O transporte de alimentos e medicamentos que necessitam refrigeração é realizado através de caminhões equipados com esse sistema. As mercadorias requerem muito cuidado na realização do transporte.
1- Tipos de Cargas que necessitam Refrigeração
As cargas que necessitam de sistema de refrigeração para manter a temperatura adequada geralmente percorrem pequenas distâncias para que não comprometam a qualidade da mercadoria transportada.
– Perecíveis: frutas, carnes, laticínios, medicamentos, etc.
– Congelados: alimentos congelados em geral.
São poucas transportadoras que realizam esse tipo de serviço, além de serem bem segmentados, somam somente 3,6% do mercado nacional.
A grande vantagem de quem realiza esse tipo de transporte é que o valor agregado do frete gira em torno de até 50% a mais do que os outros tipos.
Porém, a responsabilidade do alimento chegar no seu destino final em ótimas condições, os riscos e o investimento desse ramo são enormes, como câmara fria, equipamentos de refrigeração, higienização constante dos veículos, aumento significativo do gasto de combustível devido ao sistema de refrigeração.
O transporte da carga congelada é realizada em caminhões baú refrigerados, para garantir a conservação, temperatura ideal, qualidade do alimento, armazenamento e manutenção.
Além de que, o trajeto para esse tipo de carga deve ser bem pequeno para não comprometer a qualidade da mercadoria. Para atuar nesse ramo deve-se ter competência, conhecimento e organização, assim poderá ter muito mais lucro.
2- Conservação da Mercadoria
O cuidado com os alimentos deve começar desde a produção, onde todas as etapas devem ser refrigeradas, como o armazenamento, transporte e a sua distribuição. Esse tipo de processo é conhecido no mundo todo como Rede ou Cadeia de Frio.
Dentre as maiores preocupações estão o manuseio, o acondicionamento, transporte e a embalagem das mercadorias. A embalagem deve ser obrigatoriamente de acordo com o alimento e suas condições especiais para transporte, dimensões e natureza.
Se essas questões forem cuidadosamente avaliadas, o índice de perda de produto reduz ao máximo, podendo ser nulos.
De acordo com as características de cada carga, identifique os cuidados necessários durante todo o processo, inclusive para manter a temperatura adequada durante a Cadeira do Frio.
3- Transportadora
A transportadora responsável pela locomoção dessa carga refrigerada não tem a obrigação de realizar a refrigeração inicial do produto.
As mercadorias já devem vir com a temperatura correta, afim de que a transportadora tenha a função de somente manter a sua temperatura ideal, para que conserve as suas características e propriedades naturais durante todo o transporte, que devem ser realizados em veículos isotérmico, refrigerados, frigoríficos ou caloríficos, dependendo de cada situação e de cada alimento.
O controle de temperatura devem ser preciso e adequados às normas específicas, inclusive para as cargas de perecíveis. Regulados pelo Acordo Sobre o Transporte Internacional de Produtos Alimentares Perecíveis, com o intuito de garantir as condições de consumo e toda qualidade natural da mercadoria.
3.1- Transporte Correto das Cargas
O transporte da carga é a etapa mais vulnerável de toda a mercadoria, devendo estar em sinergia com as condições de embalagem, armazenamento e preservação. Porém, para realizar esse tipo de serviço, é ideal ter veículos específicos que tenham espaço interno e ofereçam espaço para evitar dano às cargas, como a van, furgão ou caminhão.
A escolha do veículo é indiferente, o que importa são os ajustes necessários, revisões e visitas regulares ao mecânico para ter qualidade no transporte das mercadorias. A instalação do sistema de refrigeração deve ser realizado por empresas renomadas e com experiência no mercado.
Devem ser tomados alguns cuidados durante o transporte e para isso separamos algumas dicas de valor:
– Cabine deve ser separada do baú;
– Piso vedado;
– Paredes devem ser lisas;
– Estrados resistentes, impermeáveis, e facilitar a circulação do ar;
– Volumes de carga devem estar bem distribuídos;
– Higienização regular;
– Dividir as cargas de maneira que necessitem de uma mesma temperatura de conservação;
– Os caminhões com ganchos para que os alimentos não fiquem perto do chão.
Se houver algum pane, o motorista deve identificar o problema, para que a carga refrigerada esteja sob controle, sem risco de danificação, contaminação ou aquecimento.
4- Processo de Refrigeração e Congelamento
A refrigeração é a principal ferramenta para combater deterioração dos alimentos, e quando insuficiente ou desregular pode causar problemas na qualidade da carga, até mesmo a perda desses produtos.
A desidratação, desenvolvimento de microrganismos e queimaduras pelo gelo são os piores danos quando o sistema não funciona corretamente.
As técnicas mais eficientes para o armazenamento e conservação de cargas perecíveis são a Refrigeração e o Congelamento. Então, na hora de adquirir um produto, observe se o alimento está corretamente refrigerado e em boas condições.
– Refrigeração: Armazenamento temporário dos alimentos, com tempo de conservação menor. Porém, as propriedades naturais, sensoriais e nutricionais dos alimentos não são afetadas.
– Congelamento: Armazenamento mais duradouro, transformando a água em gelo e fazendo com que os produtos demorem muito mais tempo para se deteriorar.4.1- Absorção do Sistema de Refrigeração
O sistema de refrigeração instalado nos veículos de transporte de mercadorias podem sofrer com algumas fontes de calor ocasionalmente, porém, são capaz de absorver, são elas:
– Quando a temperatura do ambiente externo está elevada;
– Massas de ar quente no contentor de carga e em sua estrutura;
– Respiração dos produtos, por isso é de extrema importância a embalagem correta de cada alimento.
