Franquias de Alimentação para Shoppings

Na crise econômica, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias de alimentação crescem 9%. Esse ramo traz segurança, solidez e rápido retorno de investimento. Vnha aprender nesse artigo, tudo para abrir Franquias de Alimentação para Shoppings e ter muito sucesso!

1- Franquias de Alimentação em Shopping

As franquias de alimentação são as que mais crescem dentro do segmento.

Além de serem as mais lucrativas, possuem estabilidade de rendimento, pois mesmo com o país em crise, uma das únicas coisas que as pessoas continuam gastando é com a alimentação.

No Brasil, as franquias de alimentação são as que mais faturam no franchising nacional.

Faturando no primeiro semestre de 2017, 19,795 bilhões de reais de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, que ainda registrou um crescimento de 5% de acordo com o ano de 2015.

Mesmo com um mercado atualmente desafiador, o setor de alimentação continua aquecido com mais de 760 opções de marcas de franquias no segmento disponíveis.

Com a correria do dia a dia e com a evolução da tecnologia que permite uma grande facilidade para a alimentação fora de casa, o IFB (Instituto Foodservice Brasil), apurou em 2017 que o mercado de alimentação fora do lar cresceu 3% em 2016, movimentando cerca de 184 bilhões de reais.

1.1- Vantagens 

Para entrar no segmento alimentício é interessante começar trabalhando com uma marca conhecida, então é recomendado investir em uma franquia de alimentação por ter várias vantagens, como:

  • Reconhecimento, fortalecimento e profissionalismo da marca;
  • Layout pré definido e sofisticado;
  • Sistema operacional dinâmico;
  • Modelo de negócios eficiente;
  • Podem funcionar em diversos tipos de espaços, como: quiosques, praças de alimentação em shoppings, centros comerciais, condomínios, centros médicos, etc

Por exemplo, as franquias de fast food são franquias de constante crescimento no mercado.

Possuem como modelo de negócios o dinamismo de processos que gera rapidez e agilidade do atendimento até a entrega do produto, o que gera produtividade e grande aumento de volume de vendas.

Porém, ao abrir uma franquia de alimentação é necessário cumprir todas as normas e exigências do segmento e ficar muito atento há alguns detalhes como: divulgação, cardápio, espaço, higiene, etc.

1.2- Desafios de Franquias em Shopping

Os maiores desafios para os empreendedores que desejam abrir uma franquia de alimentação em shopping são:

– Antes de tudo você deve realizar uma grande análise mercadológica, estudar o perfil consumidor e ter em mente que a competição no ramo é bem grande;
– Para se diferenciar da concorrência, deve-se investir sempre na inovação e na criação de novos mix de produtos, promoções e combos, para conquistar os consumidores e fidelizá-los.

2- Tipos de Franquias de Alimentação em Shopping

O mercado de franquias de alimentação oferece uma grande variedade de tipos de restaurantes, podendo agradar diversos públicos e apetites. São eles:

  • Comida chinesa;
  • Comida japonesa;
  • Frutos do mar;
  • Macarrão ao vivo;
  • Fast food;
  • Pizzarias;
  • Prato executivo;
  • Comida mineira;
  • Comida mexicana;
  • Comida australiana;
  • Sorveterias e docerias;
  • Salgaderias;
  • Hamburguerias, entre outras opções.

3- Franquias de Alimentação em Shopping

Quer dar um passo com segurança em direção ao sucesso?

Abra uma franquia de alimentação no Shopping Center. É um ambiente com alto fluxo de clientes e funcionários, tem grande visibilidade, segurança, higiene, entre outros pontos positivos.

Segundo a ABRASCE, Associação Brasileira de Shopping Centers, o Brasil tem até agosto de 2017, 565 shoppings em atividade, com a previsão de que 10 novos sejam inaugurados ainda em 2017.

Em 2016, os shoppings brasileiros tiveram um faturamento de R$ 157,9 bilhões, recebendo por mês cerca de 439 bilhões de pessoas.

Os segmento de shopping gera mais de 1 milhão de empregos, pois são mais de 100 mil lojas inseridas em todo país dentro de shopping. Sendo que 80% das lojas de praça de alimentação de shopping, são franquias.

É um dos setores mais fortes e com variados tipos de negócios, como quiosques e lojas, desde refeições principais a sobremesas e lanches rápidos.

Quando se contrata uma franqueadora, ela pode ajudar na escolha do ponto de venda e na negociação junto ao shopping, pois eles possuem um poder de negociação maior e na maioria das vezes já possuem parcerias com as administradoras dos shoppings.

O que facilita a entrada do franqueado é a marca ser conhecida e desejada pelos centros de compras, pois ajudam também a atrair os consumidores.

4- Como escolher sua Franquia no Shopping

Franquia de alimentação no Shopping é uma ótima opção para investir.

O fluxo intenso de pessoas nos shoppings faz com que o volume de vendas e a lucratividade no negócio aumente consideravelmente.

Para ter sucesso com uma franquia de alimentação no shopping deve-se pesquisar o público que frequenta o estabelecimento e fazer um estudo de mercado completo.

Assim, você conseguirá avaliar a pertinência do produto a ser vendido neste local seus hábitos de consumo e buscar compreender qual é a real necessidade desse consumidor.

