Quer montar uma Padaria e ser dono do seu próprio negócio com baixo investimento e muita lucratividade? Com esse artigo você vai aprender de forma detalhada, tudo o que você precisa e todos os passos a serem tomados sobre como montar uma padaria.
Afinal, quem não gosta do cheiro de pão quentinho?!
1) Identificando os tipos de Padarias
Conheça e identifique os tipos para montar a sua padaria de sucesso! Com o crescimento populacional e o avanço da tecnologia, os negócios vem se modificando para atender melhor os seus clientes e se destacar no mercado, incorporando novos serviços e diversificando a sua linha de produtos.
1.1 – Tipos de Padarias
Após os anos 90, as padarias no Brasil passam por transformações constantes. A partir disto, poderemos identificar vários modelos de padarias:
1. Padarias Artesanais:
São as padarias no estilo tradicional, onde toda a produção é feita no local e a venda é feita diretamente para o consumidor final. O carro chefe geralmente das Padarias Artesanais são os pães e confeitaria. Existem vários modelos de Padarias Artesanais, alguns deles são:
– Boutique:
São padarias pequenas, encontradas em regiões de alto poder aquisitivo e tem foco em vendas de itens sofisticados, como pães e doces finos e produtos importados.
– Serviço:
São padarias maiores, localizadas geralmente em regiões centrais das cidades, áreas de grandes circulações com escritórios, lojas, etc. Além dos produtos de panificação e confeitaria, oferecem serviços de fast food, lanchonete, entre outros.
– Conveniência:
São as padarias de bairros residenciais, e comercializam outros produtos além da panificação e confeitaria, estilo mercearia, que poupa os clientes de irem até ao mercado para comprar outros produtos.
2. Padarias Industriais:
São as padarias onde o foco principal é a venda dos produtos congelados, em larga escala, para indústrias, hospitais, lojas de conveniência, supermercados, etc. A produção das Padarias Industriais é sempre voltada para grande escalas, porém os clientes também podem consumir no local.
3. Padarias de Mercados:
São padarias que se encontram dentro de supermercados, lojas de conveniência onde a sua produção de panificados não é o principal foco. Alguns negócios não fazem a produção no local, compram o produto congelado.
Porém, o valor é bem mais baixo comparado com os demais tipos de padarias, ampliando a concorrência. É possível fazer vários modelos de padarias diferentes conforme o que você vai oferecer, tudo vai depender do modelo de negócio.
1.2 – Tipos de Clientes de Padaria
Antes de abrir em uma padaria, você deve conhecer o público-alvo a ser atingido. É extremamente necessário fazer uma pesquisa de mercado para conhecer melhor o mercado, juntando informações referentes às características demográficas, poder aquisitivo e ao comportamento em geral do seu futuro consumidor.
Assim, você poderá abrir uma padaria com os produtos e serviços certos para oferecer ao seu cliente. Porém, antes você deve decidir a localização.
1.3 – Localização
A localização é um fator muito importante para o sucesso do seu negócio. As padarias, inclusive, por ter um alto nível de consumo por toda a população brasileira, têm uma concorrência acirrada onde o seu desafio é vender produtos de boa qualidade e oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades dos seus clientes.
Ou seja, a localização da padaria define o perfil e as características de consumo dos clientes, os produtos de maior saída e procura, horários de maior e menor fluxo, dentre outros fatores importantes.
2) Estrutura de Padaria
Após escolher a localização e fazer o estudo de mercado, é hora de identificar qual tipo se enquadra e quais mix de produtos e serviços vai oferecer ao montar a sua padaria.
A sua estrutura é composta basicamente da área interna para depósito de matéria prima, administração, vestiário, cozinha e produção, copa; e área externa com espaço para exposição dos produtos, atendimento ao cliente, mesas e o caixa. Ou seja, organize toda a disposição de equipamentos, controles e ordem da produção, para poupar tempo.
A estrutura básica de uma pequena padaria é de uma área de 60 à 100m², um espaço que alie praticidade, higiene, espaço e local confortável para seus funcionários e clientes.
2.1 – Layout / Ambientação de uma Padaria
O layout deve atender todas as necessidades de demanda e conforto, tanto dos funcionários quanto de seus clientes ao montar a sua padaria.
