Cardápio de Padaria: aprenda a estruturar e venda mais!

Você sabe a importância de uma boa estruturação do cardápio de padaria?

Ao montar uma padaria é preciso pensar em todos os detalhes, principalmente nos produtos que você oferecerá a seus clientes tanto no setor de comidas quanto de bebidas.

Os produtos vendidos em sua padaria são os responsáveis pelo sucesso e fidelização dos clientes. Até o momento em que o produto é entregue ao cliente, as pessoas passam por um longo processo que se inicia com o cardápio de padaria

Por isso, é muito importante pensar no desenvolvimento do menu, que necessita de bastante organização visual e esclarecimento de todas as dúvidas que os clientes possam ter.

Estruturar um cardápio de padaria é algo que aparenta ser simples, porém é necessário um profundo conhecimento do negócio e de todo o mercado de panificação.

É preciso saber o que os concorrentes estão fazendo para adequar a carta de maneira correta e melhor do que todos.

A princípio é preciso saber que o cardápio de padaria pode funcionar como uma boa estratégia de marketing para seu negócio.

1- Como fazer o planejamento do cardápio de padaria

Criatividade e persuasão são as características principais para pescar a atenção do consumidor no momento que ele está passando a vista pelo cardápio ou mesmo pelos letreiros que, costumeiramente, ficam acima do balcão de atendimento.

É preciso que todos os detalhes provoquem vontades em seu cliente.

Os produtos mais rentáveis devem ter uma posição privilegiada em seu cardápio, devem ser colocados logo no início do cardápio em posição de destaque.

Destaque itens específicos do cardápio de padaria:

É possível colocar uma caixa ao redor de determinado produto, uma fotografia próxima, ou um asterisco ao lado.

Também pode-se rotular itens como “Exclusivo” ou “Novo” para chamar atenção.

Criatividade nas descrições de menu do cardápio de padaria:

Nas descrições não apenas liste os ingredientes, use textos evocativos que criem interesse no cliente.

Os padrões de movimento dos olhos são importantes:

O caminho dos olhos das pessoas faz o caminho do topo da página para baixo ou do canto superior direito para o inferior esquerdo.

Descritores sensoriais:

No interior da padaria, trabalhar sempre os múltiplos sentidos, é uma excelente estratégia.

Isso também se repete no cardápio de padaria, usar palavras que remetam ao paladar e ao olfato é um bom método de conjugar o aroma, por exemplo, do ambiente, com palavras como “crocante” ou “quentinho” em seu cardápio.

2- Escolhendo os produtos do cardápio de padaria

A escolha dos produtos que serão colocados no cardápio de padaria deve ser meticulosamente pensada, levando em consideração desde a estrutura com a qual você conta em seu estabelecimento até a classificação dos produtos segundo a matriz que exemplificamos no artigo de Engenharia de Cardápio:

Estrela: Itens de alta rentabilidade e alta popularidade – procure deixar estes itens lucrativos e populares ou então estirpe-os de seu cardápio.

Cachorro: Baixa rentabilidade e baixa popularidade. Estes itens não têm lucros consistentes, no entanto é preciso dar especial atenção, pois mesmo não contribuindo com grandes lucros podem ser ganchos em seu cardápio.

Quebra-cabeça: Alta rentabilidade e baixa popularidade. Trabalhe sua posição no cardápio, faça promoções com ele, caso não consiga deixá-lo popular retire-o do cardápio.

Cavalo de corrida: Baixa rentabilidade e alta popularidade. Procure usar insumos mais baratos, elevar o preço ou mudar o processo de fabricação para aumentar a rentabilidade do produto.

2- Definindo o design do cardápio padaria

O sucesso de sua padaria depende de um bom planejamento, o mesmo acontece com o cardápio de padaria, todo seu negócio gira em torno dele.

A seguir temos algumas dicas para o desenvolvimento de um cardápio lucrativo e de qualidade.

Ele deve ser atualizado sempre que você julgar necessário, para isso leve em consideração a popularidade e a rentabilidade de cada um dos itens.

Analise o que é possível produzir com os equipamentos e mão de obra de sua padaria, sem deixar a qualidade e a lucratividade de lado. Talvez não seja possível armazenar toda matéria-prima necessária que um cardápio extenso demanda.

Cuidado para não perder a identidade ao compor seu cardápio com produtos muito aleatórios.

Atenção para o seu público-alvo, saiba quais os produtos mais demandados por ele e trabalhe sempre com máxima dedicação a estes.

Produtos sazonais não estão disponíveis o ano inteiro com qualidade e preço competitivo, portanto renove seu cardápio a cada 3 ou 6 meses, isso ajudará também a levar ao cliente experiências novas.

Mantenha sempre o carro-chefe, pode ser o pão francês, baguete, um bolo ou pão especial.

Por isso, se você quer preparar pães incríveis, preparamos um material completo pra você:

3- O design

O design do cardápio deve ser simples e ao mesmo tempo ter presente a personalidade do negócio.

Utilize adjetivos e dê destaque a tudo que julgar necessário. As descrições devem estar sempre legíveis e as fotos no cardápio devem traduzir a “vontade de comer com os olhos” dos clientes.

Além disso o design deve ser coerente com o estilo do seu restaurante. As cores utilizadas devem ser pensadas estrategicamente para a estética do cardápio.

Pode-se ou não utilizar as cores dos ambientes do estabelecimento, o importante é que ele represente a experiência de sua padaria.

Para uma leitura mais rápida o ideal é dividir os pratos por categorias, como por exemplo:
– Cafés
Quentes – com leite / sem leite / descafeinado
Frios – com leite / sem leite / descafeinado
– Sucos
– Vitaminas
– Bebidas (água, água com gás, refrigerantes, etc)
– Chás
Chás quentes
Chás gelados
– Pães
– Salgados
– Tortas
– Lanches
– Pratos rápidos
– Saladas
– Sobremesas
– Bolos
Bolo simples (fatias de bolo, bolo inteiro)
Bolo de festa (fatias de bolo, bolo inteiro)

4- Imagens ilustrativas

Logo após a descrição, ou ao lado direito, coloque uma foto ilustrativa do prato, isso costuma aumentar em até 50% o poder de venda, direcionando o cliente a consumir o determinado prato.

Cuidado com o amadorismo das imagens, se a foto for amadora não surtirá o efeito desejado. O cliente não gosta de ser enganado e receber na mesa um prato que não condiz com a imagem.

Conseguir brilho correto, textura e as cores dos alimentos perfeitas na fotografia darão um gigantesco diferencial para o seu cardápio.

O objetivo das imagens não é só ilustrar, é também despertar no cliente o desejo pelo prato.

5- Desperte emoções

Para deixar o seu cardápio mais rico faça uma descrição tentadora de seus produtos. Dessa forma você promove os itens e evita consultas desnecessárias aos garçons.

A descrição tem que ser mais criativa do que longa, no máximo três linhas. E apenas para os pratos que quer destacar, pois o nome do prato já deve ser autoexplicativos.

Deve-se buscar orientar o cliente e ao mesmo tempo é preciso “vender” o produto através da descrição.

Para atrair a atenção do cliente e estimular o consumo, toque seu lado emocional utilizando adjetivos para definir os pratos, a exemplo delicioso, saboroso, suculento, etc.

6- Trabalhando os preços no cardápio

Os preços devem estar visíveis, mas não em destaque!

É recomendado que os preços e cifrões sejam colocados discretamente no final da descrição de cada produto. Não se deve arredondar os preços.

Se o valor do prato é R$ 30,00, a sugestão é que se coloque R$ 29,80. Com isso, as pessoas terão uma percepção de que o prato é mais barato, ficando mais propensas a consumi-lo.

Para um novo perfil de consumidor a qualidade é mais importante que o preço, então antes de estabelecer os preços faça uma pesquisa para saber quanto o cliente está disposto a pagar em cada item oferecido em seu cardápio de padaria, nunca deixando de lado a qualidade.

Você pode numerar os produtos, assim será mais fácil para o cliente fazer o pedido, ou colocar um nome especial que traz uma identidade da casa. Porém, cuidado para não exagerar, nomes demais podem dificultar o reconhecimento do que se trata o produto.

7- Receitas artesanais

Produtos artesanais estão em alta, como também, as panificados artesanais, como por exemplo pães, roscas, biscoitos, bolos entre outros produtos típicos de padaria.

Aponte em seu cardápio os ingredientes diferenciados que o seu produto leva, como por exemplo, pães feitos com farinha integral, bolos de pecan, bolachas de grãos especiais etc.

Um cardápio que contemple produtos artesanais deve prezar pelo minimalismo, cores de tons sóbrios e fotografias dos insumos utilizados nestes produtos.

8- Dicas de produtos para o cardápio de sua padaria

A maioria das pessoas já experimentou o agradável aroma de produtos acabados de sair do forno em uma padaria.

