A História Dos Sistemas de Refrigeração.

sistemas refrigeração antigos

Hoje vemos geladeiras e sistemas de refrigeração complexos e automatizados e pensamos que é “coisa do futuro”.

Conceito de Refrigeração

Acontece que o conceito de refrigeração já era conhecido nos tempos das antigas sociedades.

Podemos citar aqui por exemplo a civilização chinesa e sua cultura milenar, que já utilizavam o gelo natural coletado das superfícies dos rios e lagos congelados e armazenado em poços cavados na terra cobertos com palha.

Tinham a finalidade de conservar o chá que bebiam.

Existem relatos de que os gregos e romanos também utilizavam o gelo natural coletado das montanhas por seus escravos para preparar bebidas e conservar alimentos.

sistemas refrigeração antigos

Século XVI

Com a invenção do microscópio no século XVI por Hans Janssen e Zacharias Janssen, observou-se a existência de microrganismos que existem em quantidades enormes espalhados por todas as partes.

Na água, nos alimentos, e que são invisíveis à vista sem auxílio de equipamentos com poder de ampliação.

Dentre desses microrganismos encontram-se as bactérias responsáveis pela decomposição dos alimentos e por muitos tipos de doenças e epidemias.

Estudos realizados por cientistas, entre eles o célebre químico francês Louis Pasteur, comprovaram que a proliferação dessas bactérias podia ser impedida ou pelo menos limitada aplicando o frio, isto é, baixando a temperatura do ambiente.

Século XVIII

Esses estudos estimularam, no século XVIII, a expansão da indústria do gelo, deixando de lado a dependência direta da obtenção natural do gelo.

Só se formava no inverno e nas regiões frias, e que além dos problemas com fornecimento que era bastante irregular. Em países mais quentes estava sujeito a perda da maior parte por derretimento devido ao sistema de transporte demorado e precário.

Em 1834

Em 1834, Jacob Perkins criou a primeira patente de refrigeração usando a compressão de vapor baseado na teoria de Oliver Evans. E foi inventado nos Estados Unidos o primeiro sistema mecânico de fabricação de gelo artificial que constituiu a base precursora dos atuais sistemas de compressão frigorífica.

Em 1855

Em 1855 surgiu na Alemanha outro tipo de mecanismo para a fabricação do gelo artificial baseado no principio da absorção, descoberto em 1824 pelo físico e químico inglês Michael Faraday.

Em 1861

Em 1861 foi instalada na Austrália pela empresa de Thomas S. Mort e Eugene Dominique Nicolle, a primeira fábrica de congelar carne do mundo.

Ela usava compressores de amônia, inventados em 1860 por Ferdinand Carré.

Em 1949

Em 1949, Clarence inovou, criando um eficiente sistema de congelamento rápido a seco, que reduziu o tempo de processamento para 1 hora e meia.

Essas descobertas e avanços na indústria da refrigeração, aliado ao advento da eletricidade, fizeram com que chegarmos hoje com grandes sistemas de refrigeração eletrônicos e automatizados.

Agora você já sabe como surgiu a ideia de refrigeração, desde as civilizações antigas até nos dias de hoje. Conte para nós nos comentários abaixo o que achou do artigo.

Avalie o post:
[kkstarratings]

Entre em contato com o nosso departamento de projetos e tenha uma assessoria completa no seu negócio: (16) 3961-8800!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima