suficiente para levantar um único fio de espaguete de uma panela de água fervente, pode ser a solução. Elas também são ótimas para manipular bacon, vegetais finamente fatiados e ovos cozidos.

 

Frigideira de Ferro Fundido

frigideira em ferro fundido para cozinha profissional

Embora possa ser de baixa tecnologia, a frigideira de ferro fundido é outra ferramenta que a maioria dos profissionais não troca por nada. Uma frigideira de ferro fundido durará uma vida inteira com os devidos cuidados, e quanto mais usá-la mais ela desenvolve camadas de gordura que confere um sabor peculiar. O ferro fundido é robusto o suficiente para ficar “quente demais”, o que faz dele a escolha ideal para assar bifes ou fritar legumes. Também distribui o calor uniformemente, o que é importante quando se cozinha carne. Depois de usar a frigideira para preparar uma receita, pode-se enchê-la com massa de bolo e levá-la ao forno para fazer a sobremesa. Isso faz com que todas as outras panelas de sua cozinha pareçam frágeis em comparação com uma frigideira de ferro fundido.

Cuidados e Limpeza

Ter os melhores utensílios dentro da sua cozinha profissional é fundamental, porém os cuidados com a manutenção e limpeza vão garantir a qualidade e evitar prejuízos financeiros.

Confira no material, totalmente gratuito, que a nossa equipe preparou para auxiliar você a cuidar dos utensílios da sua cozinha:

 

Outros Utensílios para Cozinha Profissional

Contar com uma grande variedade de utensílios em sua cozinha fará com que o lucro aumente e o que sobre tempo para realização das tarefas. A seguir um apanhado de outros utensílios fundamentais em uma cozinha.

 

Assadeiras

assadeiras para cozinha profissional

Destinado a assar variados tipos de alimentos, este recipiente produz resultados únicos e não requer cuidados especiais. Com uma grande variedade de tamanhos, a assadeira lhe confere a possibilidade de fazer grandes ou pequenas quantidades de comida como carne, lasanha, guisados ​​e muito mais.

 

Bowls

utensilio para saladas na cozinha profissinal

Comumente feitas de aço inox e plástico, os bowls são recipientes incrivelmente versáteis, servindo para misturar ingredientes para fazer um bolo, ou então para preparar salada.

 

Caçarolas

caçarolas para usar forno e fogão podendo servir na mesa

As caçarolas costumam ser grandes em seu diâmetro, podendo ser levadas tanto ao forno e fogão (dependendo do material que são feitos seus pegadores), além de poderem, perfeitamente, serem colocadas à mesa.

 

Colheres

colheres para cozinha profissional

Podem ser encontradas em uma grande variedade de tamanhos, formatos e materiais, indica-se que as colheres sejam feitas de aço inox, madeira ou silicone.

 

Conchas

concha para cozinha profissional

Conchas são indispensável em qualquer cozinha, pode ser encontrada em aço inox, alumínio e plástico. Para pegar caldos, sopas e feijão esse utensílio não tem substituto.

 

Cubas e Travessas

Estes versáteis utensílios, dependendo do material com o qual são feitos, podem ser levados ao forno, ou então levados à mesa no lugar das panelas.

 

Espátulas

espátulas de silicone para cozinha

De ovos mexidos a panquecas, passando por molhos, as espátulas são surpreendentemente flexíveis. Feitas de variados materiais, as mais comuns são de aço inox, mas as de silicone com resistência extra ao calor também fazem bonito nas cozinhas profissionais.

 

Fouet

Este utensílio é largamente utilizado em cozinhas, ao invés de utilizar uma batedeira para pequenas misturas muitos profissionais preferem o fouet. Ele pode fazer muito mais do que somente bater ovos e fazer chantilly. São incríveis para misturar vinagretes e ingredientes secos.

 

Panelas de Indução

À medida que os fogões por indução se popularizam, é cada vez mais importante possuir panelas compatíveis. Estes produtos são mais facilmente encontrados em aço inox e ferro fundido.

 

Tábua de Corte

A peça chave onipresente nas cozinhas, para cortar e picar qualquer alimento. Enquanto as de plástico são baratas e fáceis de encontrar, as versões mais robustas de madeira tendem a ser mais higiênicas, já que as ranhuras são mais difíceis de serem causadas, e é exatamente nessas ranhuras que os germes costumam ficar.

 

Tesouras para Corte Culinário

Tesoura para cortar legumes e verduras

Uma tesoura para legumes e frutas aparentemente funciona como qualquer tesoura de cozinha, mas na prática ela é muito mais resistente e prática para cortes rápidos e precisos. A tesoura pode ser utilizada para cortar cenouras, pepinos, batata, frutas, praticamente qualquer alimento que se utilize na cozinha. Alguns modelos possuem um incrível design, além de serem feitas de aço inox, isso faz com que esse utensílio seja um instrumento extremamente bonito, resistente e prático para o uso diário.

 

A Zanotti Refrigeração possui uma linha completa de utensílios para cozinha, entre em contato conosco para que possamos orientar quais os mais indicados para sua necessidade ou então navegue pelo nosso site!

 

Lembre-se, cada detalhe dentro da cozinha faz toda diferença no resultado final!

Facebook Comments
Utensílios para Cozinha Profissional: qualidade e eficiência
Avalie este post

A Zanotti Refrigeração é uma empresa com 60 anos de história especializada na comercialização de equipamentos e utilidades domésticas para cozinha industrial e representante autorizada das principais e melhores marcas do mercado para os segmentos do setor gastronômico, tais como cozinhas industriais, bares, restaurantes, padarias, açougues, empórios, cafeterias, franquias, supermercados, sorveterias, lojas de conveniências, entre outras.

Sobre a Zanotti

sobre a Zanotti

Somos especialistas na comercialização de equipamentos e utensílios para cozinha industrial, fabricação de painéis isotérmicos em EPS, além de montagem de projetos e consultoria para a criação e gestão de negócios do setor gastronômico como: franquias, lojas de conveniências, supermercados, lanchonetes, bares, restaurantes, padarias, açougues, sorveterias, entre outros.

Assessoria Projetos Zanotti

Inscreva- se em nossa newsletter!

Posts relacionados

0 Comentários

Deixe um Comentário