Em uma época em que os alimentos embalados e congelados dominam a indústria de varejo, as padarias oferecem uma alternativa sempre fresca e uma grande variedade de alimentos deliciosos, por exemplo:

Pães:

Padarias produzem uma grande variedade de pães, entre eles centeio, italiano e recheados. Os pães são uma das formas mais antigas de comida no mundo e são feitos com uma mistura de farinha e água.

Outros ingredientes como sal, gordura, leite, açúcar, bicarbonato de sódio e fermento podem ser adicionados.

Pães vêm em uma variedade de formas e ingredientes como nozes, sementes e legumes.

Donuts:

São saborosas rosquinhas, muito populares nos Estados Unidos, que vêm, cada dia mais, ganhando apreciadores no Brasil.

Normalmente são doces e fritos, donuts vêm com um buraco no meio e com recheio de geléia, cremes ou o que a criatividade permitir.

Os donuts podem ser assados ​​em um forno em vez de fritos. Sua cobertura inclui o açúcar de confeiteiro e caramelo. Donuts de levedura são mais leves e macios.

Tortas:

Padarias vendem tortas como itens de sobremesa. Uma torta é um prato assado que consiste em camadas de massa folhada que formam uma casca e têm recheios doces.

As tortas também podem ser recheadas  com carne e vegetais. Algumas variedades tradicionais de tortas vendidas em padarias incluem maçã, morango, amora, cereja, creme e merengue de limão.

Doces:

Doces referem-se a assados ​​feitos com ingredientes que muitas vezes incluem manteiga, açúcar, gordura, farinha, fermento em pó e ovos.

Costumam possuir maior teor de gordura do que pães, incluem pequenas sobremesas e quiches.

9- Os melhores equipamentos para os melhores produtos

Usar equipamentos de alta performance dá aos produtos de sua padaria ainda mais qualidade, além de aumentar a produção e o lucro de seu estabelecimento, abaixo listamos alguns produtos que podem facilitar sua produção:

– Mesa de preparo;
– Fornos (saiba qual é o melhor forno para padaria);
– Amassadeiras, prepara grandes quantidades de massa;
– Cilindros, sovar massa e deixa mais homogênea;
– Batedeiras, prepara menores quantidades de massas, recheios, etc;
– Modeladoras, modela a massa com acabamento e sem desperdício;
Divisoras de massas, divide e enrola volumetricamente as massas;
– Assadeiras
– Balanças.

10- Produtos sazonais em seu cardápio

O cardápio de uma padaria pode mudar, ao menos no que se refere a alguns produtos, de acordo com estações do ano, principalmente no verão e no inverno, estações estas que a temperatura ou ficam mais altas ou mais baixas.

No verão o cardápio deve privilegiar sanduíches e sucos naturais. Antes mesmo de começar o verão há uma tendência em se buscar produtos light, advinda da preocupação com a forma física e a saúde. Isso sugere a elaboração de pratos leves, de fácil produção e alto valor agregado.

Busque padronizar a produção de sucos naturais, sempre utilizando a mesma quantidade de frutas, gelo e açúcar. No inverno, por sua vez, deve-se trabalhar mais com produtos quentes, como festivais de sopas, onde pode-se oferecer variados tipos de sopa em um sistema de self service.

11- Utilizando a tecnologia

As novas tecnologias podem substituir ou complementar seu cardápio, o cliente pode ter acesso a ele de diversas formas, pelo site, aplicativos ou através de um tablet disponibilizado pelo restaurante no lugar do cardápio de papel, com o qual ele poderá escolher e fazer seu pedido.

Através de alguns sistemas um pouco mais sofisticados é possível você saber exatamente o que está mais chamando atenção de seu cliente em um cardápio digital e trabalhar melhor a disposição dos itens.

Faça o cliente vivenciar essa experiência, uma vez que o uso do celular é muito comum o tempo todo.

12- Revise sempre seu cardápio

Faça uma análise da performance de seu cardápio a cada 30 dias, além de modificá-lo de acordo com a sazonalidade.

Fique sempre de olho em mudanças pertinentes. Ouça sempre sua equipe, são eles que têm contato com os clientes todos os dias, eles poderão lhe passar todas as impressões sobre o cardápio.

Cheque sempre a lucratividade e a popularidade dos itens de seu cardápio e, principalmente, certifique-se que seus colaboradores também estão inteirados quanto a classificação dos itens.

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Veja abaixo um vídeo de case de sucesso e entenda:

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