Administrar corretamente uma Loja de Conveniência é um processo de organização, planejamento, assegurando a liderança e o controle do trabalho de toda a equipe.
Para isso, vamos ajudar você a aumentar a performance da loja de Conveniência e melhorar muito mais o resultado do seu negócio:
1- Organize e planeje o todo o ambiente da loja;
2- Analise a localização das mercadorias e gerencie as categorias;
3- Invista na exposição das mercadorias e no merchandising;
4- Treine a sua equipe continuamente e cultive seus clientes.
Através destes 4 principais fatores, deve-se transformar o processo de compras de produtos planejados, em uma compra de produtos planejados e não planejados, tanto por impulso como por promoção.
No nosso artigo anterior de Como montar uma Loja de Conveniência, ensinamos todos os passos de como ter muito sucesso com o seu negócio. Confira!
DICA: O segredo do varejo – os 6 certos:
o PRODUTO certo
na HORA certa
no LUGAR certo
com o PREÇO certo
com a EXPOSIÇÃO e LOCALIZAÇÃO certa
para o PÚBLICO certo
Esse método visa reduzir os custos tendo apenas o estoque no nível necessário para seus clientes.
1. Organização e Planejamento da Loja
A organização da loja e o planejamento dos produtos no ambiente devem ser bem executados. Em uma loja de conveniência, o sentido do merchandising que mais se evidencia é a visão, com 83%.
Fique atento!
Existem muito fatores que bloqueiam a compra por impulso:
Desorganização;
Os extremos (pouco ou excesso de produtos expostos);
Cheiro ruim no estabelecimento;
Temperatura desconfortável;
Som inadequado;
Falta de higiene, entre outros.
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2. O Gerenciamento de Categorias
O modelo de administração de gerenciamento de categorias é baseado no conhecimento do cliente. Assim, cada categoria de produto é gerenciada como uma unidade estratégica de negócio.
Os grupos de categorias tem o objetivo de aumentar o lucro e as vendas, além de agregar muito mais valor ao consumidor final. São eles:
– Destino
– Rotina
– Sazonal
– Conveniência
– Nicho
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3. Merchandising
O Merchandising no ponto de venda tem várias funções.
Além de atrair muito mais a atenção do consumidor e aumentar o fluxo da loja, aumenta as vendas por impulso e o giro dos produtos no ponto de venda – PDV.
Cria também o elo entre a propaganda e o produto, atrai novos consumidores porque o produto é apresentado de forma mais atraente, facilitando o atendimento dos funcionários e os fornecedores.
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4. Treinamento da Equipe
Lembre-se que o desempenho dos seus funcionários reflete diretamente no resultado do seu negócio.
O funcionário deve:
01- Ter agilidade no atendimento,
02- Ser cordial,
03- Ter o conhecimento de todo mix de produtos e de todos os serviços realizados pelo posto,
04- Ser pró-ativo.
O funcionário satisfeito e bem treinado atrai muito mais clientela, pois se tornar perceptível na qualidade do atendimento.
É importante o investimento em treinamentos constantes, recompensas, bonificações e outras estratégias que beneficie o bom funcionário.
5. Clientes
Observe a clientela e levante informações sobre o consumidor, pois traçando o perfil, conseguirá atingir rapidamente seus futuros consumidores.
Através dessa análise, poderá perceber qual a real necessidade do consumidor, classe social, desejos, idade, etc.
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6. Gestão Financeira e Automação da Loja de Conveniência
Gestão financeira é o conjunto de ações e procedimentos administrativos relacionados com:
– Planejamento;
– Execução;
– Análise;
– Controle das atividades financeiras.
O propósito dessa gestão financeira é obter o máximo de resultados e lucros na loja de conveniência.
Incluir um sistema de gestão que vise controlar a área financeira e tributária do estabelecimento é importante para o sucesso na administração e bom funcionamento da loja, é um investimento que vale a pena.
Busque melhorar sempre o desempenho de todos os fatores como um todo, a automatização facilitará muito esse processo.
7. Administração do Controle do Estoque
A administração do controle do estoque da loja de conveniência deve ser feita por pessoas diferentes do financeiro para ter mais controle de toda a papelada, que não é pequena.
São elas:
01- Notas de entrega e fornecimento das mercadorias (entrada de produtos);
02- Ordens de compra, recibos e notas fiscais
03- Notas de retorno/devolução
04- Requisições e notas para saída de produtos
05- Utilize sistemas para ter controle da entrada, saída de mercadorias, consulta de preços e quantidade de estoque. São automações extremamente úteis, por realizarem baixa automática do estoque e agiliza o processo de venda.
O processo de atualização de dados deve ser muito preciso para não ter chances de erros nos cálculos, a dica é aderir um sistema de gestão empresarial logo no começo do negócio.
Assim, é possível identificar os produtos que mais vendem, serviços mais prestados, e quais mercadorias geram mais lucro. Inclusive, o planejamento das compras, o controle do giro de estoque é muito mais preciso e permitirá a resolução de possíveis problemas com fornecedores.
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