Confira essas orientações, invista no layout e na organização do seu supermercado e saiba como aumentar as suas vendas!
Na hora de começar a planejar o supermercado ou o minimercado é fundamental pensar na organização e no layout do estabelecimento. Esse é um fator que impacta diretamente nos resultados das vendas além de reduzir os custos de operação e aumentar a eficiência da equipe.
Um bom layout inclui planejar cada setor do minimercado, quais equipamentos serão necessários e como expor cada produto corretamente nas gôndolas. Pode parecer algo irrelevante, no entanto, possui um papel bem importante. Por isso, aqui nesse post, vamos mostrar alguns truques para começar a planejar a organização e no layout do estabelecimento.
Layout do supermercado: divisão do espaço
Como devem ser divididos setores dentro do mercadinho? Em linhas gerais, um minimercado possui metragem reduzida e por isso é fundamental pensar na otimização do espaço. As áreas precisam ser distribuídas, suportando o salão de vendas, o estoque e o banheiro.
Para começa a idealizar o layout do minimercado, tenha em mente que será preciso ter espaço para:
- Mercearia em geral: produtos expostos em gôndolas e estantes;
- Padaria e confeitaria: aposte em balcões secos e refrigerados;
- Check-outs e prateleiras;
- Alimentos refrigerados: armazenados em freezers, balcões refrigerados, geladeiras e walk-in cooler
- Sala para administração e gerência;
- Estoque;
- Espaço para os carrinhos e cestas;
- Banheiros para clientes;
- Banheiros e vestiários para funcionários;
- Estacionamento.
Fachada
Naturalmente, a fachada do mercadinho é algo que merece uma atenção especial. É o cartão de visita do seu negócio e o que vai atrair o público para dentro do estabelecimento.
Para isso, é importante estruturar a fachada e engana-se quem pensa que é uma tarefa fácil. No entanto, essas dicas podem te ajudar a pensar em como oferecer uma boa experiência para o público do minimercado logo no primeiro contato. Elas também valem para você planejar a decoração do mercadinho.
- Observe o que os concorrentes fazem: assim, você poderá criar estratégias e diferenciais da sua marca;
- Trabalhe com as cores certas: utilize cores atrativas e que estimulem, implicitamente, o desejo de consumo;
- Tenha apelos visuais: tenha um design atrativo e aposte em uma padronização visual de todos os elementos envolvidos.
Iluminação
Fora a estrutura da fachada e da decoração, é importante pensar na iluminação do espaço. Como? O primeiro passo é observar o mini mercadinho por inteiro e avaliar as necessidades do ambiente. Depois, pesquisar sobre os tipos de iluminação e estudar as possibilidades. Algumas opções são:
- ILUMINAÇÃO DIRETA;
- ILUMINAÇÃO INDIRETA;
- ILUMINAÇÃO DIFUSA;
- TECNOLOGIA LED.
Na hora de escolher, tenha em mente de que todos os produtos precisam ficar bem visíveis. E leve a sério essa parte: um projeto de iluminação pode gerar economia de energia, deixar os produtos frescos e bonitos por mais tempo e ainda deixar o ambiente do minimercado mais atrativo.
Como organizar seu supermercado?
Organização das gôndolas
O planejamento visual da loja engloba o minimercado como um todo, desde a decoração até a disposição dos produtos. Existem muitos fatores que influenciam o consumidor na decisão de compra e a disposição dos produtos nas gôndolas e prateleiras, com certeza, é um deles.
Algumas dicas rápidas para estruturar as gôndolas do mercadinho: faça um planejamento, identifique os pontos frios e quentes de consumo, pense em como organizar as prateleiras (verticais, horizontais, sazonais, em blocos…) e na altura delas (acima da cabeça, na altura dos olhos, na linha da cintura…).
Caso tenha mais interesse sobre o tema, temos um e-book com informações extras para você organizar as gôndolas do seu mercadinho!
Visual Merchandising PDV
Para finalizar, não esqueça de apostar em algo que chamamos de visual merchandising no ponto de venda, um conjunto de estratégias de marketing que envolve: desenvolver a apresentação visual da loja, criar identidade própria para a marca e influenciar a percepção do negócio na visão do cliente.
O visual merchandising é utilizado para oferecer uma boa experiência de compra e estimular o consumidor. Muitas pessoas acreditam que o conceito remete apenas a composição das vitrines de uma loja, no entanto, abrange elementos mais complexos.
Dentre eles, está a análise da estrutura, tornar o ambiente propício para a compra, criar ações para fortalecer laços entre a marca e o cliente e a idealizar PDV dinâmicos para apresentar os produtos.
O intuito do visual merchandising, assim como todos os elementos apresentados aqui nesse post, é estimular a compra e incentivar o cliente a adquirir mais produtos dos que tinha em mente na hora que resolveu entrar no mercadinho.
Pronto! Agora você já tem conhecimento sobre alguns pontos-chave essenciais para o organizar o layout do seu mercadinho e vender mais. Como dissemos anteriormente, um bom layout inclui planejar cada setor do minimercado e isso pode ser mais complicado do que parece. Se precisar, contrate ajuda especializada para auxiliá-lo! Com certeza, vai valer a pena.