Descubra como montar uma cafeteria, seja dono do seu próprio negócio e tenha lucro com a bebida mais querida e consumida no Brasil! Com esse artigo você vai aprender de forma detalhada, tudo o que você precisa e todos os passos a serem tomados para abrir uma cafeteria.
1. Mercado de Cafeteria
O Brasil atualmente ocupa a segunda posição do consumo do café mundial e se destaca como o maior produtor e exportador global de café.
Oferecer bons momentos, uma boa experiência e servir um bom café ao mesmo tempo, exige muitos cuidados que devem ser levados em consideração. O cardápio é um ponto forte e deve ser feito com cuidado, com produtos e opções diversificadas, por exemplo, salgados, doces gourmet, sanduíches, pães especiais, sucos, vitaminas, bebidas diferentes, etc. Com isso, a clientela pode aumentar, por suprir mais necessidades do consumidor.
Porém, investir em um barista pode fazer total diferença para o seu negócio, ele é o profissional especializado em café que conhece desde a classificação de grãos até as receitas de bebidas diferenciadas.
O consumo do café gourmet é altíssimo perto dos tradicionais, ou seja, se o café for realmente o carro chefe da empresa, o empreendedor deve se atentar: a água utilizada, a escolha dos grãos, eficiência dos equipamentos e capacitação dos funcionários.
Puro ou refinado ele cativa o paladar e ganha espaço nos centros comerciais, provocando novos investimentos no segmento, e de acordo com o presidente do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo, “este é um ramo que vai continuar tendo sucesso”.
Esse pode ser um excelente momento para aproveitar a oportunidade e investir no ramo.
2. Identificando os Tipos
Se tem um negócio que relaciona momentos especiais e gastronomia, é a cafeteria. O grande diferencial das cafeterias mais populares continua sendo o café expresso, feito em máquinas específicas.
2.1. Tipos de Cafeteria
Ao quererem montar uma cafeteria, os empreendedores têm opção de dois modelos de cafeteria:
– Restaurante é o famoso “Café”, fica aberto o dia todo até por volta das 23hrs, como os restaurantes e lanchonetes. Serve vários tipos de café, refeições rápidas como salgados, sanduíches, omelete, quiche com salada, alguns drinks de bar, sucos, etc.
– Quiosque geralmente se localiza nos corredores de shopping, galerias, e não apresenta espaço para a circulação de clientes. Tem uma estrutura menor, que pode ter diferentes formatações como por exemplo, balcão de atendimento, display de produtos ou uma mistura dos dois itens.
2.2. Tipos de Cliente – Definindo o Público-alvo
Para abrir qualquer negócio, é de suma importância conhecer o público-alvo a ser atingido. Observe no entorno de onde vai se localizar a sua cafeteria, faça anotações e pesquisas. É necessário fazer uma pesquisa de mercado para conhecer melhor o mercado, juntando informações referentes às características demográficas, poder aquisitivo e ao comportamento em geral do seu futuro consumidor.
De acordo com os resultados, você vai saber os horários de maior fluxo, produtos e serviços certos para oferecer para o seu cliente.
Geralmente, os frequentadores de cafeterias na maioria das vezes pertence ao nível sociocultural e econômico médio e alto, ou seja, classes A e B. A faixa etária desse público é bem ampla, entre 25 e 60 anos.
2.3. Localização
Se você vai montar uma cafeteria, tenha em mente que a localização da cafeteria vai influenciar diretamente no seu negócio. Encontrar um bom ponto é fundamental, nesse ramo precisa-se de visibilidade para vender em alto volume, pois o markup é alto, mas o valor unitário do café é baixo. Para isso você precisa definir qual tipo de cafeteria você vai escolher, restaurante ou quiosque.
3. Estrutura
Quiosque é bem mais enxuto e precisa da compra ou aluguel do quiosque e um espaço para acomodar os clientes, nas mesas no seu entorno.
O restaurante já é maior, sua estrutura básica deve contar uma área mínima de 12 m2, composta por salão, balcão, estoque de matéria-prima, depósito de material de limpeza, cozinha, banheiros para clientes, banheiros para funcionários e um escritório.
Porém, o importante mesmo, é você criar uma identidade, uma personalidade de acordo com a sua marca, sua proposta, seu público-alvo. Tudo tem que conversar entre si.
3.1. Layout / ambientação
O layout para montar uma cafeteria deve atender todas as necessidades de demanda e conforto, tanto dos funcionários quanto de seus clientes, e também dentro da sua cozinha. Os produtos, tanto no quiosque quanto no restaurante, devem estar sempre bem organizados e sua disposição estratégica.
O ambiente de uma cafeteria deve ser agradável e bem higiênico, pois é fundamental que o cliente se sinta à vontade, isso facilitará para conquistar um público fiel. Móveis confortáveis, música, iluminação e ventilação adequada, WiFi, tomadas disponíveis e até mesmo mesclar o café com livraria ou revistaria.
O estilo e personalidade da cafeteria deve estar presente em todos os detalhes!
