Conservador, Freezer ou Cervejeira? Veja As Diferenças.

cervejas

Conservador, Freezer ou Cervejeira? O mundo da refrigeração é muito grande, quase um universo. Seja em casa ou num estabelecimento, você precisa de um lugar para armazenar os seus alimentos corretamente. Aprenda nesse artigo qual é o equipamento mais adequado e ideal para atender todas as suas necessidades, seja no comércio ou na sua residência.

Qual a principal diferença?

O que vai definir a funcionalidade de cada aparelho, são a temperatura, espaço interno e usabilidadeEntão, é importante que leve em consideração qual o produto que será estocado e a sua quantidade, assim, o processo será feito corretamente, evitando perda de alimentos. Vamos comentar sobre alguns dos mais comuns, suas características, temperaturas e usabilidade de cada um.

cervejas

Na hora de projetar o seu negócio ou até mesmo sua cozinha industrial, muitas pessoas se questionam se conservador, freezer e cervejeiras tem diferenças, e qual dos três adquirir. Podemos resumir essa resposta assim: vai de acordo com a sua necessidade. Esses três equipamentos diferem basicamente em três pontos: temperatura, espaço interno e usabilidade.

Conservador

Também conhecido como Visa Cooler e Geladeira, o Conservador é um equipamento refrigerado dedicado para bebidas e laticínios, como água, mate, iogurte, isotônico, suco e refrigerante. Trabalha com temperatura positiva por meio do sistema de refrigeração por ar forçado, e geralmente têm porta de vidro pra melhor exposição dos produtos.

Quando um alimento é exposto nessa temperatura, a proliferação de microorganismos nos alimentos é retardada, aumentando o tempo de consumo. A geladeira pode ser encontrada em diversos modelos e tamanhos, assim você poderá escolher qual combina mais com o estabelecimento e supre suas necessidades.

É um equipamento que pode ser encontrado na versão de refrigerador e congelador ao mesmo tempo, de uma porta e duas portas. A geladeira de uma porta só, é compacta e prática para uma pequena armazenagem de alimentos. Já com duas portas, possuem um grande espaço interno e tem compartimentos separados.

Sua classificação de tamanho geralmente é medida pela capacidade em litros que ela comporta, o qual pode abrigar até 80 garrafas PET de 2 litros. É um equipamento muito versátil, pois pode ser usados em bares, restaurantes, supermercados, salgaderias, entre outros.

Freezer

O freezer é a escolha ideal para conservação de produtos congelados e bebidas. Você pode armazenar carnes, legumes e verduras. Além disso, os freezers são excelentes para quem precisa gelar grandes quantidades de bebida rapidamente.

O congelamento faz com que a proliferação dos microrganismos seja impedida, conservando os alimentos por muito mais tempo do que a geladeira. Estão disponíveis em dois formatos: horizontal e vertical.

O horizontal tem maior espaço interno, o que lhe permitem armazenar produtos que não cabem em geladeiras convencionais, como grandes cortes de carne, por exemplo. É usado quando se vão armazenar itens por muito tempo, e não se deve evitar a sua abertura frequente, pois usa refrigeração estática como meio de conservação. Alguns freezers horizontais são classificados como DUPLA AÇÃO, que os possibilitam trabalhar com dois sets de temperatura, positiva e negativa.

O vertical tem a vantagem de ocupar menos espaço útil que o horizontal, e é o mais indicado para quem faz abertura constante da porta, que pode ser de vidro e chapada.

Cervejeira

Escolha ideal para conservação EXCLUSIVAMENTE de cervejas. Por possuir sistema de refrigeração por ar forçado deixa a cerveja na temperatura ideal para consumo, sem congelar. Pode ter porta de vidro e porta cega, a qual é possível adesivar com sua marca favorita.

Diferentes tipos de serpentina

Elas são utilizadas em diferentes situações, servem para aquecer, resfriar ou condensar. Frequentemente utilizadas em indústrias químicas, petroquímicas, alimentícias, farmacêuticas, entre outras. As serpentinas também são normalmente utilizadas para realizar a troca térmica em tanques de fusão e armazenamento.

Há diversos tipos de serpentinas, são destinadas para aplicações diferentes. Em processos de refrigeração, principalmente em sistemas de compressão, é muito comum fazer uso de uma serpentina de cobre para refrigeração, por exemplo, a seguir explicitaremos os três tipos mais comuns de serpentinas.

