Adegas Climatizadas Residenciais e Comerciais

0 Comentários

Adegas Climatizadas Personalizadas: aprenda tudo sobre o que pode influenciar no armazenamento de vinhos. Além de dicas sobre decoração deste ambiente.

Adegas climatizadas e personalizadas são ambientes apropriados, projetados para o correto armazenamento de vinhos, contribuindo e controlando seu processo de envelhecimento, levando ainda em conta todos parâmetros intrínsecos à sua correta conservação.



Esse tipo de armazenamento está ficando cada vez mais comum, tanto em ambientes residenciais, quanto em comerciais, por ser um local agradável para frequentar com a família, amigos, e por compor esteticamente o ambiente.

Nas residências, são comuns em ambientes fechados, dispensa, churrasqueira, varanda gourmet ou até mesmo integrado à cozinha ou a sala de estar.

Em restaurantes, as adegas climatizadas costumam ficar em evidência no salão para agregar na decoração. 

Para a instalação de uma adega climatizada é necessário estudar todo o espaço, luminosidade, temperatura, entre outros fatores que influenciam na qualidade de armazenamento do seu vinho.

É de extrema importância que esse ambiente tenha isolamento térmico, acústico, e ainda possua temperatura e umidade controladas. É com o intuito de atender a esses detalhes que o painel isotérmico é empregado.

Alguns itens que devem ser levados em consideração na hora de construir uma adega climatizada:

Espaço Ideal

O espaço ideal para a instalação de uma adega deve ser escuro e livre de luminosidade direta, pois podem prejudicar a guarda dos vinhos.

O tamanho do espaço vai depender de quantas garrafas você pretende armazenar, mas é possível ter uma adega climatizada a partir de um metro quadrado.

Clima e Umidade

A temperatura ideal para o armazenamento de vinhos vai variar de acordo com o tipo do vinho e suas especificidade.

Em geral, para os tintos é de 15 à 18 graus célsius, para os brancos entre 10 e 12 graus e os espumantes cerca de 8 graus.

Nas adegas climatizadas e planejadas, existe a possibilidade de ter várias temperaturas divididas pela adega, de acordo com a sua necessidade e com o gosto do cliente.

Lembrando que a umidade também é um fator importante que deve ser controlada, pois se inferior à 60% e 70% podem ressecar as rolhas.

Quando isso acontece, oxidam os vinhos, perdem as suas qualidades naturais e atrapalham sua maturidade.

Indicamos que as adegas não tenham um pé direito superior à 2,3 metros, pois terá um menor espaço para refrigerar e umidificar, ajudando a reduzir o consumo de energia.

Iluminação

A iluminação, como já dito anteriormente, é crucial para a conservação adequada da bebida.

A luz e o calor podem estimular reações químicas nos vinhos, inclusive, retardar ou acelerar a sua maturidade e fermentação. O ideal é que as adegas tenham iluminação indireta de luz de LED, por não liberar o calor e não interferir no envelhecimento.

Posição dos Vinhos

Para a conservação ideal da bebida, é necessário que as prateleiras ou suporte dos vinhos mantenham as garrafas deitadas para ter contato constante com a rolha, contribuindo para a conservação do vinho.

Revestimento e Acabamento das Adegas Climatizadas

Após seguir esses passos anteriores, você terá uma adega totalmente protegida, então os revestimentos e os acabamentos serão apenas pela decoração e estética.

Decoração para Adegas Climatizadas

A decoração para as adegas climatizadas é realmente muito extensa, com várias opções de equipamentos e móveis, ferragens diferenciadas, garrafeiras, aparadores, balcões, mesas, poltronas, cadeiras, etc.

Os objetos mais utilizados na decoração são:
– quadros de vinhos,
– garrafas,
– cartazes de marca e fabricantes,
– estátuas, utensílios e acessórios,
– garrafas vazias de vinhos especiais com design diferente,
– bandejas de prata ou cobre,
– barris vazios de madeira, além de vários suportes com formatos diferentes.