Os produtos devem estar sempre bem organizados e sua disposição estratégica, os produtos básicos de muita saída na frente e os com valor agregado, como os importados, a serem descobertos pelos clientes, além de ser fundamental a facilidade de acesso às prateleiras das mercadorias e aos frigoríficos.
O ambiente de uma padaria deve ser sempre agradável, como por exemplo, com músicas calmas, decoração delicada, higiene e aconchego, fazem com que os clientes se sintam bem, tornando-os cada vez mais fiéis. Não esquecendo da iluminação e ventilação que devem ser adequadas para o ambiente.
2.2- Cores para Padaria
Ao montar a sua padaria, leve em consideração as cores mais comuns, são elas: verde, laranja e as neutras. As cores mais indicadas para padarias são as que incentivam inconscientemente a fome, e as que trazem a sensação de higiene.
2.3- Equipamentos: Móveis e Utensílios para montar sua Padaria
Para montar uma padaria, são necessários alguns utensílios e móveis básicos que vão variar de acordo com de acordo com a estrutura, demanda e produção do estabelecimento.
2.3.1 – Os móveis necessários para montar uma padaria são:
– Mesas e cadeiras para acomodar os clientes;
– Balcões (seco e estufa);
– Mesa de preparo;
– Prateleiras;
– Móveis e expositores para o salão.
2.3.2 – Utensílios básicos necessários para a produção:
– Fornos (saiba qual é o melhor forno para padaria);
– Amassadeiras, prepara grandes quantidades de massa;
– Cilindros, sovar massa e deixa mais homogênea;
– Batedeiras, prepara menores quantidades de massas, recheios, etc;
– Modeladoras, modela a massa com acabamento e sem desperdício;
– Divisoras de massas, divide e enrola as massas;
– Utensílios para confeitaria;
– Assadeiras;
– Balanças;
– Máquina de café;
– Freezers.
Além disso, equipamentos para a administração da padaria também devem ser adquiridos, como computador, telefone, impressora, etc.
3) Ideias para sua Padaria
Neste item, você poderá conferir ideias para montar sua padaria, nomes e sugestões para o seu cardápio.
3.1 – Como criar o nome da sua padaria
Crie nomes de qualidade e criativos com esses 7 passos a seguir:
1. Seja diferente: busque por palavras novas, e crie com conceitos e essência de acordo com a sua empresa, isso deixará o seu nome exclusivo e fácil de memorizar.
2. Crie nomes curtos: quanto menor, mais fácil de ser lembrado.
3. Siglas: se a sua ideia ficou muito grande, você pode abreviar a transformar em uma sigla.
4. Fácil leitura e pronúncia: o nome da sua empresa tem que ser lido e entendido na maioria dos lugares do mundo.
5. Nome sugestivo: quando o nome da empresa já remete ao que ela faz, isso torna-se memorável de uma maneira simples e objetiva.
6. Cultura: cuidado com nomes com significados diferentes em outras culturas.
7. Emoção: tente despertar a emoção que o produto passa para o cliente.
3.2 – Sugestão de cardápio/menu de uma Padaria
O cardápio/menu deve ser muito bem pensado e elaborado de acordo com o que seu público precisa, é o cartão de visita da sua padaria. Além de que, pode ser o diferencial do seu estabelecimento.
Como vimos nos itens anteriores, tudo deve ser planejado, e com o cardápio não iria ser diferente, não é mesmo?! A padaria vai girar em torno do seu menu, e não se esqueça, é sempre bom ter novidades. Os itens devem ser escolhidos de acordo com a estrutura, perfil, equipamentos, mão de obra, localização e público-alvo da padaria, para garantir sempre a qualidade, não perder seu estilo, ter lucro e evitar gastos desnecessários ou até mesmo perda de alimento.
Mantenha o carro-chefe da casa, produtos que mais vendem e os que tem uma boa margem de lucro. Fique atento aos produtos sazonais, por não estarem disponíveis o ano todo, essa tática equilibra os custos e o cliente sente que tem atualização sempre no cardápio, porém é bom renovar a cada seis meses, de acordo com a estação.
O visual e design do cardápio devem ter o estilo e as cores que associam a marca, representando a experiência do local. As fotos dos produtos devem ser de qualidade e realistas, isso aumenta em 50% do poder de venda. Afinal, o cliente não gosta de ser enganado!
