Câmaras Climáticas

câmara climatica

As Câmaras Climáticas são equipamentos usados em vários segmentos industriais, como farmacêutico, alimentício e instituições de pesquisa, como as universidades e laboratório.



O que são Câmaras Climáticas?

Essa máquina tem o principal objetivo de simular condições de temperatura e umidade suportadas por alimentos, comprovando a sua durabilidade, realizando testes com diversas variações de temperaturas e umidades, pois a partir destes ensaios climáticos é possível verificar quais são realmente as suas fragilidades.

Além disso, é utilizada para ensaios de calibração, pesquisas sobre conforto térmico, estudo de estabilidade de produtos farmacêuticos, etc.

O modo como funciona ou até mesmo a vida útil de um produto, pode ser influenciada pelas condições do tempo e de umidade.

Para avaliar essas possibilidades que podem ocorrer durante a sua fabricação, transporte, armazenamento e de uso, são realizadas várias simulações de condições climáticas.

Assim, pode-se identificar se há melhorias a serem feitas antes de tal produto ir para o mercado.

Suas principais aplicações são em:

– Aeroespacial

– Alimentícia

– Automotiva

– Eletrônica

– Farmacêutica

– Militar

– Nuclear

– Petróleo e Gás

Descrição de Câmaras Climáticas

– Estabilidade de curta, média e longa duração
– Alta durabilidade
– Facilidade de higienização
– Rápida e fácil instalação, com baixo investimento para adequação da área onde vai se localizar
– Aproveitamento interno em relação à sua área de ocupação
– Precisão no controle de temperatura e umidade
– Baixo consumo de água e energia elétrica
– Baixo nível de ruído
– Equipamento projetado para atender todos os critérios da indústria farmacêutica e normativas da ANVISA.
– Acabamento Externo: Aço carbono com tratamento anticorrosivo e pintura eletrostática em pó

Câmaras Climáticas em Padarias

No ambiente de padaria, esse equipamento é muito conhecido por facilitar a vida de todos!

A câmara climática é utilizada para conservar a massa do pão. Ao fazer a massa, o padeiro coloca na máquina e faz a  programação. O equipamento, primeiramente, esfria a massa do pão em 10ºC e suspende a fermentação.

E quando ele for assar, o climatizador só inverte a temperatura para a fermentação recomeçar, e a massa vai estar pronta pra assar após 1h30min.

Essa máquina possibilita a fabricação de uma larga escala de massa, e estoca, suspendendo a fermentação e mantendo as qualidades naturais do alimento, além de otimizar a mão de obra.

Qualificação de Câmeras Climáticas

Construídos para testes de estabilidade curta, média e longa duração e desenvolvidos de maneira correta para atender todos os critérios que são exigidos pela Anvisa.

Devido à isso, é de extrema a importância a realização da Qualificação de Câmaras Climáticas, que tem a função de verificar se todas as normas de segurança e eficiência exigidas, estão sendo cumpridas, e assim poderão permanecer no mercado.

Os equipamentos devem desempenhar todas as suas funções corretamente, de acordo com todos os critérios que são pré-determinados, podendo gerar resultados precisos e de qualidade.

Processo de Qualificação

Nesse processo são avaliadas todas as condições ambientais encontradas por todo interior do equipamento para verificar se está funcionando corretamente.

Os resultados devem ser positivos, e a máquina deve-se encontrar dentro de todas as normas nacionais e internacionais, bem como parâmetros esperados pelo fabricante, tais como: Anvisa, FDA, ISO, ABNT e RDC’S.

Características de Câmeras Climáticas

As principais características das câmaras climáticas são que em seu funcionamento completo, possuem baixo volume de consumo de água e energia elétrica.

As configurações mais comuns de Câmeras Climáticas são uma com acabamento externo em aço carbono pintado, e outra em aço inox escovado.

Sua estrutura interna tem acabamento e fabricação em aço inoxidável AISI 304 e AISI 430 e isolamento térmico de poliuretano expandido rígido de alta densidade, interiço e sem emendas.



São de alta eficiência energética, ou seja, um baixo consumo de energia, além de possuir uma grande resistência mecânica de sua estrutura.

Esses equipamentos podem ser usados em panificadoras, padarias, etc, garantindo um desempenho até em climas quentes, onde a temperatura pode chegar até  43ºC.

Características Técnicas

– Possui sistema exclusivo de umidificação para não danificar a embalagem do produto
– O sistema de refrigeração é ecologicamente correto, livre de CFC
– Isolamento térmico
– Porta com vedação em silicone
– Garante a integridade do produto com o sistema de proteção contra elevação de temperatura
– Controle de leitor de temperatura via sensor
– Leitor de umidade via sonda capacitiva
– Porta interna possui vidro temperado para verificar o experimento
– Porta externa com sistema de trava e chave
– Sistema de umidificação de fácil acesso para limpeza
– Flexibilidade de tamanhos de 150 à 1.200 litros
– Alarme sonoro e visual

Manutenção das Câmaras Climáticas

Como todos os equipamentos, a manutenção deve ser feita periodicamente para evitar o desgaste prematuro de peças.

Além disso, verifique se o cordão de alimentação está danificado, se estiver, deve ser substituído pelo fabricante ou serviço autorizado que fará com que você previna acidentes.

Não se esqueça de manter as câmaras sempre higienizadas, e ao terminar de usá-las, retire o plug da tomada. Segue algumas recomendações para a limpeza:

– Não utilizar materiais de metal, como facas, para não estragar as partes de aço

– A limpeza externa deve ser feita com um pano úmido e sabão neutro. Não abuse da água, pois pode provocar um curto circuito e danificar o equipamento.

– Limpe sempre após usá-la

 

Entre em contato com o nosso departamento de projetos e tenha uma assessoria completa no seu negócio: (16) 3961-8800!

Avalie o post:

[kkstarratings]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima