Posto de Gasolina é um excelente negócio com retorno de investimento garantido devido ao grande números de carros transitando pelas ruas que cresce a cada dia.
Os combustíveis são necessários em diversos segmentos, o que os tornam a base da indústria de automóveis.
Quando aliado à lojas diversas, lojas de conveniência e restaurantes, se tornam ponto de encontro e podem ser muito lucrativas.
Confira nesse artigo: Como Montar do zero um Posto de Gasolina!
01- Postos de Gasolina
Postos de Gasolina são empreendimentos no ramo de prestação de serviços que tem o objetivo de vender o combustível para abastecer os veículos, troca de óleo e etc.
1.1- Tipos de Combustível
Os 10 tipos de combustíveis que podem ser comercializados em postos de gasolina são:
– Gasolina comum: é o combustível derivado do petróleo mais conhecido no Brasil.
– Gasolina aditivada: gasolina comum que possuem em sua fórmula detergentes dispersantes para gerar a limpeza, aditivos para facilitar a lubrificação dos componentes e melhora o desempenho do motor.
– Gasolina premium: possui menor quantidade de etanol na sua composição, proporcionando alta performance para os veículos.
– Gasolina formulada: é uma gasolina misturada mais barata e de baixa qualidade.
– Diesel: combustível econômico mais consumido no Brasil.
– Diesel S-10: combustível menos nocivo ao meio ambiente.
– Diesel aditivado: diesel que possui aditivos, como a gasolina aditivada.
– Diesel premium: é um combustível parecido com o diesel aditivado, só que tem em sua composição um número maior de cetano, gerando melhor desempenho e agilidade.
– Etanol: produzido no Brasil através cana-de-açúcar. É rapidamente consumido, mas gera maior aproveitamento do potencial do motor.
– Etanol aditivado: é um combustível parecido com o etanol comum, porém tem aditivos que fazem a limpeza e protegem os bicos e sistema de injeção.
– GNV / Gás Natural Veicular: proveniente do gás natural ou do biomeato, onde seu componente principal é o metano. Esse tipo de combustível gera menos poluição.
02- Localização
Para um posto de gasolina ter sucesso deve estar próximo a ruas e avenidas de muito movimento.
Independente de ser bairros com habitantes de baixa renda, por ser um produto consumido por qualquer pessoa que possua veículo de transporte.
Leve em consideração os principais fatores para escolher a localização adequada:
– Segurança para os seus clientes e funcionários;
– Grande movimentação diária de veículos;
– Boa iluminação;
– Espaço adequada para a entrada e saída de veículos;
– Facilidade de acesso para todos os tipos de veículos que vão usufruir do seu produto e serviço.
Porém, deve-se estar atento ao aval do Plano Diretor Urbano (PDU) e da Prefeitura de sua cidade.
Pois existem leis determinantes para a localização dos ramos de empreendimento devido a periculosidade do combustível.
Se a localização escolhida não estiver à venda, não é uma boa ideia, pois pela construção ser de grande porte e de alto investimento por envolver muitas tubulações subterrâneas.
É interessante que o ponto do seu negócio seja comprado.
03- Escolha da bandeira
Ao montar o seu posto de gasolina, você deve decidir entre uma distribuidora específica ou não adotar nenhuma.
– Bandeira da Distribuidora:
É a melhor opção, pois a distribuidora vai fornecer e custear todos os subsídios necessários para a construção e manutenção. Porém, só poderá vender os produtos da marca dessa empresa.
Antes de tudo, analise a duração do contrato e o valor de tudo o que está envolvido, como recursos, fluxo de preço e metas.
Quando você escolhe uma distribuidora específica, você se torna franqueado dessa bandeira.
– Bandeira Branca:
É quando você pode vender produtos de qualquer distribuidora e não vai ter a obrigação de ter parceria permanente, ou seja, vai economizar nos custos, gastos de produtos mensais e lucrar mais.
Porém, todo o investimento de construção e manutenção será por sua conta.
04- Elaboração do Projeto
A elaboração do projeto deve ser feita após a escolha da bandeira ou mesmo se dor um posto bandeira branca.
Neste caso, é sua responsabilidade a necessidade da contratação de uma equipe de engenheiros e arquitetos especializados no nicho de postos de gasolina para a elaboração do projeto civil e ambiental de toda a estrutura.
05- Estrutura
A estrutura do Posto de Gasolina deve ser planejada corretamente.
De acordo com localização, fluxo, entre outros fatores determinantes para prestando bons serviços aos seus clientes e se diferenciar da concorrência.
Para isso, contrate a ajuda de arquitetos e engenheiros especialistas na construção deste tipo de empreendimento, assim você vai conseguir ter uma boa infraestrutura.