3.2.1 – Divisão dos Produtos
Os produtos devem ser divididos por categorias, por exemplo:
– Cafés
Quentes – com leite / sem leite / descafeinado
Frios – com leite / sem leite / descafeinado
– Sucos
– Vitaminas
– Bebidas (água, água com gás, refrigerantes, etc)
– Chás quentes
– Chás gelados
– Pães
– Salgados
– Tortas
– Lanches
– Pratos rápidos
– Saladas
– Sobremesas
– Bolos
Bolo simples (fatias de bolo, bolo inteiro)
Bolo de festa (fatias de bolo, bolo inteiro)
As categorias devem ser adaptadas para cada tipo de estabelecimento como falamos acima.*
Hoje, as panificadoras além de vender os produtos convencionais, estão investindo cada vez mais em espaços de conveniência, oferecendo muitas opções de cafés, pizzas, lanches, sopas e até refeições completas de almoço e jantar.
Além do mais, os clientes buscam muito mais do que um pãozinho francês para o café da manhã. Invista em novidades! Pães com diferentes farinhas, fermentações e recheios, garantem diversidade e sofisticação para a padaria. A busca por produtos adequados para dietas saudáveis e equilibradas, intolerantes ao glúten e lactose, está cada vez maior.
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4) Equipe e horário de funcionamento de uma Padaria
A quantidade de profissionais na sua equipe está diretamente relacionada ao porte da sua padaria, nível de fluxo e de produção. Para uma padaria de pequeno porte pode-se começar contratando dois padeiros, uma ajudante de padeiro, dois atendentes para o balcão e dois caixas.
O quadro de funcionários deve ser suficiente para cobrir a escala de folgas e suprir todas as necessidades da empresa. Padarias têm seu horário de funcionamento geralmente das 6hrs às 22hrs, de domingo a domingo, inclusive feriados.
4.1 – Eventos na Área de Alimentação – Gastronomia, Panificação e Confeitaria
É de extrema importância o investimento constante em treinamentos e aperfeiçoamento dos funcionários, com cursos, palestras, workshops, para que estejam sempre por dentro das novidades.
4.1.1 – Eventos
O empreendedor, inclusive, deve participar de congressos, cursos e palestras direcionadas ao seu ramo. Conheça alguns eventos sobre gastronomia abaixo
– Congresso Internacional de Food Service
Evento: anual
Local: São Paulo-SP
– Feira do Varejo de Alimentos, Bebidas, Equipamentos e Serviços da América Latina- Super Rio Expofood
Evento: anual
Local: Rio de Janeiro – RJ
– Feira Nacional de Panificação, Confeitaria e Sorveteria – Minaspão
Evento: anual
Local: Belo Horizonte – MG
– Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação – FISPAL Food Service
Evento: anual
Local: Anhembi – São Paulo/SP
– Feira Internacional de Produtos, Embalagens, Equipamentos, Acessórios e Serviços para Alimentação – FISPAL Bahia
Evento: anual
Local: Salvador-BA
– Feira Internacional de Panificação e Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentação – FIPAN
Evento: anual
Local: Porto Alegre-RS
– Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria – CONGREPAN
Evento: anual
Local: São Paulo-SP
– Feira de Produtos e Serviços para Panificadoras, Confeitarias, Bares e Mercearias – Paranapão
Evento: Anual
Local: Curitiba-PR
5) Divulgação / Publicidade
Antes de inaugurar o seu negócio, desperte curiosidade e interesse. Faça uma festa ou evento de inauguração, distribua panfletos na região, faça promoções para que instigue as pessoas a ir conhecer o seu estabelecimento.
A publicidade é indispensável em qualquer tipo de negócio, e para que a padaria se torne cada vez mais conhecida, divulgue tanto em material online como em offline. A sua padaria tem que estar presente nas redes sociais e em sites, pois o acesso das pessoas à rede cresce permanentemente em grande escala, atingindo diversos públicos e do mundo todo.
Lembrando que a divulgação online quando feita de maneira correta apresenta custo relativamente baixo.
6) Procedimentos para montar uma Padaria
Os procedimentos necessários para formalização do negócio deve ser feita junto aos órgãos responsáveis.
