Loja de Conveniência: Como Administrar em 7 passos

Administrar corretamente uma Loja de Conveniência é um processo de organização, planejamento, assegurando a liderança e o controle do trabalho de toda a equipe.

Para isso, vamos ajudar você a aumentar a performance da loja de Conveniência e melhorar muito mais o resultado do seu negócio:

1- Organize e planeje o todo o ambiente da loja;
2- Analise a localização das mercadorias e gerencie as categorias;
3- Invista na exposição das mercadorias e no merchandising;
4- Treine a sua equipe continuamente e cultive seus clientes.

Através destes 4 principais fatores, deve-se transformar o processo de compras de produtos planejados, em uma compra de produtos planejados e não planejados, tanto por impulso como por promoção.

No nosso artigo anterior de Como montar uma Loja de Conveniência, ensinamos todos os passos de como ter muito sucesso com o seu negócio. Confira!

DICA: O segredo do varejo – os 6 certos:

o PRODUTO certo
na HORA certa
no LUGAR certo
com o PREÇO certo
com a EXPOSIÇÃO e LOCALIZAÇÃO certa
para o PÚBLICO certo

Esse método visa reduzir os custos tendo apenas o estoque no nível necessário para seus clientes.

1. Organização e Planejamento da Loja

A organização da loja e o planejamento dos produtos no ambiente devem ser bem executados.

Em uma loja de conveniência, o sentido do merchandising que mais se evidencia é a visão, com 83%.

Fique atento!

Existem muito fatores que bloqueiam a compra por impulso:

Desorganização;
Os extremos (pouco ou excesso de produtos expostos);
Cheiro ruim no estabelecimento;
Temperatura desconfortável;
Som inadequado;
Falta de higiene, entre outros.

 

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2. O Gerenciamento de Categorias

O modelo de administração de gerenciamento de categorias é baseado no conhecimento do cliente.

Assim, cada categoria de produto é gerenciada como uma unidade estratégica de negócio.

Os grupos de categorias tem o objetivo de aumentar o lucro e as vendas, além de agregar muito mais valor ao consumidor final. São eles:

– Destino
– Rotina
– Sazonal
– Conveniência
– Nicho

 

 

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3. Merchandising

O Merchandising no ponto de venda tem várias funções.

Além de atrair muito mais a atenção do consumidor e aumentar o fluxo da loja, aumenta as vendas por impulso e o giro dos produtos no ponto de venda – PDV.

Cria também o elo entre a propaganda e o produto, atrai novos consumidores porque o produto é apresentado de forma mais atraente, facilitando o atendimento dos funcionários e os fornecedores.

 

 

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4. Treinamento da Equipe

Lembre-se que o desempenho dos seus funcionários reflete diretamente no resultado do seu negócio.

O funcionário deve:

01- Ter agilidade no atendimento,

02- Ser cordial,

03- Ter o conhecimento de todo mix de produtos e de todos os serviços realizados pelo posto,

04- Ser pró-ativo.

O funcionário satisfeito e bem treinado atrai muito mais clientela, pois se tornar perceptível na qualidade do atendimento.

É importante o investimento em treinamentos constantes, recompensas, bonificações e outras estratégias que beneficie o bom funcionário.

5. Clientes

Observe a clientela e levante informações sobre o consumidor, pois traçando o perfil, conseguirá atingir rapidamente seus futuros consumidores.

Através dessa análise, poderá perceber qual a real necessidade do consumidor, classe social, desejos, idade, etc.

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6. Gestão Financeira e Automação da Loja de Conveniência

Gestão financeira é o conjunto de ações e procedimentos administrativos relacionados com:

– Planejamento;
– Execução;
– Análise;
– Controle das atividades financeiras.

O propósito dessa gestão financeira é obter o máximo de resultados e lucros na loja de conveniência.

Incluir um sistema de gestão que vise controlar a área financeira e tributária do estabelecimento é importante para o sucesso na administração e bom funcionamento da loja, é um investimento que vale a pena.

Busque melhorar sempre o desempenho de todos os fatores como um todo, a automatização facilitará muito esse processo.

7. Administração do Controle do Estoque

A administração do controle do estoque da loja de conveniência deve ser feita por pessoas diferentes do financeiro para ter mais controle de toda a papelada, que não é pequena.

São elas:

01- Notas de entrega e fornecimento das mercadorias (entrada de produtos);
02- Ordens de compra, recibos e notas fiscais
03- Notas de retorno/devolução
04- Requisições e notas para saída de produtos
05- Utilize sistemas para ter controle da entrada, saída de mercadorias, consulta de preços e quantidade de estoque. São automações extremamente úteis, por realizarem baixa automática do estoque e agiliza o processo de venda.

O processo de atualização de dados deve ser muito preciso para não ter chances de erros nos cálculos, a dica é aderir um sistema de gestão empresarial logo no começo do negócio.

Assim, é possível identificar os produtos que mais vendem, serviços mais prestados, e quais mercadorias geram mais lucro. Inclusive, o planejamento das compras, o controle do giro de estoque é muito mais preciso e permitirá a resolução de possíveis problemas com fornecedores.

 

 

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