3.2. Cores
Para criar uma atmosfera completa trabalhe com base na cartela de cores que farão parte do branding da marca, design e decoração. Os tons quentes, como vermelho, laranja e amarelo, aguçam o apetite. Os tons frios, como o verde, azul e roxo dão um ar de exclusividade. É indicado mesclar os tons, equilibrados com a arquitetura e visual do seu ambiente, criando o contraste ideal.
3.3. Móveis e Equipamentos
Os móveis necessários para montar uma cafeteria vai depender do que você vai oferecer e do modelo de café. E não se esqueça dos móveis e equipamentos que ficarão na parte interna da cafeteria, para atender as necessidades dos funcionários, administrativo, etc.
Porém os móveis básicos para o restaurante são:
– Mesas;
– Cadeiras;
– Bancos para o balcão;
– Mesa de preparo;
– Prateleiras;
– Móveis e expositores para o salão.
Os equipamentos básicos para uma cafeteria são:
– Moedor de café;
– Máquina de café;
– Balcão refrigerado;
– Balcão estufa;
– Balcão refrigerado;
– Micro-ondas e banquetas;
– Chapa;
– Computadores;
– Telefone;
– Impressora.
3.3.1- Máquinas de Café
A Cafeteria para ter sucesso, precisa de uma boa máquina de café. A variedade de tipos e marcas de máquinas de espresso é muito grande, são subdivididas em várias categorias e modelos diferentes. Mas como é de se imaginar, os melhores são equipamentos são os fabricadas na Itália.
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4. Sugestão de cardápio/menu
A cafeteria pode se destacar por ter um cardápio diferente, com maior quantidade de cafés, sabores, misturas, alcoólicos e claro, novidades!
Adicione comidas rápidas, como salgados, doces gourmets e opções para uma refeição leve, como almoço e janta. Por exemplo, omelete ou produtos congelados, como quiche, tortas, massa, etc.
Preparamos um e-book de sugestões e dicas de cardápio para a sua cafeteria. Tenha um menu completo para oferecer sempre o melhor para o seu cliente.
5. Equipe
A equipe necessária para montar uma cafeteria vai depender da sua estrutura e da sua demanda, porém, inicialmente será suficiente 3 funcionários. É importante uma equipe que tenha conhecimento sobre café ou noções básicas de barista, porém, ter um especialista atrás do balcão seria um fator decisivo para o sucesso do negócio.
Ao contratar os funcionários, forneça treinamento, pois eles serão o braço direito do seu negócio preparando os alimentos e criar relacionamento com os clientes. O atendimento, a agilidade e a qualidade dos serviços, são fatores essenciais para fidelização.
6. Divulgação / Publicidade
Cafeterias são frequentadas por um público bem amplo, de diferentes idades, estilo e sexo. É claro que terá um público-alvo que vai ser mais frequente, porém, a sua estrutura, marketing e atendimento deve ser completa para poder atingir todo tipo de público.
Procure ajuda de especialistas para criar a sua marca, desenvolver a identidade visual do negócio, eles vão te auxiliar quanto a cor, forma e nome. Planeje eventos, exposições de quadros, livros, etc. Isso vai te ajudar a chamar atenção da população e vai atrair a clientela para o seu café. Crie ações de desconto ou bonificação, isso vai auxiliar na fidelização dos seus clientes.
Quando anunciar, mantenha a identidade da marca em todos os seus materiais promocionais, e não se esqueça de estar presente nas redes sociais.
A divulgação nas redes sociais, atualmente, é uma das melhores maneiras para se captar clientes. O Facebook, por exemplo, é uma rede que permite publicar as novidades, localização, promoções, cardápio digital (é muito importante em todas as mídias digitais pelo fácil acesso), etc. O Instagram é uma ótima ferramenta onde a imagem/foto fica mais em evidência. Aproveite isso para colocar fotos da rotina da cafeteria, dos produtos novos, ou seja, compartilhe momentos.
É necessário, também, a interação com o público. Responder os comentários, curtir compartilhamentos, agradecer, ser gentil, atencioso e bem-humorado. Esteja sempre a disposição do seu cliente, pois a população busca um bom relacionamento e atenção, isso é um grande diferencial em uma marca!
7. Procedimentos
Entender só sobre café e do seu produto, não são suficientes. Para montar uma cafeteria, precisa-se ter uma noção básica dos conceitos de gestão e entender sobre o mercado, pois você precisa estar preparado para todos os problemas que surgirem. Monte uma planilha com todas as informações da sua empresa: sua estratégia, produtos, valores, custos fixos e variáveis, concorrentes, etc. Para auxiliá-lo, é muito importante a contratação de um escritório de contabilidade que entenda tudo sobre empresas no ramo alimentício, pois tem várias exigências.
7.1. Exigências legais e específicas
Tenha conhecimento das legislações específicas para o tipo do seu estabelecimento:
– LEI Nº 6.437/77 – Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
– DECRETO-LEI Nº 986/69 – Institui Normas Básicas sobre Alimentos.
– PORTARIA Nº 326/SUS/MS/97 – Aprova o Regulamento Técnico; “Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos”.
Para maiores informações consultar o site da ANVISA.