A contratação de um escritório de contabilidade é indispensável, e é importante que ele entenda sobre os procedimentos de abertura de empresa no ramo alimentício, por ter várias exigências. Deve-se inclusive, fazer um planejamento e um plano de negócio.
Neste item você vai aprender as exigências legais, documentação necessária e como fazer um plano de negócio.
6.1 – Exigências legais e específicas
De acordo com o Sebrae, são também aplicáveis ao negócio de padaria as seguintes determinações legais:
Leis:
– Decreto-lei nº. 986, de 21 de outubro de 1969: institui normas básicas sobre alimentos diferentes tipos de resíduos na coleta seletiva.
– Lei 14.223/26/09/2006 e Decreto: 47950 – Dispõem sobre a colocação de cardápios na parte externa e sobre obrigatoriedade anúncios publicitários.
– Lei nº. 10.273, de 05 de setembro de 2001: É o decreto de proibição do emprego de bromato de potássio, em qualquer quantidade, nas farinhas, no preparo de massas e nos produtos de panificação.
– Lei nº. 12.560 – de 8 de janeiro de 1998: Que dispõe sobre a utilização de água filtrada na feitura da massa de pão, e dá outras providências.
– Lei nº. 6.437, de 20.08.77 e o Decreto nº 77.052, de 19.01.76, Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977: Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas e estabelece a necessidade da responsabilidade técnica.
– Lei nº. 12.389 de 11 de Outubro de 2005 – Dispõe sobre a doação e reutilização de gêneros alimentícios e de sobras de alimentos e dá outras providências.
Portarias:
– Portaria DINAL/MS nº. 09, de 23 de fevereiro de 1990 – Dispõe sobre os produtos passíveis de dispensa da obrigatoriedade de registro na DINAL.
– Portaria n. 003 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial de 10 de janeiro de 1997. Dispõe sobre a comercialização do pão francês, ou de sal, a peso (pesagem na presença do consumidor) ou unidades de peso nominal definido.
– Portaria n° 42 – CVS/MS de 14/01/98 (Legislação Federal) – Dispõe sobre a Rotulagem de Produtos Embalados.
– Portaria n° 146 / 2006 – INMETRO – Dispõe sobre a venda de pão por peso.
– Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1997: Aprova o Regulamento Técnico sobre “Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos”.
– Portaria nº. 370, de 26 de abril de 1999: É a portaria que libera o uso do aditivo INS 171 dióxido de titânio na função de corante para coberturas e xaropes para produtos de panificação e biscoitos, de acordo com a sua função corante e em quantidades suficiente para obter o efeito tecnológico necessário.
– Portaria nº 12 10/06 – Aprova o regulamento técnico de boas práticas. Estabelece critérios / procedimentos operacionais padronizados para produção de alimentos.
– Portaria nº 1428, de 26 de novembro de 1993: Aprova, na forma dos textos anexos, o “Regulamento Técnico para Inspeção Sanitária de Alimentos”, as “Diretrizes para o Estabelecimento de Boas Práticas de Produção e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos” e o “Regulamento Técnico para o Estabelecimento de Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ´s) para Serviços e Produtos na Área de Alimentos”.
Determina que os estabelecimentos relacionados à área de alimentos adotem, sob responsabilidade técnica, as suas próprias Boas Práticas de Produção e/ou Prestação de Serviços, seus Programas de Qualidade, e atendam aos PIQ\’s para Produtos e Serviços na Área de Alimentos.
Resoluções:
– Resolução RDC nº. 39, de 21 de março de 2001: É a que aprova a Tabela de Valores de Referência para Porções de Alimentos e Bebidas Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional.
– RDC nº 90, de 18 de outubro de 2000. Aprova o regulamento técnico para fixação de identidade e qualidade de pão.
– Resolução RDC nº. 91, de 11 de maio de 2001 – Aprova o Regulamento Técnico: Critérios Gerais e Classificação de Materiais para Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos constante do Anexo desta Resolução.
– Resolução.nº. 105, de 19 de maio de 1999 – Aprova os Regulamentos Técnicos: Disposições Gerais para Embalagens e Equipamentos Plásticos em contato com Alimentos. Resolução de Diretoria Colegiada.
– Resolução RDC nº. 216 da ANVISA, de 15 de setembro de 2004 – Em vigor dia 15 de março de 2005. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
– Resolução RDC nº. 275, de 21 de outubro de 2002 – Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/ Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores / Industrializadores de Alimentos.
