Como Administrar uma Padaria – Guia Oficial

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Como administrar uma padaria?

Administrar uma padaria congrega inúmeras responsabilidades, tudo o que é importante para que uma padaria funcione.

A administração correta de uma padaria compreende em supervisionar todas as operações de panificação em uma variedade de configurações, incluindo supermercados e padarias independentes.

Não há requisitos de certificação específicos para administrar uma padaria. No entanto, ter boas noções de administração de empresas e principalmente conhecimento do setor de padarias é recomendado.

Produtos e Serviços

Além de uma padaria oferecer produtos próprios de padaria, também pode oferecer produtos de mercearia, lanchonete e até mesmo de restaurante, que são preparados durante toda a operação comercial.

Entre 6 e 8 lotes de itens de panificação, são preparados durante o dia para garantir que produtos frescos e quentinhos estejam sempre disponíveis.

O responsável por administrar a padaria, grande parte das vezes, é o próprio gerente ou até mesmo o proprietário, que acaba acumulando funções e pode ser obrigado a adicionar novos itens à lista das ofertas da padaria.

Os padeiros devem ser orientados para sempre ficarem atentos a detalhes e ter um bom senso estético, pois os produtos assados devem parecer atraentes. Os gerentes de padaria são responsáveis pela comercialização desses produtos e também pelo controle de qualidade.

Qualquer padaria pode fazer pães, rosquinhas e croissants. A verdadeira tarefa em questão é como você trabalha essas receitas antigas para torná-las exclusivas.

Se você tem uma receita que é um sucesso com seus amigos nos jantares, faça isso em maiores quantidades. Se você tem uma receita familiar, leve-a para os fornos.

Ou, se você não tem um produto especial, você sempre pode anunciar ingredientes diferenciados como produtos locais, ovos caipiras e outras tendências que ajudam a direcionar o tráfego para empresas locais.

Você pode até considerar cultivar alguns de seus próprios ingredientes em fazendas urbanas. Esta solução não só ajudará a mostrar sua dedicação à economia local e a seus vizinhos, mas também fará você poupar dinheiro a longo prazo.

Análise de Mercado

Fazer uma análise de mercado é essencial para a boa saúde de seu negócio como também para a administração, essa análise exigirá muitas pesquisas.

Por meio desta pesquisa você conseguirá achar um lugar onde se posicionar, ou reposicionar no mercado de padaria existente. Os achados da pesquisa devem ser uma confirmação sólida das conclusões que você já sabe, caso não seja aconselhamos uma profunda revisão de seu plano de negócio.

O que pesquisar?

  • – A demografia da área que pretende instalar a padaria já está pronta? Ou pretende fazer toda a instalação? Qual é a faixa etária das pessoas que moram ou que frequentam a área? Qual é o nível de renda dos seus clientes?
  • – Pesquise as tendências: Quanto as pessoas na área gastam com os produtos que sua padaria oferece? Existem algumas tendências sazonais que provavelmente impedirão que as pessoas cheguem à sua padaria?
  • – Encontre seus concorrentes: O que você pode aprender com o sucesso ou fracasso dos seus concorrentes? Como você pode dar um passo adiante para ganhar mercado? Faça uma análise SWOT de todos e saiba como sair na frente.
  • – Procure todas as leis e regulamentos que se aplicam à sua padaria, e pense como você vai cumprir essas regras, detalhe todas as informações.
  • – Coloque no papel detalhadamente todas as informações financeiras relevante para o seu negócio. Qual será a sua estrutura de preços?

Segmentação do mercado

Defina qual o perfil do público-alvo de sua padaria. Saiba qual o hábito de consumo do segmento de mercado que o seu empreendimento pretende integrar.

Quando sua padaria estabelecer uma base de clientes regulares considerável, isso estabelecerá também uma base de receita saudável e consistente para garantir a estabilidade do negócio.

Saiba o que é necessário para conseguir uma boa participação no mercado, o que o seu público-alvo mais procura quando se trata de itens de panificação:

Preço? Comodidade? Sofisticação? Qualidade? Produtos sempre frescos? Tudo isso junto? Conheça seus clientes!

Considerações Financeiras

Faça uma projeção detalhada de todas as despesas, como aluguel, impostos, insumos, salários, limpeza, entre outras, que sua empresa terá mensalmente.

Calcule o valor total que custará mensalmente para operacionalizar sua padaria.

