7 Dicas Para Harmonização de Cervejas

Você deve estar pensando assim ao ler o título desse artigo: “Peraí, não era só vinho que abria harmonização com comidas?” É aí que você se engana!

As cervejas, e principalmente as artesanais, são bebidas que também ativam as papilas gustativas e, por consequência, acentuam os sabores dos alimentos. Além de apresentarem algumas características que não estão presentes na maior parte dos vinhos, o amargor do lúpulo se torna um estimulante do apetite e reduz aquela camada de gordura que fica na boca.

Mas afinal, o que é harmonização?

Tanto vinhos ou cervejas, ao serem combinadas com as comidas certas, estimulam o seu o paladar e enaltecem o sabor do alimento que está acompanhando, deixando sua refeição mais saborosa e prazerosa.

Existem várias maneiras de fazer esse efeito, e aqui vamos lhe dar algumas dicas para que você aprecie sua cerveja da forma correta e tire o máximo de sabor do seu prato favorito.

Harmonização Ideal

De um modo geral, podemos seguir algumas “regras” para conseguir uma harmonização de sabores ideal:

Cervejas Leves:
As cervejas leves como por exemplo as Laggers (Heineken, Bavaria Premium, Miller), devem acompanhar comidas leves, enquanto as cervejas mais fortes, intensas e encorpadas, como por exemplo as Ales (Eisenbahn Strong Golden Ale, London Pride), harmonizam melhor com comidas mais pesadas e gordurosas.

Cervejas Escuras:
Quando estiver tomando uma cerveja escura, por exemplo uma Bock, dê preferência a alimentos escuros também, pois quanto mais escura a cerveja, mais escura deve ser a comida da harmonização.

Cervejas Lupuladas e Amargas:
Gosta de uma pimentinha em sua comida? Para pratos picantes prefira cervejas lupuladas e amargas.

Degustando várias Cervejas:
Quer degustar várias cervejas? Tudo bem, porém é importante ter uma atenção especial à sequência em que são apreciadas.
Comece pelas mais leves, tanto em sabores quanto em álcool, e vá evoluindo para cervejas mais complexas e encorpadas no final, pois essas tem os sabores mais intensos e podem atrapalhar ou sobrepor os sabores mais leves.

Recipiente para saborear a Cerveja:
Um ponto muito importante que pouca gente leva em consideração é o copo ou taça que vão tomar sua cerveja. A escolha do tipo de recipiente interfere muito no sabor final da bebida. Copos e taças com abertura maior são indicados para cervejas mais lupuladas e frutadas, pois o aroma adiciona características exclusivas em algumas cervejas, como por exemplo as Ales belgas.

Técnica para servir Cervejas:
Algumas cervejas demandam uma técnica especial para servi-la no copo a fim de aproveitar todos seus aspectos.
A tipo Weiss (trigo) por exemplo, necessita ser despejada lentamente cerca de 80% num copo de 600ml inclinada em 45º. Antes de servir os 20% restantes deve-se mexer o fundo da garrafa onde fica decantado o trigo, e assim despejar no copo à 90º, formando uma espuma cremosa e deixando a cerveja com o sabor incomparável.
E não se esqueça: SEMPRE use um copo limpo. Um copo sujo contém óleos, sujeira ou resíduos de uma cerveja anterior que podem inibir sabores e aromas na degustação.

Espuma da Cerveja: Esse negócio de cerveja sem espuma não existe! A espuma contém todo o aroma da cerveja, e é responsável pelos aspectos exclusivos de alguns maltes.

Nesse artigo aprendemos que a harmonização entre certas cervejas e comidas é importante para deixar a sua refeição mais saborosa e prazerosa. Também vemos algumas dicas de como fazer uma correta degustação de cervejas.

Conte para nós nos comentários abaixo qual a sua harmonização de cervejas e comidas que você mais gosta!

Entre em contato com o nosso departamento de projetos e tenha uma assessoria completa no seu negócio: (16) 3961-8800!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima