No Brasil foram contabilizadas mais de 60 mil padarias no ano de 2017. Não só o pão francês dá o maravilhoso aroma a seus ambientes, muitas delas contam com a produção de produtos diferenciados, como croissants, bagels e diversos tipos de pães especiais de diferentes partes do mundo.
Os tipos de padarias
As padarias podem se aventurar na busca de oportunidades, por exemplo, entregando pães, sanduíches, doces e sucos frescos para escritórios no momento do lanche da tarde ou reuniões. As padarias por vezes se especializam em apenas um ou dois itens, como bolos de casamento ou pães caseiros preparados de acordo com padrões de excelência. Uma grande tendência no mercado, são as padarias especializadas em produtos de panificação para animais de estimação.
Padaria Artesanal
Em uma padaria artesanal, os produtos são feitos no local e vendidos diretamente para o consumidor final. Os principais produtos desse tipo de padaria são pães, bolos e em algumas, pâstries. Dentre as padarias artesanais destacam-se três tipos: boutique, serviço e conveniência, a seguir você pode conferir os diferenciais de cada uma delas.
Boutique
Pequenas, localizadas em regiões de alto poder aquisitivo e seu foco é em vendas de itens sofisticados, como pães artesanais, doces finos e produtos importados. Esse tipo de estabelecimento é conhecido muitas vezes por boulangerie (nada mais do que “padaria” em francês).
Boutiques de pães devem primar por refinamento e sofisticação, sempre com minimalismo. Por serem pequenas, muita informação em sua decoração pode não ajudar.
Uma boutique de pães deve oferecer mais do que simples pães, devem oferecer experiências no que se refere a velha arte da panificação.
Serviço
Padarias que oferecem serviços, como fast-food, confeitaria, festivais de sopas e afins, o que faz com que o espaço do estabelecimento seja bem maior, além de servir para atrair os clientes quando forem comprar o produto principal “o pão”, acabam sendo levados a adquirir outros produtos.
Conveniência
Normalmente localizada em postos de combustíveis, padarias estão presentes em nove de cada dez postos, isso porque a margem de lucro dos produtos destes estabelecimentos são bem maiores do que o do combustível propriamente dito. Além disso temos as padarias que se localizam em bairros residenciais e engloba variados tipos de produtos, como os encontrados em mercearias, por exemplo.
Padaria Industrial
As padarias industriais são aquelas em que os pães são fabricados e fornecidos para estabelecimentos que terceirizam esse serviço, seja por meio de pãezinhos congelados ou mesmo confeitos pré prontos.
O espaço é essencial, principalmente para uma padaria industrial, e maximizá-lo é ainda mais vital. Em cerca de 80 m² você consegue viabilizar toda a estrutura, como por exemplo:
Masseira: utilizada para sovar grandes quantidades de variados tipos de massas.
Dosador de água fria: utiliza-se água fria para fazer a massa, pois com isso a massa demora mais para chegar ao ponto ideal. A água deve sempre estar por volta de 4 °C para manter a temperatura da massa sempre entre 24°C e 25°C.
Batedeira planetária: esse equipamento possui um batedor fixado, que percorre toda a cuba da batedeira e tem como principal característica a versatilidade.
Cilindro: próprio para massas de padaria, com um cilindro é possível homogeneizar e suavizar as massas ao remover o ar que foi aprisionado nela durante a mistura de ingredientes e fermentação.
Divisora: padronização dos pães não é só importante para controlar os insumos utilizados em sua padaria como também a uniformidade da massa.
Modeladora: este equipamento tem como função moldar os pães em sua forma convencional antes de levá-los ao forno.
Armário de fermentação: o processo de fermentação é parte fundamental da fabricação de pães, por isso é extremamente delicado, qualquer variação de temperatura ou umidade pode afetar de forma trágica a fermentação de seu pão.
Câmara climática para pães: diferentemente do armário de fermentação, onde mantém-se a massa quente para que a ação da levedura seja eficiente, a função da câmara climática é desacelerar a atividade da levedura, ou seja, diminuir a velocidade da fermentação sem que o mesmo cesse.
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Padaria de Mercado
Esses tipos de padarias ficam localizadas dentro de supermercados ou estabelecimentos que o valham. Em sua grande maioria a produção de pães não é substancial e nem mesmo é feita no local, são terceirizadas. A localização da padaria nos supermercados é estratégica, pois o pão é o tipo de produto impulsionador de vendas. Deixar a padaria nos fundos do estabelecimento faz com que ao passo que o consumidor percorre os corredores para chegar até onde ficam os pãezinhos ele passe por produtos com valor agregado mais alto e eventualmente acabe os adquirindo.
Neste artigo você terá muito mais material acerca de montar uma padaria
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Padaria Orgânica
Padarias que utilizam insumos inteiramente livres de agrotóxicos em todos os níveis da cadeia, desde o pasto que a vaca come e produz o leite que será usado no queijo até o sal colocado na massa do pão, que deve obedecer processos específicos.
Esse tipo de padaria a cada dia conquista mais adeptos, e por sua vez mais concorrência. Trabalhar com matéria prima de primeiríssima qualidade é o que irá diferenciá-la de todas suas concorrentes diretas e indiretas.
A elaboração de itens orgânicos é extremamente complexa devidos ao alto padrão de qualidade em todos os setores de uma padaria, passando também por equipamentos e atendimento. O cliente desse tipo de padaria costuma ser criterioso e com isso preza pela extrema qualidade dos ingredientes, onde a farinha deve ser importada da Itália, a água mineral vem de um poço especial, azeite extravirgem e orgânico até mesmo para untar as formas.
Padarias orgânicas costumam utilizar insumos de produtores locais, não só para conseguirem manter a qualidade dos insumos, como também para criar uma identidade local para o estabelecimento, sempre com produtos frescos e de procedência confiável.
Inclusive pela fermentação natural, que é feita pelo próprio padeiro com bactérias e fungos especiais, todos os dias esse fermento é alimentado com farinha e água. Em padarias tradicionais o uso do fermento químico ou biológico faz com que o pão fique pronto em apenas três ou quatro horas, enquanto em um processo artesanal, orgânico, o pão pode demorar até 15 horas para ficar pronto, porém seu sabor, a maciez do miolo e a crocância e aroma são incomparáveis.
Quando se utiliza fermento químico, o processo de fermentação continua acontecendo dentro do estômago, o que pode ser causa de um certo desconforto.
Aumentar a oferta de tipos de pães no cardápio da padaria em finais de semana e datas especiais é uma sacada genial, pois como sabemos, é muito comum as pessoas procurarem algo um pouco mais diferenciado para sair da rotina.
Padaria 24h
Padarias, ou as, carinhosamente chamadas padocas que funcionam 24 h por dia, ou então fecham pelas 4 ou 5 da manhã. Pode-se oferecer muito mais do que o simples misto quente e pingado, ter no cardápio, sopas, caldos, pizzas tiradas direto do forno, as possibilidades são infinitas para fazer a diferença no atendimento aos clientes.
Dentro desse tipo de padaria pode-se englobar todos os outros tipos, principalmente um sistema self-service, que cobre por quilo. Essas padarias costumam se localizar perto de bares e baladas, além de locais que notavelmente há fluxo durante tarde da noite.
Além disso a padaria pode oferecer, por meio de um sistema self-service deliciosos brunchs, com frutas, ovos mexidos entre outros.
Festivais de docinhos também é uma ótima pedida para essas padarias, um balcão repleto de doces coloridos e saborosos só terá a agregar em sua padaria.
Padaria para Pets
A cada dia os proprietários de pets estão mais preocupados com a qualidade dos alimentos e guloseimas que dão a seus bichinhos e com isso, a indústria gourmet de panificação para animais de estimação está em franca expansão.
Faça pesquisas de mercado, planos de negócio, consulte proprietários de estabelecimentos do mundo pet e só então tome a decisão de começar esse negócio.
É importante saber se atuará no varejo ou no atacado. Você pode até mesmo operar a partir de sua casa e vender seus produtos on-line. Esta é uma opção de arranque, ou seja, para testar a viabilidade do negócio, obviamente se as regulamentações locais permitirem.
Uma loja oferece exposição adicional e tráfego de clientes, mas obviamente envolverá custos adicionais como aluguel. Será preciso também algumas licenças, nada complexo.
Desenvolva seus próprios produtos. Suprimentos de padaria para pets podem ser comprados em diversos cerealistas e casas especializadas, ou até mesmo serem encomendados, dando assim ainda mais exclusividade a seus produtos. Uma grande variedade de cortadores de biscoitos, assadeiras e recipientes estão disponíveis, ou podem até serem utilizados os cortadores tradicionais.
A característica mais atraente de um produto gourmet para pets é o fato de que ele seja totalmente natural e livre de conservantes. Essas vantagens devem ser fortemente enfatizadas em seu marketing e, consequentemente, na embalagem de seus produtos.
Cada produto deve ter um nome atraente. Deleites temáticos, como biscoitinhos fofinhos, são sempre populares entre os donos de animais de estimação. As guloseimas temáticas podem ser projetadas para celebrar o natal, a páscoa, dia dos namorados e inclusive aniversários. Sua padaria pode também oferecer um serviço de catering para festas de animais de estimação.
Cestas de presentes são uma ótima maneira de apresentar produtos. A cesta pode ter a forma de um osso de cachorro ou então os produtos podem ser colocados em um recipiente temático, como uma meia de natal ou uma cesta de páscoa. Os sacos e fitas de celofane de impressão de pata de animal podem completar o visual.
Uma vez que os fatores mais importantes para tornar o seu negócio bem-sucedido é diferenciá-lo da concorrência, você precisa desenvolver um nome e logotipo, exclusivos e criativos que façam com que os clientes se lembrem facilmente de sua marca.
Produtos pet são frequentemente vendidos através de feiras, lojas de presentes, exposições de cães, feiras de artesanato, lojas de animais e clínicas veterinárias. Você pode se aproximar de veterinários, treinadores de cães, dog walkers, donos de creches para cachorros para oferecer seus produtos. Você pode doar cestas, apresentando seu cartão de visita e logotipo para ganhar exposição e ao mesmo tempo causar uma boa impressão. Você também pode realizar um evento de amostragem de produtos em uma feira ou loja de animais. O boca a boca será um fator importante para que sua empresa se torne mais estabelecida. Um cliente feliz pode encaminhar dezenas de novos clientes.
Uma boa maneira de saber se os preços de seus produtos estão adequados é pesquisar produtos similares produzidos por outras empresas locais ou online. Seus preços devem ser competitivos. Você também deve considerar os custos dos ingredientes necessários para produzir um determinado item. Produtos para presente, como cestas, geralmente têm um preço premium.
Caso use delivery certifique-se de projetar cuidadosamente um sistema de entrega. Esse sistema deve deixar claro na comunicação visual de sua empresa sua política de reembolso e depósito. Quase todas as empresas de panificação de animais de estimação aceitam algum tipo de sistema de pagamento por cartão de crédito.
Agora que você já viu um pouco de cada tipo de padaria, faça um estudo de mercado minucioso para tomar a decisão mais acertada para iniciar o seu negócio.
Seja qual negócio você for montar, a Zanotti Refrigeração está preparada para atender todas as suas necessidades, desde a montagem até os equipamentos
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