O espaço num todo, deve ter algumas áreas principais já abordadas no seu planejamento:
– Área para abastecimento de veículos;
– Área para prestar serviços como por exemplo: lubrificação e troca de óleo;
– Área administrativa para gerenciamento do negócio;
– Área para armazenamento de produtos como estoque ou almoxarifado;
– Banheiro para equipe de funcionários e outro para os clientes;
– Vestiário para a equipe.
Para facilitar todo esse processo estrutural e gasto de implementação, quando estiver na busca do local para o seu posto de gasolina, procure um que esteja à venda.
Você pode agregar diferenciais no seu posto de gasolina para atrair mais clientela, como por exemplo:
– Serviços: pode oferecer borracharia, auto elétrica;
– Alugar espaço para lojas, restaurantes, lojas de conveniência (ou até mesmo abrir a sua), entre outros.
06- Equipamentos
Ao montar um posto de gasolina você deverá adquirir e implantar alguns equipamentos. As opções e quantidades vão variar de acordo com a estrutura do seu negócio e dos serviços oferecidos.
Os equipamentos, utensílios e móveis básicos para a estrutura de um posto de combustível, são:
– Tanques subterrâneos para armazenagem dos combustíveis;
– Cilindros para a armazenagem do GNV;
– Bombas e filtros de combustível;
– Compressores de ar;
– Balança de ar;
– Mangueiras e máquina de troca de óleo;
– Equipamentos de lubrificação e limpezas em geral, com graxearias, pneumáticas, pistolas de pulverização, braços giratórios, distribuidores de óleos de diferencial e caixa de engrenagens;
– Máquinas para lavagens de veículos;
– Elevador hidráulico automotivo (se for oferecer serviços de troca de óleo, etc);
– Impressora de cupom fiscal para o caixa;
– Calibrador de pneus;
– Câmeras de segurança;
– Armário / almoxarifado para guardar óleos e lubrificantes;
– Balcão de serviços.
No setor administrativo, alguns equipamentos e móveis comuns, como por exemplo: computadores, telefone, mesas, cadeiras, armário, etc.
07- Equipe
A equipe deve ser bem capacitada e treinada para atender seus clientes, além de garantir o seu espaço no mercado de postos de combustível.
O número de funcionários vai variar de acordo com o tamanho do posto, da quantidade de bombas, serviços disponíveis, etc. Lembrando que o ideal é ter um funcionário disponível para cada bomba.
Os treinamentos devem ser realizados inclusive pelos próprios empresários do empreendimento para que a administração, mesmo com ajuda de contabilidade e empresas auxiliares, seja bem realizada.
Focar na boa formação de funcionários é primordial para seus clientes receberem um bom atendimento, além dos funcionários terem noções básicas sobre o segmento, como a preservação ambiental.
08- Compra e Venda de Combustíveis
Postos de Gasolina são empresas potenciais poluidoras do meio ambiente.
Por isso têm a necessidade de possuírem o licenciamento ambiental e seguir uma série de normas e exigências para a venda dos combustíveis serem legalizadas.
8.1- Compra e Venda de Gasolina e Álcool
Por vender combustíveis como o álcool e gasolina, este tipo de estabelecimento deve seguir exigências específicas para alvará de funcionamento e localização.
Além de alguns laudos como o de liberação do esgoto emitido pela companhia de saneamento, liberação exigido pelo órgão de trânsito e de estanqueidade dos tanques e linhas, entre outros.
Para isso, deve-se junto à um contador, procurar os seguintes órgãos de sua cidade:
– Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) – para o licenciamento ambiental;
– ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) – para alvará de funcionamento e localização;
– AVCB do Corpo de Bombeiros – para os laudos de liberação.
A empresa deve estar adequada às normas da ANP, e verificar junto à Prefeitura da cidade ou Governo Estadual a permissão da instalação desse ramo de negócio na determinada localização e cumprir todas as exigências.
Para que nenhum item de legalização passe despercebido, vá ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do seu estado, e informe-se de adequadamente de acordo com a sua localização.
O capital social da empresa deve estar em um contrato, “estatuto” muito bem elaborado.
8.2- Compra e Venda de Gás GNV
O Posto de Gasolina que vender GNV (Gás Natural Veicular) tem normas mais rígidas e específicas a serem seguidas.
Para que o estabelecimento não seja multado e fechado, deve ter na estrutura do estabelecimento um conjunto de reservatórios cilindros para o armazenamento do gás, uma rede de tubos com alta e baixa pressão, regulador de pressão e válvulas para abastecimento.
Tudo deve estar de maneira legalizada, com boas condições de uso, validade do produto e dispositivo de troca de combustível em dia.
09- Procedimentos
Todo empreendimento tem seus procedimentos para se adequar as normas e leis específicas de cada negócio.
Ao montar o seu posto de combustível você deve se atentar em exigências importantíssimas e específicas para a legalização.
9.1- Normas Legais e Exigências
O seu negócio, além de cumprir todas as exigências citadas no início do artigo sobre compra e venda de combustíveis.
Para realizar a compra dos mesmos, é necessário estar regulamentado com abertura de firma e CNPJ específico para esse ramo de atuação no comércio.
Se não estiver regulamentado, o seu empreendimento será considerado como clandestino, o seu negócio pode ser fechado e multado por estar fora da lei.
Tenha suporte de uma empresa de contabilidade e um escritório de advocacia, que entendam do ramo para ajudá-lo a manter o seu negócio dentro das normas e leis.
Assim , as exigências legais específicas são:
– Resolução CONAMA – n° 273, de 29 de novembro de 2000 – para o licenciamento ambiental;
– Resolução n° 41 da ANP, de 5 de novembro de 2013 – para o alvará de funcionamento e localização;
– ABNT – para normas técnicas específicas;
– Sebrae – para orientação sobre o negócio.
9.2- Documentação
O Posto de Gasolina deve estar legalizado junto à estes seguintes órgãos:
– Secretaria da Receita Federal– para cadastro do CNPJ;
– Secretaria Estadual da Fazenda;
– Prefeitura Municipal – para ter o alvará de funcionamento;
– Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra – documento obrigatório;
– Caixa Econômica Federal, para cadastro do INSS e FGTS;
– Corpo de Bombeiros Militar.
Se informe na Prefeitura de sua cidade e verifique se há permissão para abrir o posto de gasolina no local escolhido.
10- Etapas de Licenciamento para o Posto de Gasolina
O processo para licenciamento de postos de gasolina é o mesmo em todo o país.
Mesmo que tenha mudança no nome dos processos, e é a parte burocrática após escolher o terreno em que você vai montar o seu negócio.
– Viabilidade da Prefeitura
O primeiro passo para a instalação do posto no terreno escolhido é a certidão de viabilidade de posto de combustível, que é emitida pela Prefeitura de sua cidade.
– Licenças Ambientais
Como já foi falado anteriormente, ao montar um posto de gasolina deve-se obter a licença ambiental.
Em cada estado existe uma instituição responsável. É um processo pago, muito demorado e burocrático.
– Departamentos de Infraestrutura e Transportes
Se o seu projeto for ter um posto de gasolina em uma rodovia estadual ou federal, é obrigatória a licença do posto de combustível na rodovia.
A construção do seu posto vai implicar na criação de faixas de rodagem para permitir a entrada e saída de veículos entre o seu negócio e a rodovia.
Em rodovias federais, o responsável por disponibilizar essa licença é o órgão chamado DNIT.
Mas só dê entrada na licença quando tiver o projeto de construção com responsabilidade técnica assinada.
– Certificado ANP
Como foi dito anteriormente, a Agência Nacional de Petróleo é responsável por pelo alvará de funcionamento e localização do seu posto de gasolina, mas se todas as etapas anteriores estiverem concluídas, será fácil obter o certificado.
11- Mercado
O mercado de Postos de Gasolina vem crescendo muito nos últimos 5 anos, devido as demandas de combustível que vem aumentando cada dia mais.
O crescimento demasiado é em razão ao número de carros que estão em circulação no dia a dia.
É um nicho muito concorrido, mas em contrapartida, todas as pessoas que possuem veículos usufruem de combustível por ser um item básico.
Para ter sucesso neste segmento, o segredo agregar diversos serviços como conveniência, lojas, restaurantes, lanchonetes, entre outros.
12- Investimento
O capital inicial para construção de um Posto de Gasolina não é dos mais baratos, porém, o retorno do investimento é estimado em apenas 16 à 18 meses.
Esse tempo pode variar também de acordo com o fluxo, localização, serviços que ele vai oferecer e valor do combustível que é altamente variável.
Valor de investimento para a implantação total do empreendimento, segundo o Sebrae, é a partir de R$ 260,00.
O valor do investimento será distribuído nesses 4 itens:
1- Legalização das instalações, como as licenças, registros e honorários. É o item que custa mais caro;
2- Implantação ou reforma da instalação do negócio;
3- Equipamentos e móveis;
4- Capital de giro.
O valor do investimento pode variar de acordo com vários fatores como o tamanho do local e dependendo dos serviços e empreendimentos agregados ao posto de gasolina.
Para lucrar mais, monte uma loja de conveniência, e invista em serviços que o público do entorno necessita, como oficina mecânica, borracharia, restaurante.
Mas tudo deve ser planejado!
Se você não possui o dinheiro esse investimento, você pode conseguir financiamentos diretamente com a distribuidora.
Podendo variar, como na forma de comodato, locação ou sublocação.
13- Plano de Negócios
É de extrema importância que você faça o planejamento completo de todas as suas ações e informações, como os custos fixos e variáveis. Isso vai te dar uma base de lucro.
O Plano de Negócios vai te dar todos os caminhos para você montar o seu empreendimento.
E agora, já está pronto para abrir o seu negócio e lucrar muito?
Entre em contato com o nosso departamento de projetos e tenha uma assessoria completa no seu negócio: (16) 3961-8800!