O segredo é usar a sua imaginação!

Existem também vários tipos de estilos para decorar a sua adega, aqui são eles:

– Moderna

É um estilo que visa o funcional, universal, impessoal e o atemporal.

Móveis modernos com acessórios atuais, copos e taças diferentes, além de uma coleção de rótulos… isso tudo já é uma decoração e tanto para a sua adega.

Transforme esse ambiente em um espaço agradável para confraternizações, degustando um bom vinho e queijos.

– Rústico / Vintage

É um estilo muito apreciado por ser simples e encantador, além de ser criativo, exótico e elegante, pois compõe uma ambientação voltada para a natureza.

Para esse tipo de estilo, busque um design com inspiração natural, que dê a impressão de “construção inacabada” e antiguidade.

Tijolos à vista, detalhes e prateleira em madeira escura, pedras, cimento e sem pintura.

É um estilo charmoso e encantador, e você poder personalizar com os acessórios de acordo com a sua personalidade.

– Minimalismo

É um estilo que tem como real importância somente os elementos essenciais.

O importante nesse estilo no caso da adega, é evidenciar os vinhos, use poucos acessórios.

Nesse tipo de adega se concentra em apenas para armazenamento da bebida, e não possui espaço para convivência ou objetos de decoração.

– Eclético

Esse estilo é a junção de vários designs com a sua personalidade, unindo expressão, criatividade e liberdade de ideias.

Abusar das cores, utensílios e objetos decorativos variados, poltronas, cadeiras e mesas diferentes e etc. Fuja do convencional!

Dicas gerais

O armário deve ser com portas de vidro de abrir que oferecem mais vedação que as de vidro de correr, assim vai manter a temperatura e economizar energia.

Se for construir sua adega próxima à lareira ou churrasqueira, afaste 50cm à 1 metro. Assim vai evitar a transmissão de calor.

As dispensas, por mais que não sejam tão visuais, são ótimos espaços para a construção de uma adega.

Por ser um local escuro e ter uma temperatura mais amena, fazendo com que gaste menos energia.

Dentro da adega, pode ser construída também uma bancada ou então colocar mesas, cadeiras e poltronas.

Transformando assim, o ambiente em um espaço aconchegante e agradável para reunir família e amigos, a fim de apreciar os vinhos e uma boa conversa.

Transforme a sua casa ou o seu restaurante em um ambiente deslumbrante e encantados com a sua adega de vinhos!

 

Entre em contato com o nosso departamento de projetos e tenha uma assessoria completa no seu negócio: (16) 3961-8800!

Avalie o post:

Adegas Climatizadas Residenciais e Comerciais
5 (100%) 5 votes

Resumo
Adegas Climatizadas Residenciais e Comerciais
Nome do artigo
Adegas Climatizadas Residenciais e Comerciais
Descrição
Adegas Climatizadas Personalizadas: aprenda tudo sobre, decoração, fatores influenciadores e dicas.
Autor
Nome do autor
Zanotti Refrigeração
Logo do autor
Facebook Comments

A Zanotti Refrigeração é uma empresa com 60 anos de história especializada na comercialização de equipamentos e utilidades domésticas para cozinha industrial e representante autorizada das principais e melhores marcas do mercado para os segmentos do setor gastronômico, tais como cozinhas industriais, bares, restaurantes, padarias, açougues, empórios, cafeterias, franquias, supermercados, sorveterias, lojas de conveniências, entre outras.

Sobre a Zanotti

sobre a Zanotti

Somos especialistas na comercialização de equipamentos e utensílios para cozinha industrial, fabricação de painéis isotérmicos em EPS, além de montagem de projetos e consultoria para a criação e gestão de negócios do setor gastronômico como: franquias, lojas de conveniências, supermercados, lanchonetes, bares, restaurantes, padarias, açougues, sorveterias, entre outros.

Assessoria Projetos Zanotti

Inscreva- se em nossa newsletter!

Posts relacionados

0 Comentários

Deixe um Comentário