Uso de serpentina de cobre

Serpentinas forjadas de cobre tem aplicação industrial para refrigeração. Elas podem ser feitas sob medida para aplicações específicas, ou com base em desenhos técnicos. As serpentinas de cobre para refrigeração podem ser fabricadas, a partir de duas formas construtivas, a espiral plana ou a helicoidal. Este tipo de serpentina é extremamente versátil e pode ser encontrada em diversos tamanhos, dependendo da área de troca necessária para o processo em que será utilizada e o espaço destinado para sua aplicação. Caso opte por uma serpentina de cobre para refrigeração, deve-se verificar se ela se adequa aos parâmetros operacionais e se seu material construtivo, o cobre, é compatível com a temperatura de processo e com os fluidos que irão circular pelo equipamento. Levar em conta o material com que é feito o trocador de calor do equipamento que se pretende comprar é essencial, pois cada material influencia de forma diferente o seu pleno funcionamento, dependendo da função que ele exercerá e o processo que ele irá integrar um material especifico é aconselhado, por isso deve-se saber quando, serpentinas de cobre por exemplo, devem ser preferenciais.

Os cuidados necessários com um equipamento que possui serpentina de cobre são muito importantes para que ela possa ter uma vida útil longa e eficiente, sem ter uma queda significativa de seu rendimento.

Com o passar do tempo, acumulam-se incrustações na parede do trocador de calor que se tornam isolantes térmicos, o que dificulta a troca de calor e diminui a eficiência do equipamento. Dessa forma equipamentos que possuem serpentina de cobre para refrigeração precisam ter um plano de manutenção preventiva, para que possa ser feita a limpeza do equipamento de maneira periódica por uma empresa especializada para garantir um bom resultado.

Serpentina alumínio

Serpentinas feitas de alumínio para refrigeração são considerada mais resistentes e eficientes, devido à sua estrutura construtiva. Este tipo de serpentina pode ser projetado de diversas formas, com configurações específicas, o tipo de aplicação é que dirá como ela deverá ser desenvolvida. Comumente as serpentinas de alumínio para refrigeração são dos tipos espirais planas e helicoidais. Os tubos podem ser lisos quanto aletados na construção helicoidal, ou corrugados, para proporcionar a troca de calor adequada com espaço físico utilizado para aplicação industrial.

Serpentina aço carbono

Serpentina de aço carbono foi especialmente desenvolvidas para a realização de trocas térmicas entre dois fluidos, as propriedades destes podem ser as mais diferentes possíveis, isso dependerá unicamente do tipo de equipamento que ela irá compor. Este tipo de serpentina tem essencialmente finalidade industrial, poucos são os equipamentos comerciais que a usam.

Utilizada em larga escala em tanques de fusão ou armazenamento, a serpentina de aço carbono pode também ser utilizada em processos de aquecimento, resfriamento e até mesmo condensação.

Pode-se encontrar serpentinas de aço carbono no formato espiral plano ou helicoidal, com tubos aletados ou lisos, isso dependerá da destinação que o equipamento no qual ela será inserida terá, dependendo de sua capacidade de troca de calor, configurações especiais etc.  A forma que a serpentina mais adequada para a serpentina de aço carbono depende das necessidades específicas da demanda, tanto no que diz respeito às configurações do espaço como também às atividades para as quais o produto será utilizado e aos fluidos envolvidos no processo.

Serpentina de aço inox

Serpentinas forjadas de aço inox são as mais utilizadas, tem excelente custo-benefício e são indicadas para a maioria dos equipamentos e processos de troca de calor. Os trocadores de calor (no caso a serpentina) são equipamentos que têm como finalidade transferir calor de um meio a outro, para isso é utilizado as mais diversas substâncias líquidas ou gasosas. Os trocadores de calor são utilizados nas indústrias muitas vezes para evitar o superaquecimento de máquinas, o que pode gerar dano ao motor ou até perda total do equipamento. Porém são também utilizados em equipamentos comerciais de refrigeração, o aço inox é mais resistente frente a corrosão natural causada pela passagem de líquidos ou gases. Um dos tipos de trocadores térmicos frequentemente usados nas industriais é a serpentina de aço inox, isso devido a seus predicados ditos anteriormente. Os principais usos da serpentina de aço inox são voltados para aquecedores, resfriadores e condensadores, além de ser utilizada na troca térmica em tanques de fusão ou armazenamento.

Este tipo de serpentina pode ser fabricada nos mais diferentes formatos e tamanhos, para adequar-se às necessidades térmicas e espaciais do processo do qual fará parte. As formas mais comuns de serpentinas são as espirais planas e helicoidais, com tubos lisos ou aletados dos tipos corrugado ou helicoidal nas configurações.

Optar por um equipamento com serpentina de aço inox é optar por não ter dor de cabeça no futuro devido a problemas nessa peça fundamental de qualquer cervejeira, conservador ou freezer.

Entre em contato com o nosso departamento de projetos e tenha uma assessoria completa no seu negócio: (16) 3961-8800!

Avalie o post:
[kkstarratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima