Refrigeração por Evaporação? Saiba agora como funciona os Sistemas de Refrigeração.
A resposta é sim!
Inclusive, podemos testar esse sistema de refrigeração por evaporação em nós mesmos se molharmos uma parte de nosso corpo e a colocarmos contra uma brisa de ar.
Nesse momento, sentiremos uma sensação de frio nessas partes porque o calor depositado nelas é exalado e a água começa a evaporar, fazendo com que a temperatura caia.
Esse método de resfriamento pela retirada de calor se chama evaporação natural. E pode ser feita de duas maneiras: atingindo o objeto com vento seco ou reduzindo a sua pressão.
Nas duas circunstâncias, a transição entre os estados líquido e gasoso acontece por causa da troca de calor.
Se pararmos para pensar bem, a maioria dos métodos de refrigeração se fundamenta na exploração do calor potencial de um corpo para converter sua condição física.
Vamos dar outro exemplo: imagine um recipiente cheio d’água envolto com um pano úmido.
Quando o atingimos com uma corrente de ar seco, o pano começa a secar e a água se evapora, removendo o calor do recipiente.
A consequência disso é que a água que está dentro começa a esfriar.
Os refrigeradores frigoríficos fazem basicamente isso, porém, no lugar da água são usadas diferentes substâncias que têm o seu ponto de fervura menor do que o dela e evaporam mais facilmente juntamente com produtos químicos que tem o seu ponto de fervura menor que 0ºC, ou seja, em temperatura ambiente estão em estado instável, como o anidrido sulfuroso por exemplo.
Porém, tenhamos em mente que a evaporação natural não é o único método existente.
Refrigeração por Gelo
A refrigeração por gelo é conhecida por todos nós, e já vimos aqui no blog que foi o primeiro sistema para conservação utilizado.
Esse método era precário e tinha vários problemas: as temperaturas obtidas não eram ideais, o transporte e estocagem eram complicados, e o reabastecimento tinha ser feito toda hora por causa do derretimento do gelo.
Mesmo com esses impasses, o efeito frigorífico era obtido usando gelo juntamente com cloreto de sódio, potássio, ou cloreto de cálcio.
Podemos utilizar também o anidrido carbônico solidificado, o gelo seco, que tem uma grande vantagem sobre o gelo comum de agua congelada: ele transmuta do estado sólido ao gasoso sem precisar passar pelo estado líquido, deixando o local seco.
Expansão do Ar Comprimido
Com a revolução industrial e a invenção dos compressores mecânicos, foi possível obter refrigeração por outro método: expansão do ar comprimido. É onde se realiza retirada de parte da caloria do ar após sua compressão dentro de um recipiente.
Vamos exemplificar: você se recorda do que acontece com uma bomba de ar quando enchemos o pneu de uma bicicleta?
Exato!
Ela esquenta. Essa lógica também é válida para a operação inversa, ou seja, quando o ar comprimido sai, ele expande rapidamente e absorve a caloria do ambiente que o circula, produzindo assim o efeito frigorífico e a condensação de umidade.
Para realizar esse procedimento você precisa de alguns equipamentos: um compressor, um cilindro de esfriamento e uma válvula de controle.
Super Congelamento
Essas são apenas alguns dos métodos mais comuns para refrigeração. Um outro bem interessante é o supercongelamento já comentado aqui no blog.
Pronto!
Agora você sabe que é possível a refrigeração de um sistema ser feita pela evaporação, e ainda conheceu alguns outros métodos.
Tem alguma dúvida sobre o conteúdo? Sugestões? Deixa pra gente aqui nos comentários.
Entre em contato com o nosso departamento de projetos e tenha uma assessoria completa no seu negócio: (16) 3961-8800!