– Resolução RDC nº. 360, de 23 de dezembro de 2003: Aprova Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional.
Além do cumprimento das exigências anteriores, é necessário pesquisar na Prefeitura Municipal a legislação aplicada ao negócio de Padaria/Panificação.
6.2 – Documentação
A documentação pode variar de cidade para cidade, porém, é necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:
– Junta Comercial;
– Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
– Secretaria Estadual de Fazenda;
– Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
– Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
– Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
– Corpo de Bombeiros Militar;
– Alvará de licença sanitária – Adequar as instalações de acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições físicas). Em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estadual e municipal fica a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.
6.3 – Plano de negócio
Através de um Plano de Negócio você define estratégias, organiza recursos e atribui papéis a cada pessoa que irá compor a sua equipe de trabalho, além de ser um documento que descreve o seu negócio e poder analisar a viabilidade da execução do projeto.
Os principais benefícios são: captar recursos financeiros, dar credibilidade para a empresa, organizar as informações e ideias e tem a possibilidade de conquistar novos sócios para o projeto. Ele tem como função principal proporcionar o entendimento completo do negócio.
6.3.1 – Como montar o Plano de Negócio de uma padaria?
Para começar a fazer um Plano de Negócio você deve responder:
– Qual é o seu negócio?
(descreva tudo, como é, qual a oportunidade, como vai ganhar dinheiro.)
– O que você vende?
(o que a empresa vende, como está vendendo e como está ganhando dinheiro.)
– Qual é o seu mercado?
(defina o seu público alvo, nicho de mercado que vai atuar, os competidores, as estratégias que vc vai usar para competir.)
6.3.2 – Passo a Passo
A partir disso, você deve seguir o passo a passo:
– Sumário Executivo – (Deve ser preenchido por último, ser simples e ter no máximo duas páginas, para despertar o interesse do leitor, destacando os pontos mais importantes e fornecendo uma visão geral do planejamento):
Descrição da Empresa
Diferenciais Competitivos
Missão
Perfil dos Empreendedores;
Produtos e Serviços
Mercado de Atuação
Localização
Investimento Inicial
Forma Jurídica
Enquadramento Tributário
– Análise de mercado
Essa análise te ajuda a compreender o mercado que você pretende atuar, identificando o nicho de mercado que pretende atender:
Quem está comprando? O que está comprando? Por que está comprando? Quais são seus hábitos de compra? Qual é a sua renda? Qual é o seu nível cultural? Onde moram? Qual o estilo de renda deles?
Após essa etapa, você deve decidir os seus canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação e política de preços.
Os concorrentes devem ser avaliados levando em conta todos os pontos acima e o seu posicionamento no mercado, pesquisando tudo sobre eles.
Para finalizar esta etapa, se informe sobre os fornecedores de seu negócio, busque todas as informações e anote tudo, mantendo tudo atualizado com contato, preços, condições de pagamento e de entrega de cada um deles.
– Plano de Marketing
Forma estruturada de como a sua empresa vai ofertar os produtos e serviços.:
Informe uma descrição completa dos seus produtos e serviços, qualidade e utilidade, como você vai se diferenciar dos seus concorrentes, detalhando as formas de divulgação da sua empresa.
– Plano Operacional
Define como a empresa vai desenvolver ou comercializar os produtos e serviços.:
Relacione os equipamentos que serão utilizados, a quantidade de pessoas e o tempo demandado por cada etapa.
– Plano Financeiro
É o resultado em números de todo o Plano de Negócio:
Se você concluiu que o negócio é viável, é hora de definir o investimento de implantação.
O investimento inicial levará em conta os seguintes pontos: Investimentos fixos, investimentos pré operacionais, capital de giro e demonstrativo de resultados.
Permite calcular o ponto de equilíbrio, que é o faturamento mínimo para a empresa não ter prejuízo, conhecer o prazo de retorno do investimento e conhecer a lucratividade da empresa.
Fazer um Plano de Negócio bem feito é importante, pois você terá em mãos informações valiosas que vão te trazer vantagens competitivas. Para isso é necessário, junto com o contador contratado, vocês façam esse modelo em PDF de Plano de Negócio feito pelo SEBRAE.
7) Quanto custa montar uma padaria?