Na prefeitura, você deve buscar informações sobre as instalações físicas de acordo com a localização e o Alvará de Funcionamento. E no PROCON, você deve adequar os seus produtos de acordo com as especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
7.2. Documentação
Existe a possibilidade de variação da documentação necessária de cidade para cidade, então o contador, para abrir a empresa, deve legalizar nos seguintes órgãos, como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal.
7.3. Plano de Negócio
Qualquer tipo de negócio exige um planejamento detalhado e análise de mercado. Então, para montar uma cafeteria, é importante que você tenha conhecimento de tudo com o objetivo de identificar se vai conseguir lucrar, ou seja, valor do investimento necessário para abrir uma cafeteria, a projeção do seu faturamento, análise do seu mercado e claro, da concorrência. Inclui localização, reforma necessária do ponto, decoração, móveis, equipamentos, funcionários, capital de giro, etc.
Estude, o seu conhecimento será de suma importância para elaborar o plano de negócios. Defina esses itens a seguir:
– Produtos (quais os produtos serão comercializados.);
– Fornecedores;
– Clientes (quem é, onde trabalha, idade, classe social, características – perfil de modo geral);
– Localização;
– Equipe (quais as exigências para a contratação);
– Gestão (como vai ser, regras, etc.);
– Valores (gastos: equipamentos, funcionários, custos variáveis, investimento, despesas fixas, despesas documentações, despesas comerciais, valor de venda de produto, custo de fornecedor, etc.);
– Média (fazer uma média de margem de contribuição de cada produto.);
– Investimento (definir o valor do investimento, quanto tempo é necessário para obter retorno, etc.).
8. Investimento
De acordo com o Sebrae, para montar uma cafeteria, o investimento inicial está girando em torno de R$ 50 mil a R$ 80 mil, que envolve a compra de tudo.
Ou seja, maquinário, decoração, aluguel do espaço, pagamento do salário dos funcionários nos primeiros meses, capital de giro, gastos com contador, com a abertura da empresa, impostos e um computador com software de gestão para o caixa. Isso é um capital relativamente baixo se comparado a uma cafeteria tradicional e a vários outros tipos de negócio.
O investimento médio da loja/restaurante da cafeteria, gira em média de R$ 250.000,00, variando de acordo com o tamanho e aluguel do estabelecimento.
9. Cafeterias
Busque referências de cafeterias, será importante para o desenvolvimento do seu projeto e fonte de ideias. Para isso, vamos te mostrar algumas cafeterias famosas.
9.1 Cafeterias Famosas
A Revista Espresso fez uma matéria que selecionou as 20 melhores cafeterias do Brasil, seguindo os critérios: tradição, atendimento, ambientação e qualidade do café servido.
A Cafeteria – Espera Feliz (MG)
Academia do Café – Belo Horizonte (MG)
Cafeteria Dulcerrado – Patrocínio (MG)
Coffee Lab – São Paulo (SP)
Ernesto Cafés Especiais – Brasília (DF)
Espaço 35 – Pelotas (RS)
Feito a Grão – Salvador (BA)
Kaffa Cafeteria – Vitória
Lucca Cafés Especiais – Curitiba (PR)
Malakoff Café Prado – Recife (PE)
Malerba Café – Lorena (SP)
Objeto Encontrado – Brasília (DF)
Octavio Café – São Paulo (SP)
Rause Café + Vinho Centro – Curitiba (PR)
Santo Grão Oscar Freire – São Paulo (SP)
Sofá Café Pinheiros – São Paulo (SP)
Sofá Café RJ – Rio de Janeiro (RJ)
Suplicy Cafés Especiais Lorena – São Paulo (SP)
Um Coffee Co. – São Paulo (SP)
Unique Café Store – São Lourenço (MG)
10. Dicas de Sucesso
Durante todo o artigo demos dicas de como ter sucesso ao abrir a sua cafeteria. Listamos aqui alguns mais importantes:
Esteja sempre informado sobre as novidades, e saiba detalhadamente as informações dos tipo de café, sua qualidade, formas de preparo, para poder oferecer produtos de extrema qualidade para o público que conhece já o produto e está em busca de coisas diferentes:
– Venda o café moído;
– Sirva o café sempre bem quente, pois evidencia o aroma;
– Café e destilado, tenha no seu cardápio, eles combinam e muito;
– Mantenha a cafeteria sempre limpa e organizada;
– Invista na ambientação;
– Ventilação / Climatização do ambiente adequada;
– Disponibilize livros, jornais, revistas para leitura, WiFi, tomadas;
– Ofereça degustação;
– Conheça seu cliente;
– Ouça seu cliente, as sugestões e críticas são importantes para a melhoria;
– Esteja presente nas mídias, faça propaganda, dê espaço para o seu cliente te elogiar/criticar e para o público conhecer o negócio;
– Faça ações promocionais, brindes;
– Contrate com sabedoria;
– Invista no treinamento dos funcionários;
– Tenha sempre novidades no cardápio;
– Tenha o bom atendimento e agilidade como um grande diferencial;
– Presença do proprietário no negócio, é fundamental para o sucesso no negócio.
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