Posteriormente a esse levantamento, calcule o preço que você deverá cobrar por cada um dos produtos que serão comercializados em seu estabelecimento.

Leve em conta o preço dos insumos utilizados na produção do produto, o desgaste de equipamento, salário de funcionários, gastos com energia, água e outros tipos de gastos, como também, os impostos e o lucro.

Análise de equilíbrio

A análise de equilíbrio baseia-se na média dos valores do primeiro ano para vendas totais por unidades e por despesas operacionais.

Estes são apresentados como receita por unidade, custo por unidade e custos fixos. Esses pressupostos conservadores permitem uma estimativa mais precisa do risco real.

Para conseguir visualizar o equilíbrio em suas despesas e receitas é necessário ter tudo extremamente organizado, disposto em uma tabela.

Estabelecendo a Missão, Visão e Valores de sua Padaria

Visão:

A visão pode ser definida como sendo os sonhos da empresa, é onde ela pretende chegar, o que pretende ser, e a forma como quer ser reconhecida no mercado em que atua ou na sociedade em que está inserida.

Missão:

Definir a missão de uma empresa implica em orientar e delimitar a ação desta empresa, ou seja, exprime a razão da existência da organização.

Defini-la é de responsabilidade dos proprietários. Uma boa definição de missão deve contemplar clientes finais, clientes intermediários, clientes internos, fornecedores, a sociedade e outros setores envolvidos com as atividades da empresa.

Depois de definida, é preciso divulgá-la.

Valores:

Os valores são os preceitos morais, éticos e filosóficos que movem a organização na direção de seus objetivos, determinando a forma de proceder perante seu público interno e externo.

Valores são os limites dentro dos quais a empresa e seus membros irão conduzir suas ações.

Plano de Marketing

Antes que você possa começar a lucrar, sua empresa obviamente precisa de clientes. Construir uma forte presença na comunidade é um passo muito importante para entrar no mercado de panificação existente.

Você deve desenhar e percorrer as etapas para alcançar os potenciais clientes.

Além da oferta de produtos e serviços que definem sua padaria para além das centenas de outras, nunca subestime o poder de um nome.

Um nome criativo é geralmente a primeira coisa que atrai clientes, então tenha isso em mente ao elaborar um plano de negócios.

Você está desenvolvendo uma marca, então certifique-se de se destacar.

Alcançando seu público-alvo

  • – Ofereça preços especiais e promoções ao iniciar no mercado;
  • – Descubra quais produtos e sabores atrairão mais seu público;
  • – Tenha produtos ou serviços exclusivos para oferecer em sua padaria;
  • – Trabalhe todos os sentidos de seus clientes. Por exemplo, alguns restaurantes colocam seus fornos em locais mais próximos da porta, de modo que os aromas deliciosos se propaguem e atraia mais clientes;
  • – Desenvolva uma estratégia publicitária;
  • – Utilize as mídias sociais e tenha uma presença on-line para sua empresa;
  • – Anuncie utilizando meios mais tradicionais, como o jornal ou folhetos;
  • – Faça uma grande promoção ou evento de abertura do empreendimento;
  • – Planeje o seu crescimento com metas;

O Plano de Marketing é uma ferramenta de grande importância para a definição das estratégias a adotar para vender seu produto e conquistar clientes, manter seu interesse e aumentar a demanda.

Neste momento demonstram-se os métodos que serão utilizados para comercializar os produtos, assim como o diferencial do produto para o cliente, política de preços, política de compras, projeção de vendas, canais de distribuição e estratégias de comunicação que serão utilizadas pela empresa.

Além de atividades que proporcionarão a interação com os clientes buscando respostas para melhoria contínua, defina:

  • – A área de influência do empreendimento;
  • – A área de influência é aquela que de alguma forma sofrerá ou exercerá influência sobre o empreendimento;
  • – A área de influência pode ser determinada através de ações como: a avaliação das vias de acesso ao local, a distância entre residências e empresa, entre outros;
  • – Faça uma caracterização do consumidor potencial da área de influência, demonstrando assim todo o tipo de público o potencial de consumo que a empresa pretende atingir.

Análise SWOT

É essencial a realização de uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para administrar uma padaria.

A Análise é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Exemplo de uma análise SWOT genérica de uma Padaria:

Forças:

  • – Produtos padronizados;
  • – Valorização do trabalho;
  • – Produto sempre fresco e em dia com a data de validade;
  • – Produtos com valor agregado;
  • – Alta variedade de produtos.

Fraquezas:

  • – Necessidade de treinamento;
  • – Alta concorrência;
  • – Valor de investimento;
  • – Marca desconhecida.

Oportunidades:

  • – Uso de modelos e ferramentas pré- avaliados;
  • – Localização privilegiada;
  • – Lançamentos de novos produtos;
  • – Capacidade produtiva.

Ameaças:

  • – Manutenção de equipamentos;
  • – Lançamentos de produtos pelos concorrentes;
  • – Linha de produtos dos concorrentes.

Planejamento Operacional

No planejamento operacional os aspectos locacionais descrevem características do local onde a empresa irá se instalar assim como dados técnicos da construção.

Por exemplo:

“O bairro escolhido é um dos que apresentam indicadores positivos de qualidade de vida. A faixa de renda da população, a infraestrutura, a topografia, o padrão das edificações, entre outros elementos, aponta para um público-alvo de classe média.

O projeto arquitetônico possui acesso fácil e perfil adequado ao seu tipo de negócio; a empresa terá uma área total de 200m² distribuídos em área de venda e produção”.

A capacidade instalada é a estrutura física, que descreve a capacidade de produção da indústria assim como a de cada funcionário.

“Em termos de área de produção, pesquisas apontam para uma venda média mensal, por m² de loja de R$ 1.200,00.

Já para os funcionários da produção, a produtividade média é de 850 kg/mês de produtos por funcionário. Na área de pães a produtividade pode chegar a 3 toneladas/mês por funcionário”.

Dicas de como manter um canal de comunicação eficiente em seu estabelecimento

Crie uma linha aberta de comunicação entre o gerente e/ou proprietário e todos os seus funcionários.

Ao permitir que haja um terreno para diálogo claro e igual, você pode receber feedbacks valiosos para melhorar a padaria de uma forma que você nunca pensou.

Além disso, permita que cada um dos seus funcionários lide com o trabalho para o qual foram designados sem micro gerenciar tudo, pois você pode acabar perturbando seus funcionários.

Estrutura administrativa e organizacional

A estrutura administrativa e organizacional de uma empresa tem a função de formalizar os níveis hierárquicos da empresa perante a definição de cargos.

Para uma melhor compreensão da estrutura da organização, é recomendável a elaboração de um organograma, no qual permitirá a visualização rápida e fácil dos diversos órgãos componentes da estrutura.

Para se ter melhor controle dos processos, a empresa, seja ela de grande ou pequeno porte, deve trabalhar com no máximo três níveis hierárquicos.

Dicas rápidas para você administrar uma Padaria

  • – Fique sempre atento quanto as finanças de seu negócio, certifique-se que a padaria opere sempre no azul.
  • – Manter a padaria viável é parte do trabalho de administrador que deve sempre querer manter os custos baixos e aumentar as receitas.
  • – Certifique-se de que os suprimentos estejam sempre disponíveis como farinha, ovos, leite e outros itens necessários.
  • – Busque sempre o mais alto padrão em todos os produtos comercializados.
  • – Do simples pão francês a um bolo de casamento, o responsável pela administração da padaria deve manter as engrenagens do negócio sempre girando e bem lubrificadas, além de lidar com as relações com clientes, para mantê-los satisfeitos em todos os momentos.
  • – Mantenha a padaria no mais alto padrão de segurança e sempre trabalhe para melhorar seu saneamento.
  • – Da limpeza regular a lavagem profunda procure estabelecer rotinas para que estas tarefas sejam feitas.
  • – O maior lucro de uma padaria está no portfólio de itens produzidos em sua cozinha. Quanto mais produção interna tiver sua padaria, maior será o lucro.
  • – Oferecer produtos sempre frescos a qualquer momento passará uma boa impressão para os clientes e irá motivá-los a comprar outros produtos que os atraiam cada vez que visitarem sua padaria.
  • – Inspire-se na história da região que sua padaria está instalada para posicionar seu negócio, ter uma identidade que dialogue com sua comunidade é um tremendo diferencial.
  • – Avaliar seus colaboradores com regularidade fará com que eles acreditem, absorvam melhor a cultura da empresa, fazendo aumentar a reputação da padaria, a autoconfiança dos funcionários e consequentemente o atendimento aos seus clientes.
  • – O treinamento dos funcionários é fundamental, não se esqueça que o atendimento, os colaboradores é a imagem da padaria. Os clientes precisam ter uma experiência mais agradável possível ao visitar seu estabelecimento.

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Sobre a Zanotti

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