5- Temperaturas ideais
Cada tipo de alimento tem uma temperatura ideal para sua conservação, apesar de que deve ser levada em conta desde a sua confecção, pois o uso de temperatura incorreta acarretará na deterioração.
Para que os alimentos estejam resfriados, a temperatura ideal é entre 0ºC e 7ºC, e o congelamento total, abaixo de -18ºC.
Para cada tipo de alimento é aconselhável uma temperatura:
– Lácteos, como iogurte,queijos, leite, manteigas, margarina, de 0ºC a 5ºC.
– Carnes congeladas, igual ou menor que -18ºC. E quando frescas, aves e criação salsichas, de 0ºC a 5ºC.
– Peixes congelados, igual ou menor que -18ºC. E quando frescos, de 0ºC a 3ºC.
– Ovos frescos, de 0ºC a 15ºC, pasteurizados de 0ºC a 3ºC.
– Hortofrutícolas frescos de 7ºC a 10ºC. Congelados menor que -18ºC.
5.1- Ingestão de Alimentos Deteriorados
Os alimentos quando estão deteriorados causam problemas à saúde humana.
Quando os alimentos citados acima ficam expostos às temperaturas e condições inadequadas, falta de higiene ou até mesmo em temperatura ambiente, podem estragar e as bactérias podem causar intoxicação alimentar, entre outros sintomas desagradáveis, como mal estar, vômito e diarréia.
5.2- Fiscalização
A responsabilidade é de todos os envolvidos. A segurança da carga vai desde os produtores, transporte, até indústria e comércio.
A ANVISA, responde ao Ministério da Saúde, e tem como objetivo estabelecer as regras, avaliando as condições e monitora a qualidade dos alimentos para o consumidor final.
São realizadas visitas com frequência nos estabelecimentos e pesquisas feitas em laboratório para comprovar a qualidade do alimento.
6- Sistema de Refrigeração Frigorífico para Veículos
Os veículos de transporte geralmente usam um sistema de refrigeração mecânica, composto pelos elementos: compressor, condensador, válvula de expansão e evaporador.
Esse sistema é feito por meio de vapores, que permite a circulação contínua de líquido. Esse líquido, quando expandido e evaporado, faz com que o calor é retirado do ambiente.
6.1 Ciclos de Refrigeração
O sistema de refrigeração por meio de vapores é um ciclo e possui quatro etapas, são elas:
– Compressão: nele, o fluído refrigerante é comprimido na forma de gás. Com isso a sua pressão e temperatura aumentam e depois enviado ao condensador.
– Condensação: Quando o fluído chega ao condensador, a sua temperatura cai drasticamente, e passa para a fase líquida.
– Expansão: A válvula é responsável por controlar o fluxo do fluído, e enviar a quantidade correta ao evaporador, reduzindo a sua pressão.
– Evaporação: O fluído ao entrar no evaporador em forma líquida, passa pela fase gasosa ao absorver o calor do ambiente. E o ciclo se repete.
6.2- Câmaras Frigoríficas em Caminhões
O caminho percorrido entre a indústria e o comércio têm extrema importância para a conservação adequada dos alimentos durante esse transporte.
O sistema do baú refrigerado não é muito diferente, o necessário é que o compressor esteja sempre em movimento, para bombear o fluído. E para isso, existem várias técnicas. As principais são:
– Motor Diesel Independente: usa um motor próprio a diesel para a refrigeração, menor que os comuns.
– Direct Drive: usa o motor do veículo para refrigeração, e existem dois tipos, o com alternador ou correia.
Com alternador: o compressor é elétrico (ou mecânico com motor elétrico) e funciona quando o motor do caminhão movimenta um alternador com uma correia, gerando energia e ativando o compressor.
Com correia: o compressor é totalmente mecânico, e funciona somente através de uma correia, sem necessidade de energia.
– Sistema Eutético: depende do isolamento para qualidade e estabilidade da temperatura do baú. É muito utilizado para transportar comidas congeladas, em temperaturas muito baixas.
7- Logística de cargas refrigeradas e congeladas
Durante as etapas de transporte das cargas congeladas e refrigeradas, deve-se avaliar alguns pontos:
– Acondicionamento
Como já foi dito anteriormente, o acondicionamento é fundamental para preservar os produtos por completo.
– Veículo de Transporte
Deve estar em dia a revisão dos veículos de transporte, bem como deve ser regular a manutenção e higienização. Veículos e equipamentos com ótimas condições de uso garantem o transporte com eficiência e qualidade de serviço.
– Rotas
As rotas devem ser planejadas de acordo com que não haja riscos e menos possibilidades de complicações no decorrer do trajeto, garantindo assim a qualidade do serviço e transporte das mercadorias.
– Equipe
A equipe deve ser apta, treinada e qualificada para o recebimento do produto. Os profissionais têm que ser capazes que identificar qualquer avaria na mercadoria.
– Regulamentação
A Norma NBR 14701, com vigor desde 29 de junho de 2002, regulamenta o transporte de produtos alimentares e refrigerados, com critérios de procedimentos e temperatura com o objetivo da manutenção de temperatura adequada para cada tipo de carga.
8- Legislação
Como todo serviço e empresa, o transporte de cargas refrigeradas deve seguir algumas leis e normas técnicas para que o trabalho fique todo regulamentado. São elas:
Portaria nº91/94 (Condições ao controle de temperatura nos meios de transporte, armazenagem e depósitos de alimentos);
ABNT NBR 15.773 (Transporte refrigerado, equipamentos e dispositivos de armazenamento técnico);
Portaria CVS nº 15 da Vigilância Sanitária (Normatização do transporte por veículos de alimentos para o consumo humano).