Assim, poderá selecionar o segmento da alimentação de acordo com o perfil do franqueado que seja compatível com a necessidade do público.

Pois é possível encontrar marcas especializadas em cada tipo de franquia de alimentação, como em comidas típicas, lanchonetes, pizzarias, cafeterias, hamburguerias, entre outros que foram citados no item 2.

A franquia de alimentação ideal para ter resultado, é proporcionar um relacionamento com o cliente satisfatório, onde ele possa opinar e dar sugestões em tempo real, assim, tem mais chances do estabelecimento melhorar os processos com esse feedback e fidelizar.

Além disso, é importante que as marcas renovem o cardápio com uma certa frequência, a renovação do mix de produtos chama atenção dos consumidores, ainda mais se proporcionar promoções e ofertas.

Juntamente com o estudo de mercado, avalie também as opções de franquias que sejam adequadas pesquisando as marcas com requisitos de variedade de mix de produtos, formatos de pontos de venda disponíveis.

Como por exemplo, quiosque ou loja e qual a adaptação necessária para a demanda do local escolhido.

Compare essas marcas e avalie as condições oferecidas pela rede de interesse, comparando às condições que cada uma oferece.

É interessante o investimento de tempo nesse estudo e na comparação das opções das marcas de franquia para que a escolha seja assertiva.

Lidar com alimentos exige um processo muito delicado, então é inevitável que a replicabilidade dos processos operacionais de uma franquia seja fluida.

 

Ou seja, a empresa que possui manuais com processos internos bem definidos e detalhada com a manipulação dos alimentos, merece destaque.

Deve-se analisar também como é feita a logística na entrega de matéria-prima e insumos para as franquias.

Para todos esses itens, converse com um franqueado da marca que já está dentro do negócio há um tempo e tire todas as suas dúvidas.

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5- Escolhendo o modelo ideal:

Para decidir o formato ideal da sua Franquia de Alimentação no Shopping é preciso:

  • avaliar de acordo com o estudo de mercado realizado qual modelo fará mais sentido para o produto e para região,
  • capital disponível para o investimento,
  • disponibilidade de pontos comerciais dentro do shopping,
  • e a expectativa de tempo de retorno do investimento.

5.1- Franquias de Loja tradicional

O modelo de loja tradicional é aquele que oferece um espaço maior da loja onde tem espaço para os clientes consumirem o seu produto no local.

É um modelo que exige um investimento maior devido ao tamanho do estabelecimento, instalação, adaptação do ponto, mobiliário, montagem da cozinha, equipamentos, entre outros gastos.

Além de que, esse tipo necessita de uma equipe de funcionários maior do que nas outras modalidades.

Porém, o ponto positivo é que na estrutura você poderá oferecer um ambiente confortável para que o seu cliente consuma o produto, e pelo tamanho da loja, pode ter muito mais visibilidade pelos consumidores, causando impacto visual e desejo de consumo.

5.2- Franquias de Quiosque

O modelo de quiosque é muito comum entre as franquias de alimentação, pois oferecem um atendimento rápido e prático.

Além do investimento ser mais acessível pelo baixo custo de montagem e instalação, sistema operacional simples, facilidade de deslocamento e menos funcionários.

Os produtos mais comuns oferecidos nesse modelo são alimentos rápidos, como por exemplo, salgados, lanches, churros, bebidas quentes e frias, entre outros.

Porém é interessante analisar o faturamento estimado do negócio, pois quiosques geralmente faturam menos que as lojas.

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6- Investimento

O investimento para abrir uma franquia de alimentação no shopping não é tão barato assim.

Existem três taxas que são cobradas mensalmente para cobrir as despesas do local e as ações de marketing e publicidade que são realizadas pelo shopping, são elas:

– Aluguel do espaço;
– Taxa de Condomínio;
– Taxa do fundo de Promoção.

Além dessas taxas, existe uma tarifa chamada luvas, que dá o direito do uso do local.

É paga assim que é escolhido o ponto dentro do shopping. O valor varia de acordo com cada estabelecimento e com o que for vendido.

Em São Paulo, a média de metro quadrado é em torno de R$ 3mil, podendo variar até 20 mil reais dependendo até da localização dentro do shopping.

Deve-se levar em conta também a contratação dos funcionários, que quando loja é um gasto maior pelo tamanho do estabelecimento, que as vezes é necessário uma equipe com mais funcionários para atender toda a demanda.

Dependendo do valor do investimento disponível, é indicado investir em um quiosque, por ser uma opção mais acessível e pelos contratos de ocupação serem mais curtos, geralmente de seis meses há um ano. Pois, têm custos menores de aluguel, de luvas e de contratação de funcionários, pois não há necessidade de uma equipe grande para atender.

A oportunidade de abrir o seu negócio na crise econômica que estamos enfrentando é encontrar caminhos para negociar valores.

Como por exemplo, se for uma marca relevante na visão dos gestores do shopping, devido a crise, muitas lojas estão vazias e com espaços fechados, o que gera uma boa oportunidade para negociação.

Outro ponto positivo de abrir a sua franquia de alimentação no shopping center, é que o investimento da franquia é menos, pois os modelos para shopping são mais baratos, e muitas vezes não necessitam tanto investimento para implantação e imobiliário.

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