Chapa de Lanche: qual a ideal para o seu negócio

0 Comentários

Chapas e grelhas são muitas vezes referidas de forma intercambiável, mas elas são duas superfícies de cozedura diferentes, concebidas para vários tipos de preparos. Em sua essência, uma chapa é semelhante a uma frigideira plana, enquanto uma grelha (também chamada de chapa estriada) tem cumes para simular a superfície de cozimento de uma churrasqueira. Além disso, grelhas e chapas são vendidas em várias versões, com prensa, por exemplo.

Chapa de Cozinha para Lanche

Qual Diferença entre Chapa e Grelha

É fácil identificar uma chapa, pois possui uma superfície lisa e plana, o que a torna perfeita para fazer bacon, bife, hambúrgueres, panquecas, torradas, ovos entre outros. Pode-se também usar uma chapa para fazer sanduíches de queijo e qualquer outra coisa que normalmente prepararia em uma frigideira. Na verdade, o que torna uma chapa melhor do que uma frigideira é o tamanho. A maioria das chapas são retangulares, o que lhes dão ainda mais espaço para cozinhar, em comparação com uma frigideira redonda padrão.

Diferente de uma chapa, a grelha possui sulcos, que deixam lindas “marcas de grelha” em qualquer alimento que nela for preparado. Tal como acontece com churrasqueiras, grelhas são ótimas para hambúrgueres, bifes, costeletas, sanduíches e todos os tipos de legumes. Suas estrias também mantém os alimentos cozidos separados da gordura, o que deixa os alimentos mais saudáveis. Além disso, a maioria das grelhas inclui uma área recuada que coleta gordura durante o processo de cozimento.

 

Características do Grill e da Chapa

Chapas e grelhadores podem ser elétricos ou a gás e devem ficar estrategicamente posicionados em sua cozinha. A equipe da Zanotti Refrigeração pode ajudar você a estruturar sua cozinha de forma que maximize a eficiência e a economia de tempo e energia. Existem alguns tipos diferentes desses aparelhos. Por exemplo, uma chapa elétrica básica é apenas uma superfície grande e aberta para fazer várias panquecas e sanduíches de queijo grelhados de uma só vez. Pode-se encontrar equipamentos que contenham os dois tipos de superfícies, lisa e estriada, além de uma prensa. Equipamentos que possuem prensa são normalmente concebidos para cozinhar um ou dois sanduíches (ou outros alimentos no estilo de prensagem).

 

Qual Melhor Chapa para o seu Negócio

Qual a chapa ideal para o seu negócio

Escolha o aparelho com base no espaço disponível na sua cozinha e no tipo de alimento que mais prepara. Na maioria das vezes, faz mais sentido obter uma chapa com prensa estriada para obter o dobro da versatilidade em uma peça.

Dependendo do número de refeições feitas por hora em seu estabelecimento, uma chapa simples pode não ser o suficiente e pode ser preciso uma com mais de dois queimadores. Estas podem ficar em uma bancada ou em cavaletes. Uma chapa grande com prensa é o máximo em versatilidade, mas é um equipamento que pode tomar um certo espaço em sua cozinha.

Saiba um pouco mais sobre a Chapa Ideal para o seu negócio acessando o e-book abaixo que preparamos para você:

 

A Grande Versatilidade dos Equipamentos

chapa de lanche em food truck

De selar o bife perfeito até preparar panquecas douradas e fofas, não há limite para o uso que pode-se dar para uma chapa ou uma grelha. Esses equipamentos versáteis empregam uma fonte de calor sob uma placa plana, permitindo que a comida alcance rapidamente a temperatura e cozinhe uniformemente. Os grelhadores e as chapas também são ideais para preparar variados tipos de alimentos desde o café da manhã até o jantar. Para ambientes onde é necessário cozinhar rapidamente grandes quantidades de alimentos. Os benefícios não param por aí, grelhas são perfeitas para cozinhar até em espaços pequenos, incluindo foodtrucks.

 

Preciso de um Grill ou de uma Chapa?

Antes de investir em uma chapa ou em uma grelha comercial, é importante considerar as necessidades da sua cozinha. Embora ambos os implementos envolvam uma superfície plana aquecida por baixo, existem algumas diferenças significativas entre as grelhas e as chapas, que podem influenciar qual é a certa para a sua cozinha. As chapas têm uma superfície lisa e plana perfeita para bacon, torrada francesa ou até mesmo hambúrgueres. Como não há estrias, esta é uma superfície ideal para coisas que precisam ser jogadas e espalhadas para cozinhar, como ovos.

As grelhas, por outro lado, apresentam estrias sem grades abertas. Isso proporciona as adoráveis ​​marcas de grelha que tornam os hambúrgueres, sanduíches e alimentos similares atraentes e saborosos.

 

Qual é a Diferença entre um Char Broiler, Grill e Chapa?

O Grill pode ser usado para preparar grande variedade de pratos, de café da manhã a carnes. Char Broilers são, principalmente, usados ​​para preparar carnes e dar a aparência e sabor de terem sido preparadas em uma churrasqueira convencional. Além de propano, gás natural e eletricidade também pode-se utilizar carvão ou madeira como fontes de energia e ter faixas de temperatura mais altas do que um Grill.

Hambúrgueres, panquecas, ovos e sanduíches de queijo grelhados são apenas alguns favoritos dos clientes que nenhum equipamento pode preparar melhor do que uma Chapa. Esses equipamentos estão disponíveis com uma série de características exclusivas que determinam como eles podem ser usados ​​e o volume de alimentos que neles podem ser preparados. Atentando-se a estas características você conseguirá fazer a escolha do equipamento correto para sua cozinha.

 

Qual Espessura Ideal da Placa da Chapa

diversas espessuras para chapa

A espessura de uma chapa determina várias das qualidades importantes do equipamento. Primeiro, uma chapa mais grossa é mais durável, o que significa que pode suportar o estresse de repetidamente aquecer e resfriar sem dobra ou sem mostrar sinais de desgaste. Em segundo lugar, uma chapa de placa grossa aquece mais uniformemente e fica mais quente depois que alimentos frios são adicionados. Isso cria uma superfície que pode cozinhar mais comida em um determinado período de tempo do que uma placa mais fina.

 

Acabamento da Chapa

As chapas e grelhas são feitas, normalmente, de aço inoxidável, com algumas camadas superiores de cromo para dar à placa algumas propriedades especiais. O cromo não é poroso, então é menos provável que transfira sabor entre diferentes tipos de alimentos. Também ajuda a evitar que os alimentos grudem, eliminando a necessidade de passar óleo na superfície de cozimento. O cromo é também um metal não reativo, por isso não confere sabor metálico a alimentos ácidos ou torna escuro os alimentos de cor clara.

 

Profundidade e Largura da Chapa

Medido a partir da frente da chapa para a parte de trás, as profundidades variam de 50 a 70 cm. Largura da chapa é a medição lado a lado do equipamento. As chapas com prensa são geralmente dimensionadas em incrementos de 30 a 60 cm de largura. Ambas as medições determinarão a quantidade de alimento você pode cozinhar de uma só vez e quanto espaço o equipamento ocupará na cozinha. Antes de decidir sobre uma chapa, verifique se ela se encaixa no espaço disponível. Certifique-se de levar em conta os requisitos de espaço, que é o espaço necessário entre a chapa e as paredes e equipamentos circundantes.

 

Controles de Chapa  

controladores de chapa de lanche

As chapas e grelhas tradicionais são feitas com controles manuais, um tipo que dá aos usuários controle sobre a intensidade de cada queimador de baixo para alto. Os cozinheiros experientes provavelmente utilizam uma configuração padronizada para cada item do menu, mas os iniciantes e mais exigentes preferem controlar a temperatura precisa das superfícies de cozimento de sua chapa. Para isso, uma chapa com controles termostáticos é ideal. Esse tipo de controle permite que os usuários escolham as temperaturas com as quais desejam cozinhar, geralmente entre 65 °C e 232 °C.

 

Tipos de Controles Termostáticos

Existem três tipos de controles termostáticos.

As chapas e grelhas elétricas são mais frequentemente construídas com controles termostáticos de modulação. Esses controles deixam as temperaturas definidas com precisão de 1 °C a 5 °C, tornando-as menos precisas de todas as opções de termostato.

As chapas de tamanho médio são geralmente construídas com termostatos de ação rápida. Esses podem manter as superfícies da grelha em menos de 1 °C de suas temperaturas estabelecidas, proporcionando um bom equilíbrio entre precisão e acessibilidade.

As chapas de tamanho maior geralmente são construídas com termostatos de estado sólido. Estes fornecem a maior precisão e costumam ser mais caras. Controles de estado sólido podem manter a temperatura com uma diferença irrisória da temperatura definida.

 

Queimador de Chapa BTU

A quantidade de calor que uma chapa gera é medida em BTU. Um queimador que gera um número maior de BTU pode manter uma chapa mais quente e fornecer melhores taxas de recuperação de alimento para alimento, portanto, as de BTU mais altas se traduzem em cozimento mais rápido. As chapas elétricas podem incluir queimadores que produzem apenas 20.000 BTU por hora, enquanto as chapas a gás mais potentes produzirão 30.000 BTU por queimador ou mais.

 

Chapas e Grelhas Elétricas

Apesar de ser menos utilizadas em cozinhas profissionais, as chapas elétricas possuem alguns benefícios, são eles:

  • A eletricidade é frequentemente mais barata que o gás.
  • A eletricidade, normalmente, está disponível onde o gás não está.
  • A eletricidade por vezes é percebida como mais segura que o gás.
  • A eletricidade geralmente fornece menores custos operacionais de longo prazo devido à sua eficiência energética.

Grelhadores elétricos comerciais estão disponíveis com três opções de voltagem. As chapas de baixo volume operam em 110 V, o que fornece energia suficiente para a demanda. Uma vez que essas chapas menos potentes são alimentadas por tomadas padrão de 110 V que estão disponíveis em locais comerciais e não comerciais, as chapas e grelhas de 110 V são frequentemente construídas para serem portáteis, tornando-as uma boa solução para fornecedores de alimentos e chefs itinerantes.

Se a sua grelha elétrica for um dos seus principais equipamentos, você provavelmente vai querer investir em uma unidade de 220 V, por serem mais potentes. Se sua cozinha é servida por energia trifásica, uma chapa de 380 V pode ser uma opção. Essas chapas comerciais mais potentes são frequentemente capazes de produzir calor suficiente para acompanhar o equipamento movido a gás. Enquanto a produção de calor de uma chapa a gás é medida em BTU, a potência comercial da chapa elétrica é medida em watts. Potência mais alta significa que o equipamento pode manter uma placa mais quente. O padrão é de 4.000 a 6.000 watts por elemento de aquecimento. A quantidade de calor gerada por elementos nesse intervalo é aproximadamente equivalente a 15.000 a 20.000 BTU.

 

A Chapa ou Grill ideal pode gerar melhores resultados no seu estabelecimento, assim como escolher o equipamento errado, pode ocasionar falta de produtividade, desperdício e automaticamente prejuízos financeiros.

 

A Zanotti Refrigeração possui uma linha completa de Chapas e Grills, além de uma equipe especializada para ajudá-lo a escolher o equipamento ideal para o seu negócio, entre em contato conosco ou nos faça uma visita.

Facebook Comments
Chapa de Lanche: qual a ideal para o seu negócio
Avalie este post

A Zanotti Refrigeração é uma empresa com 60 anos de história especializada na comercialização de equipamentos e utilidades domésticas para cozinha industrial e representante autorizada das principais e melhores marcas do mercado para os segmentos do setor gastronômico, tais como cozinhas industriais, bares, restaurantes, padarias, açougues, empórios, cafeterias, franquias, supermercados, sorveterias, lojas de conveniências, entre outras.

Sobre a Zanotti

sobre a Zanotti

Somos especialistas na comercialização de equipamentos e utensílios para cozinha industrial, fabricação de painéis isotérmicos em EPS, além de montagem de projetos e consultoria para a criação e gestão de negócios do setor gastronômico como: franquias, lojas de conveniências, supermercados, lanchonetes, bares, restaurantes, padarias, açougues, sorveterias, entre outros.

Assessoria Projetos Zanotti

Inscreva- se em nossa newsletter!

Posts relacionados

0 Comentários

Deixe um Comentário