De acordo com o Sebrae, o custo para abertura de uma panificadora pode girar em torno de R$ 110 mil. Este valor pode ser maior ou menor, dependendo do tipo de padaria no qual você deseja investir.
Quando for calcular o capital que será preciso para abrir a sua padaria, seja detalhista e não deixe de levar em conta o custo de todos os itens, incluindo a reserva necessária para os primeiros meses, chamado de capital de giro.
O retorno do investimento deve vir entre 2 e 3 anos, e a rentabilidade de uma padaria gira em torno de 13%.
8) Cases Padarias de Sucesso no Brasil
Neste item vamos mostrar as Padarias Famosas de cada estado do Brasil:
– Panificação Brasília (Arapiraca – Alagoas)
– Panificadora e Confeitaria Serpan (Manaus – Amazonas)
– Pão da Vida Delicatessen (Macapá – Amapá)
– Perini (Salvador – Bahia)
– La Boulangerie (Brasília – Distrito Federal)
– Padaria e Confeitaria Monte Líbano (Vitória – Espirito Santo)
– Panificadora Santo Pane (Catalão – Goiás)
– Padaria Vitapão (São Luís – Maranhão)
– Padaria Trigopane (Belo Horizonte – Minas Gerais)
– Confeitaria Colombo (Rio de Janeiro – RJ)
– Padaria Sabor do Pão (Natal – Rio Grande do Norte)
– Barbarella Bakery (Porto Alegre – Rio Grande do Sul)
– Padaria O Padeiro de Sevilha (Florianópolis – Santa Catarina)
– Panificadora Pandoro (Aracajú – Sergipe)
9) História da Padaria
Você sabia que a primeira padaria do mundo foi em aproximadamente 3.000 antes de Cristo no Egito?
Pão – Alimento Básico da População
Era localizada na cidade de Gizé, no Egito, onde hoje encontramos monumentos da Esfinge e da Grande Pirâmide. Segundo os historiadores, naquela época, o pão servia como alimento básico da população e também era servido de oferenda aos deuses, inclusive, utilizavam o pão como salário, por exemplo, um dia de trabalho por 3 pães.
O pão segue os passos do homem desde a antiguidade. Há milhares de anos antes de Cristo já eram fabricadas broas de farinhas diversas, assadas sobre pedras quentes. Sem forma definida, o pão era achatado, seco e duro, precisando ser imerso na água para o consumo. Ao passar dos anos, foi se tornando panificável pelos egípcios com os fornos de barro e a fermentação.
Padarias
Foi em 140 a.C., aproximadamente, na Itália, que as padarias começaram realmente a tomar forma. Foram instalados os primeiros comércios de pão e inauguradas as primeiras escolas de padeiro, que era uma profissão muito prestigiada pela sociedade romana.
No Império de Júlio César existiam mais de 400 padarias em Roma, pois quanto maior a distribuição que o imperador realizava, mais poder e popularidade ele tinha. Para manter a qualidade dos pães, foram feitas algumas leis e regulamentos para serem seguidos em sua fabricação. Depois da queda do Império Romano, em 250 a.C., o comércio de panificação se tornou escasso devido à crise, mas veio a se reerguer no século XII, com isso, padarias foram instaladas nas ruas dos burgos e nas cidades, e a partir daí, foram evoluindo e ganhando o mundo.
Evolução da Panificação
A França, no século XVII, começou a se aprimorar na receita original dos pães, dando origem a vários tipos. Com isso se destacou mundialmente no ramo por contribuir para a evolução da panificação, pois o pão francês pode ser encontrado em todo o mundo até hoje devido às suas características de ter um gosto suave e crocante.
Invenção dos Fornos
No Brasil, o comércio de pães e trigos estabeleceu-se em 1835 no Rio de Janeiro. Após 37 anos, com a invenção dos fornos à gás na Inglaterra, as padarias foram se modernizando cada vez mais. Porém, foi somente em 1915 que a industrialização chegou com tudo às panificadoras de todo o mundo.
As padarias, desde os anos 90, estão em transição. Buscando sempre se adaptar às novas tecnologias e os dias corridos da população. Isso faz com que ofereçam um grande mix de produtos, podendo até ser confundidas como um mini-mercado ou conveniência para atrair ainda mais os consumidores.
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